“Conta invisível” do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal Bava.

Segundo revela o semanário Expresso na sua edição deste sábado, a conta bancária na Suíça da Espírito Santo Enterprises, companhia offshore que funcionou como saco azul do Grupo Espírito Santo, fez pagamentos diretos a 106 pessoas.

De acordo com a investigação do semanário, os nomes das 106 pessoas constam, entre 2006 e 2014, nos extractos bancários da Espírito Santo Enterprises. Nestes oito anos, Zeinal Bava lidera a lista, com 18,5 milhões de euros recebidos entre 2010 e 2011.

O antigo CEO da Portugal Telecom beneficiou ainda em 2007, revela o Expresso, de mais 6,7 milhões de euros, mas que foram registados em nome de uma offshore.

O jornal divulga os nomes das 20 pessoas que receberam as quantias mais avultadas, das quais cerca de três quartos são membros da família Espírito Santo. Em segundo lugar, longe dos 18,5 milhões de Zeinal Bava, está o nome de Amílcar Morais Pires, para quem foram transferidos 4,9 milhões de euros.

A última transferência registada na conta da Espírito Santo Enterprises, já a poucos meses da derrocada do BES, está em nome do antigo ministro da Economia Manuel Pinho, que foi constituído arguido por suspeita de crimes de corrupção passiva e de participação económica em negócio os processos de cessação dos Contratos de Aquisição de Energia.

O saco azul do GES manteve além disso um total de 96 avenças mensais sem registo de nomes de beneficiários, empresas ou offshores, nem números de conta de destino. Mais de 30 destas avenças invisíveis ultrapassavam os cinco mil euros por mês.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o pessoal sabe ler e interpretar uma lista desde que ela tenha dados para tal. é feio mencionar só alguns nomes de um rol de 100 os paspalhões já não embarcam nessas balelas.

RESPONDER

Há uma nova denúncia contra Harvey Weinstein

O produtor de cinema Harvey Weinstein, que enfrenta dois processos por agressão sexual em Nova Iorque, terá uma nova audiência na próxima segunda-feira para ser informado de uma nova denúncia apresentada, informou na quinta-feira o …

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …