Constitucional arrasta troca de juízes. Mandato é de 9 anos, mas chegar aos 10 garante pensão vitalícia

19

O arrasto no processo de escolha de um substituto para Pedro Manchete levou a que o mandato do juiz ultrapassasse os 10 anos, qualificando-o para receber uma pensão vitalícia.

O mandato dos juízes do Tribunal Constitucional é de nove anos, mas se completarem 10 anos no posto, os magistrados passam a ter direito a uma pensão vitalícia. A demora na substituição de Pedro Machete levou a que o juiz possa agora beneficiar da pensão.

Caso o processo de substituição de Lino Ribeiro, que tomou posse a 20 de Junho de 2013, também se arraste até Junho de 2023, o magistrado também irá completar mais de 10 anos de mandato, escreve o Público.

A lei define que os juízes com mais de 40 anos e com 10 anos de serviço possam receber a aposentação voluntária. A regra foi criada em 1989, quando os mandatos eram de seis anos e podiam ser renovados, mas manteve-se em vigor depois de 1998, quando os mandatos passaram a ser de nove anos e não renováveis.

O Tribunal Constitucional não adianta detalhes sobre quando serão escolhidos os juízes para substituir Pedro Machete e Lino Ribeiro e também não esclarece quantos antigos juízes atualmente beneficiam de uma pensão vitalícia, dizendo apenas que “a aplicação da lei orgânica do TC (regime de previdência e aposentação aplicável aos juízes do TC) cabe à Caixa Geral de Aposentações”.

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia não poupa nas críticas. “É imoral que um juiz exerça funções temporárias de dez anos num tribunal e saia de lá com pensão para o resto da vida; pode até ser inconstitucional, por violar o princípio da igualdade ao atribuir um privilégio desta natureza”, considera.

“Os prazos são para cumprir e o mandato é de nove anos, como diz na Constituição. Quando termina esse prazo, se não forem substituídos, devem ter o dever moral de renunciar – até para forçarem a sua substituição rapidamente”, refere ainda o especialista, considerando que estes casos “desprestigiam o tribunal”.

Jorge Bacelar Gouveia recomenda ainda que haja uma “guilhotina temporal” imposta por uma mudança à lei orgânica do TC que exija que os “cargos cessem imediatamente após expirar o prazo do mandato”. As mudanças à lei exigem uma maioria absoluta no Parlamento.

Adriana Peixoto, ZAP //

19 Comments

  1. Mas há dúvidas de que em Portugal todos, sem exceção, se tentam safar como podem? É a lei do instinto de sobrevivência. Muitos dos que vão criticar também fogem aos impostos quando podem, por exemplo. Ou têm empregadas domésticas ou pagam outros serviços ou rendas sem o devido cumprimento da lei. Cada um safa-se como pode e os juízes não são diferentes.

  2. 10 Anos a Juiz dá Pensao Vitalicia ? claro que nao é dificil faltar papel de fotocopias, no que se gasta uma coisa deverá faltar noutra.

  3. País a saque! Nem o Tribunal Constitucional, constituído por juízes políticos, mas que não deixam de ser juízes, se salva de habilidades para sacar o dinheiro dos contribuintes. Este País está a bater no fundo e quem sofre são os portugueses. As asneiras daqueles que deviam dar o exemplo minam a democracia. Este País está cheio de habilidosos e quem devia pôr cobro a isto palra, palra, mas já começa a cansar.

  4. “Devem ter o dever moral de renunciarem” que vontade de rir !!!! Juizes que ao longo da breve carreira amealham uma pequena fortuna independentemente da produtividade, que é nula neste país, que auferem de regalias que não lembra a ninguém e que podem receber uma pensão vitalícia bastando seguir as pisadas dos anteriores camaradas. Como ousam falar em moral, se de facto querem alterar algo acabem com a pensão vitalícia e depressa o “dever moral” aparece.

  5. Vejo aqui muitos comentário mas não vejo ninguém perguntar que partido era governo quando esta lei foi aprovada e como estava a composição da AR nessa altura.
    Quem governava com maioria absoluta nessa altura?
    Ah, mas essa maioria era vistuosa!
    E já agora quem era o 1º ministro que referendou o diploma?.
    Mas esse agora está recolhido na toca ( está frio no Algarve!) até que se canse e venha cá fora mandar uns bitaites para criticar os que aogra governam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.