Experiências psíquicas e conspirações russas contra Portugal em documentos da CIA

Documentos desclassificados da CIA disponíveis na internet revelaram, entre outros, uma conspiração russa na Índia contra Portugal. Também foram disponibilizados detalhes das experiências psíquicas do programa Stargate.

Em 2014, Michael Best teve um plano para obrigar a CIA a divulgar publicamente online os 13 milhões de documentos desclassificados que mantinha para acesso restrito em quatro computadores de uma biblioteca no terceiro piso do Arquivo Nacional.

Todas as manhãs, Michael dirigia-se até ao Arquivo Nacional onde imprimia diariamente documentos desclassificados, gastando litros de tinta e centenas de resmas de papel. “Se necessário, eu ia levar a CIA à falência até que eles não tivessem outra escolha para além de publicar os arquivos históricos na internet”, disse.

A CIA apenas permitia consultar os documentos em Maryland, tornando o seu acesso bastante restrito. Segundo o jornal argentino La Nación, os visitantes não podiam guardar os documentos — apenas podiam imprimir-los, sem nenhum custo.

Best criou um movimento, com o apoio de milhares de americanos, para que o ajudassem a imprimir, digitalizar e enviar os 13 milhões de documentos para uma plataforma digital. A agência de inteligência acabou por ceder à pressão e, até hoje, disponibiliza os documentos online.

Entre os documentos estão comunicados internos, investigações, relatos de avistamentos de OVNIs e até mesmo experiências psíquicas. “Não foram selecionados. É a história completa, com as coisas boas e más”, garantiu Heather Fritz, porta-voz da CIA, à CNN.

Stargate

Entre os registos considerados mais “exóticos” estão os documentos do chamado programa Stargate, que analisava poderes psíquicos e perceções extrassensoriais.

Nesses documentos estão incluídos os testes feitos para analisar as habilidades psíquicas de Uri Geller em 1973, quando ele já era famoso por apresentações nas quais demonstrava os seus “poderes”.

Nos documentos disponibilizados pela CIA estão detalhes dos resultados de testes realizados em Geller, nos quais tentou copiar desenhos feitos por cientistas noutra sala — explica a BBC.

Os memorandos detalham como Geller conseguiu reproduzir, em parte, figuras que foram desenhadas por outras pessoas numa sala separada à que ele estava. Ele reproduziu os desenhos com variados graus de precisão — em algumas ocasiões, replicando o que estava a ser criado por outras pessoas.

Isto levou os investigadores a escrever que Geller “demonstrou sua habilidade percetiva paranormal de uma forma convincente e sem ambiguidade”. Os documentos também incluem uma série de relatos de avistamento de OVNIs e os recibos de compra de tinta invisível.

Portugal presente em 8 mil documentos

Portugal é referido em 8.215 documentos da CIA, sendo que maioria deles são relacionados com o período de instabilidade política vivido durante o 25 de abril de 1974. Os Estados Unidos olhavam para o futuro de Portugal com uma certa preocupação, equacionando uma possível guerra civil no país.

“Estamos preocupados que Portugal esteja cada vez mais próximo da Guerra Civil com a nomeação do Almirante Azevedo como primeiro-ministro e de Vasco Gonçalves como chefe da comissão coordenadora das Forças Armadas”, lê-se num dos documentos divulgados pela CIA.

Alguns arquivos mencionam ainda o impacto económico da perda de Angola, Moçambique e Guiné, a infiltração de agentes comunistas espanhóis em Portugal, detalhes do acordo com os EUA sobre a Base Aérea das Lajes, entre outros.

Um dos documentos mais bizarros é o “Kremlin’s Conspirancy in India Against Portugal”, traduzido por “Conspiração do Kremlin na Índia contra Portugal“. “De visita à Índia, o camarada L.I. Brejnev, presidente da União Soviética, disse a milhares de indianos que a União Soviética estava por detrás dos ataques recentes contra Portugal”, lê-se no documento.

O relatório conclui que esta trata-se de uma “conspiração internacional soviética“, com o conspirador a visitar várias cidades indianas “com uma forte propaganda anti-americana”.

DC, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “os visitantes não podiam guardar os documentos — apenas podiam imprimir-los, sem nenhum custo”
    Depois desta bacorada sem sentido, perdi a vontade de ler o resto.

  2. Claro que os russos sempre estiveram no comando das conspirações contra Portugal na tentativa de impor uma ditadura comunista quer aqui quer nas ex-colónias através dos seus correlegionários do PCP.

  3. Claro que a Rússia se ia preocupar com a “super-potência” Portugal, hahaha! Deixem-me rir! Lá está a medía a produzir mais umas mentirinhas de encher ouvido ao Tuga!

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …