Consumo não crescia tão pouco desde 2013 (e dívida publica aumentou 800 milhões)

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Desde o quarto trimestre de 2013 que o consumo das famílias não crescia a um ritmo tão baixo como o registado entre abril e junho deste ano. A dívida pública portuguesa, por seu turno, ficou em julho no 240,9 milhões de euros – mais 800 milhões do que no mês anterior.

Depois de um crescimento claro nos primeiros três meses do ano, o consumo privado desacelerou fortemente no segundo trimestre de 2016.

Segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, o indicador de consumo das famílias avançou apenas 1,7%, depois de aumentado 2,6%.

Estes 1,7%, conta o Jornal de negócios, são o valor mais baixo em quase três anos.

Segundo explica o INE, esta evolução “deveu-se sobretudo à desaceleração do consumo privado em bens não duradouros e serviços que passou de uma variação homóloga de 1,7% no trimestre anterior para 1,0%”.

Esta desaceleração do consumo é dos principais motivos do crescimento decepcionante do PIB no segundo trimestre, de apenas 0,9% depois de ter sido revisto em alta.

Dívida pública aumenta 800 milhões

A dívida pública portuguesa cresceu 800 milhões de euros em julho para um total de 240,9 mil milhões de euros, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

Há um ano, em julho de 2015, a dívida pública encontrava-se em 228,8 mil milhões de euros.

Segundo o Banco de Portugal, o crescimento da dívida “foi acompanhado por uma redução dos ativos em depósitos (1,5 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 2,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, ascendendo a 224,3 mil milhões de euros”.

O actual valor da dívida pública representa agora 131,9% do Produto Interno Bruto nacional.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Está visto. A fórmula de sucesso está aí e os resultados não podiam ser melhores. Carrega Costa que esta merda qualquer dia fecha.

  2. Atenção pelas vossas noticias: Divida publica em Julho de 2015 228,8 mil milhões
    Divida publica em Agosto de 2016 240,9
    A divida publica aumentou 12,1 mil milhões de euros e não os 800 milhões anunciados .
    Penso que o POVO PORTUGUES tem de acabar de uma vez por todas com os partidos que mais não são que promessas enganadoras. Temos de pensar de uma vez por todas em GENTE que nos governe por amor a camisola e não estes trapaceiros que mais não são que gatunos e imbecis incompetentes
    Explºs. Armando Vara e Socrates CGD
    Ricardo Salgado BES
    Oliveira e Costa BPN
    Baba PT
    Granadeiro PT
    Etc. Etc. ( Poderia escrever a tarde toda ) Acordem Portugueses e vamos para a Rua , pois caso contrario o que temos mais proximo é a BANCA ROTA . Venham para a Rua e deixem de ter memoria curta .

    • Caro Santos Silva,
      Conforme referimos no texto da notícia, a dívida pública subiu 12,1 mil milhões de julho de 2015 para agosto de 2016 e subiu 800 milhões em julho de 2016.

      • Caro ZAP, em lado nenhum do texto se refere o aumento de 12,1 mil milhões que agora referem na v/ resposta; quem quiser chegar a esse nº, que faça as contas sozinho!… Por favor, leiam o que escrevem!
        Pelo contrário, o título da notícia fala dum aumento de “apenas” 800 milhões sem dizer que se refere apenas a 1 mês, minimizando o que aconteceu durante o ano. Não é uma meia-verdade: é 1/12 da verdade.

  3. Não tardarão aqui a aparecer os comentadores de esquerda indignados contra o ZAP considerando-o reacionário e inventor de números, no entanto vamos aguardando pelos milagres prometidos mas na minha opinião pela parte que toca ao consumo que era um dos cavalos de batalha do senhor Costa creio que a resposta é simples, os aumentos de salário ou pensões que houve foram pequenos e não poderiam ser doutra maneira maiores devido ás condições em que se encontra o país mas sempre na ilusória intenção de adoçar a boca aos menos esclarecidos, mas por outro lado os impostos aumentaram para cobrir essas despesas, ora as pessoas ao irem às compras encontram as coisas mais caras que o magro aumento salarial não consegue cobrir e mais artimanhas destas deverão estar preparadas para breve enganando assim os mais desprevenidos.

  4. E tá dito, tá dito, que isto é que é sabedoria, dizem alguns “inteligentes” aqui.
    Vamos lá ver se no fim das contas todas ainda não vai ter de engolir o sapo. O presidente da republica, que é de direita como sabemos, sabe mais do que alguns pamonhas aqui e diz que acredita no valor de 2,5%. Há iluminados aqui que acham que sabem mais ou tem mais informacao do que o PR.

  5. Esta notícia deve ser da “reacção”…
    O que tenho ouvido do esperto Galamba é exactamente o contrário.
    E ninguém diga que o Galamba não é o mais esperto dos deputados do parlamento…

RESPONDER

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …

PSG na corrida por Bruno Fernandes. Atlético já terá proposta

Bruno Fernandes continua com o futuro incerto, mas o mercado continua a mexer. De acordo com a imprensa desportiva, o Paris Saint-Germain entrou na corrida pelo médio do Sporting e o Atlético de Madrid terá …

Crédito Agrícola vai cobrar MB Way e transferências online

O Crédito Agrícola, instituição bancária liderada por Licínio Pina, vai passar a cobrar não só as transferência feitas através da aplicação móvel MB Way, como também as transferências online, escreve o jornal Eco este sábado. …

Há uma "Cidade do Futuro" inacabada no deserto do Arizona

https://vimeo.com/342345734 No deserto do Arizona, nos Estados Unidos, há uma cidade experimental projetada para milhares de pessoas que agora contém apenas algumas dezenas de habitantes. Durante quase cinco décadas, um grupo chamado Fundação Cosanti tem trabalhado na …

Montenegro vai estudar liderança em França. Quer qualificar-se para o futuro

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai para França estudar num programa de gestão avançada para executivos promovido pelo Instituto Europei para Administração de Empresas, escreve este sábado o Expresso. De acordo com o …

A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff. Uma equipa de cientistas …

Fenprof critica Marcelo. "Não é o Presidente de todos os portugueses”

O 13.º congresso da Fenprof terminou este sábado com a garantia de luta pela contagem integral do tempo de serviço dos professores e críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, que “não é o Presidente de …

Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há …

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …