Experiências psíquicas e conspirações russas contra Portugal em documentos da CIA

Documentos desclassificados da CIA disponíveis na internet revelaram, entre outros, uma conspiração russa na Índia contra Portugal. Também foram disponibilizados detalhes das experiências psíquicas do programa Stargate.

Em 2014, Michael Best teve um plano para obrigar a CIA a divulgar publicamente online os 13 milhões de documentos desclassificados que mantinha para acesso restrito em quatro computadores de uma biblioteca no terceiro piso do Arquivo Nacional.

Todas as manhãs, Michael dirigia-se até ao Arquivo Nacional onde imprimia diariamente documentos desclassificados, gastando litros de tinta e centenas de resmas de papel. “Se necessário, eu ia levar a CIA à falência até que eles não tivessem outra escolha para além de publicar os arquivos históricos na internet”, disse.

A CIA apenas permitia consultar os documentos em Maryland, tornando o seu acesso bastante restrito. Segundo o jornal argentino La Nación, os visitantes não podiam guardar os documentos — apenas podiam imprimir-los, sem nenhum custo.

Best criou um movimento, com o apoio de milhares de americanos, para que o ajudassem a imprimir, digitalizar e enviar os 13 milhões de documentos para uma plataforma digital. A agência de inteligência acabou por ceder à pressão e, até hoje, disponibiliza os documentos online.

Entre os documentos estão comunicados internos, investigações, relatos de avistamentos de OVNIs e até mesmo experiências psíquicas. “Não foram selecionados. É a história completa, com as coisas boas e más”, garantiu Heather Fritz, porta-voz da CIA, à CNN.

Stargate

Entre os registos considerados mais “exóticos” estão os documentos do chamado programa Stargate, que analisava poderes psíquicos e perceções extrassensoriais.

Nesses documentos estão incluídos os testes feitos para analisar as habilidades psíquicas de Uri Geller em 1973, quando ele já era famoso por apresentações nas quais demonstrava os seus “poderes”.

Nos documentos disponibilizados pela CIA estão detalhes dos resultados de testes realizados em Geller, nos quais tentou copiar desenhos feitos por cientistas noutra sala — explica a BBC.

Os memorandos detalham como Geller conseguiu reproduzir, em parte, figuras que foram desenhadas por outras pessoas numa sala separada à que ele estava. Ele reproduziu os desenhos com variados graus de precisão — em algumas ocasiões, replicando o que estava a ser criado por outras pessoas.

Isto levou os investigadores a escrever que Geller “demonstrou sua habilidade percetiva paranormal de uma forma convincente e sem ambiguidade”. Os documentos também incluem uma série de relatos de avistamento de OVNIs e os recibos de compra de tinta invisível.

Portugal presente em 8 mil documentos

Portugal é referido em 8.215 documentos da CIA, sendo que maioria deles são relacionados com o período de instabilidade política vivido durante o 25 de abril de 1974. Os Estados Unidos olhavam para o futuro de Portugal com uma certa preocupação, equacionando uma possível guerra civil no país.

“Estamos preocupados que Portugal esteja cada vez mais próximo da Guerra Civil com a nomeação do Almirante Azevedo como primeiro-ministro e de Vasco Gonçalves como chefe da comissão coordenadora das Forças Armadas”, lê-se num dos documentos divulgados pela CIA.

Alguns arquivos mencionam ainda o impacto económico da perda de Angola, Moçambique e Guiné, a infiltração de agentes comunistas espanhóis em Portugal, detalhes do acordo com os EUA sobre a Base Aérea das Lajes, entre outros.

Um dos documentos mais bizarros é o “Kremlin’s Conspirancy in India Against Portugal”, traduzido por “Conspiração do Kremlin na Índia contra Portugal“. “De visita à Índia, o camarada L.I. Brejnev, presidente da União Soviética, disse a milhares de indianos que a União Soviética estava por detrás dos ataques recentes contra Portugal”, lê-se no documento.

O relatório conclui que esta trata-se de uma “conspiração internacional soviética“, com o conspirador a visitar várias cidades indianas “com uma forte propaganda anti-americana”.

DC, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “os visitantes não podiam guardar os documentos — apenas podiam imprimir-los, sem nenhum custo”
    Depois desta bacorada sem sentido, perdi a vontade de ler o resto.

  2. Claro que os russos sempre estiveram no comando das conspirações contra Portugal na tentativa de impor uma ditadura comunista quer aqui quer nas ex-colónias através dos seus correlegionários do PCP.

  3. Claro que a Rússia se ia preocupar com a “super-potência” Portugal, hahaha! Deixem-me rir! Lá está a medía a produzir mais umas mentirinhas de encher ouvido ao Tuga!

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …