Consumidores de gás natural pagam taxa eliminada há ano e meio

Um ano e meio depois de ter sido eliminada, a Taxa de Ocupação do Subsolo ainda continua a ser cobrada aos clientes de gás natural, quando já devia estar a ser suportada pelas empresas que operam as redes de gás. A Defesa do Consumidor já veio pedir explicações. 

Segundo avança a TSF, os custos com esta taxa eram suportados pelos consumidores de gás natural de cada município e a cobrança era feita através das faturas do fornecimento do gás natural.

No entanto, a Lei do Orçamento do Estado de 2017 – que entrou em vigor a 1 de janeiro desse ano – , determinou que a taxa passaria a ser paga pelas empresas operadoras de infraestruturas e não podia ser refletida na fatura dos consumidores.

Um ano e meio depois, a medida não foi aplicada e os portugueses continuam a pagar uma taxa que deveria ser suportada pelas empresas operadoras de gás. Carolina Gouveia, jurista da DECO, pede ao Governo que faça rapidamente as necessárias alterações à lei.

“Essas alterações têm de ser feitas com a maior brevidade. A decisão principal já foi tomada e, tendo em conta o diploma de execução orçamental que indicava alguns passos que teriam de ser seguidos, estamos na fase final já há bastante tempo”, explica em declarações à rádio.

Carolina Gouveia defende a importância de esclarecer os consumidores sobre o que é preciso ser feito e porque é que ainda não foi feito. “Essa ausência de esclarecimento é o que choca mais”. A DECO sublinha ainda que os consumidores estão a ser prejudicados e, por isso, vai exigir a devolução dos valores pagos no último ano e meio.

“Esta taxa varia muito de município para município e tem uma parte variável e outra fixa, por isso, depende do consumo e pode ter valores que pesem quase 40% na fatura dos consumidores e noutros locais podem ser valores muito inferiores”, explicou.

“O que nós entendemos é que desde 1 de janeiro de 2017 esta taxa não devia estar a ser paga pelos consumidores e que os valores que os consumidores têm pago desde essa data têm de ser devolvidos aos consumidores“, lembrando que é uma medida “impactante no orçamento das famílias”. A TSF já pediu esclarecimentos à secretaria de Estado da Energia.

Já em Março de 2017, a Deco acusava quatro empresas – EDP Comercial, a Galp, Goldenergy e Lisboagás – de cobrarem pelo menos 10 milhões de euros aos clientes de gás natural com esta taxa, que tinha passado a ser um encargo das empresas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. …é o fartar de vilanagem do costume… nada de novo portanto !!! e os Escalões dos Resíduos-Sólidos e da taxa de Conservação-dos-Esgotos pagos ao preço do m2 da Agua Limpa ??? um País de Safardanas, isso sim…

  2. É fazer como nos EUA. Apanhá-los sossegadinhos nos restaurantes com a família e logo ali enxovalhá-los à séria. Pode ser que tenham vergonha se os filhos lhes perguntarem o porquê.

RESPONDER

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …