Conselheiro de Segurança Nacional de Trump está infetado

U.S. Department of State from United States / Wikimedia

Robert O’Brien, conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump

O conselheiro de Segurança Nacional do Presidente dos Estados Unidos está infetado com covid-19, anunciou, esta segunda-feira, a Casa Branca.

De acordo com a CNN, o conselheiro de Segurança Nacional do Presidente dos Estados Unidos, Robert O’Brien, é o mais alto responsável da Casa Branca a ficar infetado. Não é certo quando foi a última vez que se reuniu com Donald Trump.

A estação televisiva adianta que a sua última aparição pública juntos aconteceu há mais de duas semanas, no dia 10 de julho. No entanto, uma fonte próxima disse também à CNN que O’Brien esteve na Casa Branca na última quinta-feira.

A Casa Branca garantiu que o conselheiro está a ter “sintomas leves” da doença e que está “isolado e a trabalhar a partir de um local seguro”. Por isso, assegurou, “não há risco de exposição para o Presidente ou vice-Presidente”. Estas informações foram veiculadas aos media antes de a sua equipa ter sido informada.

O’Brien esteve recentemente na Europa, onde se encontrou com responsáveis do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. Várias fotografias da viagem mostram que o conselheiro não manteve distanciamento social, nem usou máscara de proteção.

Depois desta viagem, o conselheiro tirou umas férias em família, durante as quais terá sido exposto à covid-19. O conselheiro económico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse aos jornalistas que uma das filhas de O’Brien também contraiu o novo coronavírus.

Os Estados Unidos registaram 679 mortos e mais de 57 mil infetados nas últimas 24 horas, indicou uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os dados de segunda-feira elevam o número total de mortes para mais de 147.500 e o de contágios para mais de 4,28 milhões desde o início da pandemia no país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.