Congressista muçulmana acusa Trump de espalhar mentiras que colocam a sua vida em risco

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

A congressista democrata muçulmana Ilhan Omar acusou na quarta-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, de colocar a sua vida em risco, após ter partilhado um vídeo falso relacionado com o aniversário do 11 de setembro.

Em causa está um vídeo que foi publicado inicialmente pelo comediante Terrence K. Williams – e que foi partilhado posteriormente por Donald Trump no Twitter – que mostra a congressista democrata a dançar ao som da canção “A verdade dói”, da cantora Lizzo, alegadamente no dia do aniversário dos ataques de 11 de setembro, noticiou o Expresso.

Contudo, Ilhan Omar já veio negar que essas imagens foram filmadas no fim de semana durante um evento com outros membros afro-americanos do Congresso.

“Estas imagens são de um evento que aconteceu este fim de semana para homenagear as mulheres do Congresso. O Presidente dos Estados Unidos continua a espalhar mentiras que colocam a minha vida em risco”, explicou a congressista, citada pelo Washington Post.

Ilhan Omar apontou ainda o dedo ao Twitter, a rede social favorita de Donald Trump, acusando a empresa de não fazer o suficiente para combater as ‘fake news’ e os comentários racistas e xenófobos. “E o que é que o Twitter está a fazer para combater esta desinformação?”, questionou a democrata.

Em abril, a congressista muçulmana eleita pelo estado do Minnesota denunciou que estava a ser alvo de várias ameaças de morte, depois de um vídeo com imagens do 11 de setembro que foi partilhado pelo Presidente norte-americano no Twitter com excertos de um discurso que fez em março.

Na altura, acusou ainda Donald Trump de incitar ao ódio e à violência da extrema direita, defendendo que não se podem ignorar as consequências destas visões extremistas que se podem repercutir nos Estados Unidos e no mundo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Basta fazer uma breve pesquisa no Google e ver os comentários anti-semitas de Omar; aliado a este facto as suspeitas que existe presentemente em relação à mesma.

    Tentatíva dos Dems de preservação ou ocultação?

  2. Curioso porque não noticiaram quando a Sr.ª Congressista Omar fez notícias por se referir ao 11 de Setembro como apenas ‘umas pessoas fizeram alguma coisa’ (‘some people did something’). Notícias? só o que interessa. Esta Sr.ª está envolta em polémicas. Mas o que nos chega é que o racista, sexista, e não-sei-mais-ista Trump está a ‘colocar a sua vida em perigo’ por partilhar um twitter de um comediante. Francamente. Sim, o povinho já sabe que ele é muito mauzinho, vai assassinar os oponentes políticos e instituir uma ditadura, pôr os gays na cadeia, assediar todas as mulheres e causar o genocídio das minorias étnicas (que têm um mínimo histórico de desemprego…). Sim, nós já sabemos tudo. Obrigado

  3. Parece-me que esta senhora está a aproveitar bem a liberdade americana para descarregar o ódio que tem por exemplo contra os israelitas, coisa que já li em qualquer parte, incapaz de reconhecer os erros do seu país de origem e vizinhos vem pregar democracia, coisa que não teria ousadia de fazer nos ditos países.

  4. Mulher somali cujas opiniões merecem crédito é Ayaan Hirsi Ali.
    Não esta tontinha que nem sabe verdadeiramente agradecer o que o Ocidente (e, em particular, os EUA) lhe proporcionaram.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …