Construtor civil condenado a pena de prisão por enterrar cadela viva

Cão HuskyO Tribunal de Grândola condenou um construtor civil a uma pena de prisão suspensa de um ano e quatro meses pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, considerando provado que enterrou ainda viva a sua cadela doente.

O homem condenado, Edmundo Ferreira, nega as acusações e diz que vai recorrer da sentença, em declarações ao jornal Público.

A cadela husky tinha uma doença parasitária, conhecida como dirofilariose ou “verme do coração”, em que larvas de mosquitos se instalam nas artérias pulmonares e no coração, conforme explica o diário.

Foi encontrada enterrada, ainda viva, nas traseiras do restaurante Barco do Sado, na localidade da Carrasqueira, em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, pela fundadora da associação local Focinhos, Teresa Campos, após um relato recebido por telefone de que estava um cão “a uivar” há vários dias, refere o Público.

“O animal estava prostrado sem conseguir mover-se em estado caquéctico de magreza extrema, em delírio e hipotérmico” por causa do frio e da chuva e, como tinham “escavado uma pequena cova e colocado lá dentro o animal com vida”, ele mal conseguia mover a cabeça, nota a sentença citada pelo jornal.

“Para que o corpo ficasse preso colocou-lhe [em cima] uma grelha em ferro e um bloco de cimento”, acrescenta o acórdão.

“Uivava de dor e aflição”, refere a juíza e Teresa Campos nota ao Público que “parecia um trapo velho e teve de ser tosquiada por causa dos parasitas externos”.

Não se sabe quantos dias é que a cadela ficou enterrada, sem comida e sem água, e como estava em estado tão débil e com danos neurológicos irreversíveis, acabou por ter que ser abatida duas semanas mais tarde, após ter estado internada num hospital veterinário.

A sentença ainda nota que o dono do animal “não demonstrou qualquer preocupação” com o seu estado e que “afirmou que se encontrava ali porque estava à espera de o mandar abater”.

“Ao invés de lhe proporcionar cuidados de saúde e nutrição, tratou-o cruelmente com o claro propósito de lhe causar lesões, dor e sofrimento ao privá-la totalmente da possibilidade de se mover, de alimento, água e cuidados médicos”, conclui a sentença.

“Isso foi inventado por gente doente da cabeça”

O construtor civil nega estas alegações e continua a garantir que não enterrou o animal vivo. “Se há pessoa que gosta de animais sou eu”, diz ao Público, realçando que “é completamente mentira que se ouvissem os uivos, porque o animal já nem ladrava”.

“E não estava tapado com nenhuma grade de ferro. Tinha era um buraco na areia, onde se recolhia”, acrescenta Edmundo Ferreira, frisando que “isso foi inventado por gente doente da cabeça”.

O homem foi também condenado a pagar a conta do hospital veterinário e um donativo de 250 euros à Focinhos, além de ter sido proibido de ter animais durante três anos.

O construtor civil, que tem outro cão e um gato, avisa já que “nunca pensem em vir buscar este cão, que anda comigo quase 24 horas por dia”. “Senão… aí já mexem comigo”, alerta.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não demonstrou qualquer preocupação com o sofrimento do animal, ainda ameaça quem lhe quiser retirar o outro outro cão, “Senão… aí já mexem comigo”.
    No terreno onde ele enterrou o pobre animal, ainda deve haver espaço para meterem esta criatura amarrada num buraco, e colocar em cima, uma daquelas sanitas antigas onde os clientes do seu restaurante, se podem servir abundantemente, até encherem o buraco, indiferentes aos uivos.

  2. Pena suspensa? Não sou a favor da lei de Talião, Mas este energumeno, deveria estar na cadeia, a pão e água. Não passa de um reles assassino de animais.

  3. E???? O que é que ele faz se mexerem e a quem mexer com ele? Uma ameaça? Devia ser preso por isso, por fazer ameaças à integridade dos outros. Grande besta, também o que se pode esperar dum “carroceiro” pato bravo, construtor civil e dono dum restaurante que sabe-se lá que tipo e qualidade de alimentos é que ele serve aos clientes? Que tal uma inspecção da ASAE, talvez encontrassem lá muita coisa que não deviam.

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …