Consumo não crescia tão pouco desde 2013 (e dívida publica aumentou 800 milhões)

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Desde o quarto trimestre de 2013 que o consumo das famílias não crescia a um ritmo tão baixo como o registado entre abril e junho deste ano. A dívida pública portuguesa, por seu turno, ficou em julho no 240,9 milhões de euros – mais 800 milhões do que no mês anterior.

Depois de um crescimento claro nos primeiros três meses do ano, o consumo privado desacelerou fortemente no segundo trimestre de 2016.

Segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, o indicador de consumo das famílias avançou apenas 1,7%, depois de aumentado 2,6%.

Estes 1,7%, conta o Jornal de negócios, são o valor mais baixo em quase três anos.

Segundo explica o INE, esta evolução “deveu-se sobretudo à desaceleração do consumo privado em bens não duradouros e serviços que passou de uma variação homóloga de 1,7% no trimestre anterior para 1,0%”.

Esta desaceleração do consumo é dos principais motivos do crescimento decepcionante do PIB no segundo trimestre, de apenas 0,9% depois de ter sido revisto em alta.

Dívida pública aumenta 800 milhões

A dívida pública portuguesa cresceu 800 milhões de euros em julho para um total de 240,9 mil milhões de euros, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

Há um ano, em julho de 2015, a dívida pública encontrava-se em 228,8 mil milhões de euros.

Segundo o Banco de Portugal, o crescimento da dívida “foi acompanhado por uma redução dos ativos em depósitos (1,5 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 2,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, ascendendo a 224,3 mil milhões de euros”.

O actual valor da dívida pública representa agora 131,9% do Produto Interno Bruto nacional.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Está visto. A fórmula de sucesso está aí e os resultados não podiam ser melhores. Carrega Costa que esta merda qualquer dia fecha.

  2. Atenção pelas vossas noticias: Divida publica em Julho de 2015 228,8 mil milhões
    Divida publica em Agosto de 2016 240,9
    A divida publica aumentou 12,1 mil milhões de euros e não os 800 milhões anunciados .
    Penso que o POVO PORTUGUES tem de acabar de uma vez por todas com os partidos que mais não são que promessas enganadoras. Temos de pensar de uma vez por todas em GENTE que nos governe por amor a camisola e não estes trapaceiros que mais não são que gatunos e imbecis incompetentes
    Explºs. Armando Vara e Socrates CGD
    Ricardo Salgado BES
    Oliveira e Costa BPN
    Baba PT
    Granadeiro PT
    Etc. Etc. ( Poderia escrever a tarde toda ) Acordem Portugueses e vamos para a Rua , pois caso contrario o que temos mais proximo é a BANCA ROTA . Venham para a Rua e deixem de ter memoria curta .

    • Caro Santos Silva,
      Conforme referimos no texto da notícia, a dívida pública subiu 12,1 mil milhões de julho de 2015 para agosto de 2016 e subiu 800 milhões em julho de 2016.

      • Caro ZAP, em lado nenhum do texto se refere o aumento de 12,1 mil milhões que agora referem na v/ resposta; quem quiser chegar a esse nº, que faça as contas sozinho!… Por favor, leiam o que escrevem!
        Pelo contrário, o título da notícia fala dum aumento de “apenas” 800 milhões sem dizer que se refere apenas a 1 mês, minimizando o que aconteceu durante o ano. Não é uma meia-verdade: é 1/12 da verdade.

  3. Não tardarão aqui a aparecer os comentadores de esquerda indignados contra o ZAP considerando-o reacionário e inventor de números, no entanto vamos aguardando pelos milagres prometidos mas na minha opinião pela parte que toca ao consumo que era um dos cavalos de batalha do senhor Costa creio que a resposta é simples, os aumentos de salário ou pensões que houve foram pequenos e não poderiam ser doutra maneira maiores devido ás condições em que se encontra o país mas sempre na ilusória intenção de adoçar a boca aos menos esclarecidos, mas por outro lado os impostos aumentaram para cobrir essas despesas, ora as pessoas ao irem às compras encontram as coisas mais caras que o magro aumento salarial não consegue cobrir e mais artimanhas destas deverão estar preparadas para breve enganando assim os mais desprevenidos.

  4. E tá dito, tá dito, que isto é que é sabedoria, dizem alguns “inteligentes” aqui.
    Vamos lá ver se no fim das contas todas ainda não vai ter de engolir o sapo. O presidente da republica, que é de direita como sabemos, sabe mais do que alguns pamonhas aqui e diz que acredita no valor de 2,5%. Há iluminados aqui que acham que sabem mais ou tem mais informacao do que o PR.

  5. Esta notícia deve ser da “reacção”…
    O que tenho ouvido do esperto Galamba é exactamente o contrário.
    E ninguém diga que o Galamba não é o mais esperto dos deputados do parlamento…

RESPONDER

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …