Congresso para substituir Cristas deverá ser a 18 e 19 de janeiro

José Sena Goulão / Lusa

A substituição de Assunção Cristas à frente da liderança do CDS deverá acontecer no fim de semana de 18 e 19 de janeiro de 2020.

Essa é a data que consta da proposta de regulamento para o próximo Congresso do partido, à qual o semanário Expresso teve acesso, e que será votado ainda esta quinta-feira à noite no Conselho Nacional do partido.

Se esta data for aprovada pelos conselheiros nacionais, só daqui a três meses é que se conhecerá a nova direção do CDS. Para já há apenas um candidato: Abel Matos Santos, porta-voz da corrente interna Tendência Esperança em Movimento, que anunciou a sua candidatura logo da noite eleitoral, a 6 de outubro.

O resto dos potenciais candidatos continua sem assumir se avança, encontrando-se em “ponderação”. Nessa situação estão três centristas: João Almeida, porta-voz do partido e único dos possíveis sucessores com assento no Parlamento – uma condição que os seus defensores asseguram ser importante para garantir projeção ao CDS; Filipe Lobo d’Ávila, do grupo Juntos pelo Futuro, que saiu do Parlamento em ruptura com a liderança de Cristas; e Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular.

Desde as eleições, pesos pesados que vinham circulando como hipóteses, como Pedro Mota Soares, Adolfo Mesquita Nunes, António Pires de Lima, Telmo Correia ou Nuno Melo, vieram a público confirmar que não se apresentarão na corrida à presidência.

A noite desta quinta-feira será importante para a definição de posições dos candidatos e para se perceber a reorganização de um partido para quem as eleições foram desastrosas, acabando por passar de um grupo parlamentar com dezoito deputados para apenas cinco.

Às 19h haverá reunião da Comissão Política do CDS, durante a qual se espera que Assunção Cristas fale sobre o seu futuro, uma vez que foi eleita deputada por Lisboa mas, com a demissão da liderança do partido, espera-se que não se mantenha no Parlamento.

Às 21h, será a vez da reunião do Conselho Nacional, que servirá também para marcar a data do Congresso que Cristas pediu para antecipar, uma vez que a data regulamentar seria em março.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …