“Conta invisível” do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal Bava.

Segundo revela o semanário Expresso na sua edição deste sábado, a conta bancária na Suíça da Espírito Santo Enterprises, companhia offshore que funcionou como saco azul do Grupo Espírito Santo, fez pagamentos diretos a 106 pessoas.

De acordo com a investigação do semanário, os nomes das 106 pessoas constam, entre 2006 e 2014, nos extractos bancários da Espírito Santo Enterprises. Nestes oito anos, Zeinal Bava lidera a lista, com 18,5 milhões de euros recebidos entre 2010 e 2011.

O antigo CEO da Portugal Telecom beneficiou ainda em 2007, revela o Expresso, de mais 6,7 milhões de euros, mas que foram registados em nome de uma offshore.

O jornal divulga os nomes das 20 pessoas que receberam as quantias mais avultadas, das quais cerca de três quartos são membros da família Espírito Santo. Em segundo lugar, longe dos 18,5 milhões de Zeinal Bava, está o nome de Amílcar Morais Pires, para quem foram transferidos 4,9 milhões de euros.

A última transferência registada na conta da Espírito Santo Enterprises, já a poucos meses da derrocada do BES, está em nome do antigo ministro da Economia Manuel Pinho, que foi constituído arguido por suspeita de crimes de corrupção passiva e de participação económica em negócio os processos de cessação dos Contratos de Aquisição de Energia.

O saco azul do GES manteve além disso um total de 96 avenças mensais sem registo de nomes de beneficiários, empresas ou offshores, nem números de conta de destino. Mais de 30 destas avenças invisíveis ultrapassavam os cinco mil euros por mês.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o pessoal sabe ler e interpretar uma lista desde que ela tenha dados para tal. é feio mencionar só alguns nomes de um rol de 100 os paspalhões já não embarcam nessas balelas.

RESPONDER

Navalny tem alta de hospital na Alemanha

“O estado de saúde do paciente melhorou tanto que o tratamento médico foi interrompido”, disse o hospital num comunicado. “Os médicos consideram que uma recuperação total é possível”, referiu a nota, mas médicos sublinham que, …

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …