Construção do aeroporto de Lisboa vai demorar, pelo menos, um ano

1

A construção do novo aeroporto vai demorar, pelo menos, mais um ano a arrancar, devido à necessidade de nova Avaliação Ambiental.

A construção do novo aeroporto em Lisboa vai demorar, pelo menos, um ano a arrancar, mesmo se a localização final for no Montijo, segundo avançou o Expresso.

Em caso de realização de concurso público, o arranque da construção do novo aeroporto poderá levar ainda mais tempo.

O atraso é justificado pela exigência de haver uma nova Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para analisar os projetos do ponto de vista ambiental, económico e social, tal como foi pedido pelo líder do PSD.

Se a construção do novo aeroporto não for avaliada pela AAE, arrisca sair mais cara, com novos processos em tribunal, como ficou evidenciado com uma ação posta em marcha pela associação ambientalista Zero

A proposta, no entanto, acabou por ser recusada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto com base numa AAE que estaria em curso.

A nova avaliação estratégica levará, pelo menos, um ano, se for realizada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Ao ser um organismo do Estado, não é necessário abrir um concurso público para escolher a entidade.

A solução poderá ser a escolhida, já que o Governo e o PSD veem a empresa pública espanhola encarregue da AAE anterior como uma potencial interessada no negócio, o que seria incompatível com uma decisão justa.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.