Consumo de água da torneira pode ter causado 15.000 casos de cancro na Califórnia

Um estudo concluiu que beber água da torneira no estado norte-americano da Califórnia ao longo de toda a vida pode aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de doenças oncológicas, podendo mesmo ter contribuído para o aparecimento de cerca de 15.500 casos de cancro, entre 2011 e 2015.

A investigação foi levada a cabo por uma equipa da ONG ambiental Environmental Working Group (EWG) que alerta que a água dos sistemas públicos da Califórnia está contaminada com vários produtos químicos, como arsénio, cromo hexavalente, bem como elementos radioativos como urânio e rádio em limites legalmente aceites.

Para o estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especial Environmental Health, a equipa analisou 2.773 sistemas públicos de água em toda a Califórnia, que servem 98% da população deste estado com água potável.

Aplicando os índices cumulativo sde risco de cancro aos dados sobre os elementos que contaminaram os sistemas de água potável na Califórnia entre 2011 e 2015, os cientistas concluíram que 15.449 casos desta patologia oncológica podem estar relacionados com a qualidade de água que é distribuída.

“A grande maioria de risco de cancro, cerca de 85%, deve-se à combinação de contaminantes que estão presentes [nas águas e dentro dos] limites legais“, explicou Tasha Stoiber, cientistas da EWG e autora do estudo, em declarações ao The Guardian.

“Descobrimos que a maior parte deste risco estava abaixo do padrão legal federal (…) Estes riscos cumulativos são baseados em padrões de de saúde, e não em níveis [de substâncias] legalmente aplicáveis. Portanto, embora a água potável possa ter aprovação, ainda podem haver alguns risco para a saúde associados ao seu consumo”, sustentou.

Os sistemas públicos de água da Califórnia são regulados pela Lei Federal de Água Potável, sob a qual a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) estabelece os padrões para a qualidade da água potável e implementa vários programas para garantir a sua segurança. Embora 90% dos sistemas da Califórnia estejam em linha com estes padrões, o “legal nem sempre significa que é seguro“, adverte a EWG.

“Na ausência de controlo federal, os estados devem tomar medidas para estabelecer e aplicar padrões de água potável que sejam mais rigorosos e saudáveis do que aqueles exigidos pela EPA”, apontou ainda Stoiber. Até lá, e como medida imediata, o EWG “recomenda enfaticamente” a instalação de um filtro de água que possa reduzir a exposição a contaminantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …