Experiências psíquicas e conspirações russas contra Portugal em documentos da CIA

Documentos desclassificados da CIA disponíveis na internet revelaram, entre outros, uma conspiração russa na Índia contra Portugal. Também foram disponibilizados detalhes das experiências psíquicas do programa Stargate.

Em 2014, Michael Best teve um plano para obrigar a CIA a divulgar publicamente online os 13 milhões de documentos desclassificados que mantinha para acesso restrito em quatro computadores de uma biblioteca no terceiro piso do Arquivo Nacional.

Todas as manhãs, Michael dirigia-se até ao Arquivo Nacional onde imprimia diariamente documentos desclassificados, gastando litros de tinta e centenas de resmas de papel. “Se necessário, eu ia levar a CIA à falência até que eles não tivessem outra escolha para além de publicar os arquivos históricos na internet”, disse.

A CIA apenas permitia consultar os documentos em Maryland, tornando o seu acesso bastante restrito. Segundo o jornal argentino La Nación, os visitantes não podiam guardar os documentos — apenas podiam imprimir-los, sem nenhum custo.

Best criou um movimento, com o apoio de milhares de americanos, para que o ajudassem a imprimir, digitalizar e enviar os 13 milhões de documentos para uma plataforma digital. A agência de inteligência acabou por ceder à pressão e, até hoje, disponibiliza os documentos online.

Entre os documentos estão comunicados internos, investigações, relatos de avistamentos de OVNIs e até mesmo experiências psíquicas. “Não foram selecionados. É a história completa, com as coisas boas e más”, garantiu Heather Fritz, porta-voz da CIA, à CNN.

Stargate

Entre os registos considerados mais “exóticos” estão os documentos do chamado programa Stargate, que analisava poderes psíquicos e perceções extrassensoriais.

Nesses documentos estão incluídos os testes feitos para analisar as habilidades psíquicas de Uri Geller em 1973, quando ele já era famoso por apresentações nas quais demonstrava os seus “poderes”.

Nos documentos disponibilizados pela CIA estão detalhes dos resultados de testes realizados em Geller, nos quais tentou copiar desenhos feitos por cientistas noutra sala — explica a BBC.

Os memorandos detalham como Geller conseguiu reproduzir, em parte, figuras que foram desenhadas por outras pessoas numa sala separada à que ele estava. Ele reproduziu os desenhos com variados graus de precisão — em algumas ocasiões, replicando o que estava a ser criado por outras pessoas.

Isto levou os investigadores a escrever que Geller “demonstrou sua habilidade percetiva paranormal de uma forma convincente e sem ambiguidade”. Os documentos também incluem uma série de relatos de avistamento de OVNIs e os recibos de compra de tinta invisível.

Portugal presente em 8 mil documentos

Portugal é referido em 8.215 documentos da CIA, sendo que maioria deles são relacionados com o período de instabilidade política vivido durante o 25 de abril de 1974. Os Estados Unidos olhavam para o futuro de Portugal com uma certa preocupação, equacionando uma possível guerra civil no país.

“Estamos preocupados que Portugal esteja cada vez mais próximo da Guerra Civil com a nomeação do Almirante Azevedo como primeiro-ministro e de Vasco Gonçalves como chefe da comissão coordenadora das Forças Armadas”, lê-se num dos documentos divulgados pela CIA.

Alguns arquivos mencionam ainda o impacto económico da perda de Angola, Moçambique e Guiné, a infiltração de agentes comunistas espanhóis em Portugal, detalhes do acordo com os EUA sobre a Base Aérea das Lajes, entre outros.

Um dos documentos mais bizarros é o “Kremlin’s Conspirancy in India Against Portugal”, traduzido por “Conspiração do Kremlin na Índia contra Portugal“. “De visita à Índia, o camarada L.I. Brejnev, presidente da União Soviética, disse a milhares de indianos que a União Soviética estava por detrás dos ataques recentes contra Portugal”, lê-se no documento.

O relatório conclui que esta trata-se de uma “conspiração internacional soviética“, com o conspirador a visitar várias cidades indianas “com uma forte propaganda anti-americana”.

DC, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “os visitantes não podiam guardar os documentos — apenas podiam imprimir-los, sem nenhum custo”
    Depois desta bacorada sem sentido, perdi a vontade de ler o resto.

  2. Claro que os russos sempre estiveram no comando das conspirações contra Portugal na tentativa de impor uma ditadura comunista quer aqui quer nas ex-colónias através dos seus correlegionários do PCP.

  3. Claro que a Rússia se ia preocupar com a “super-potência” Portugal, hahaha! Deixem-me rir! Lá está a medía a produzir mais umas mentirinhas de encher ouvido ao Tuga!

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …