Congressista muçulmana acusa Trump de espalhar mentiras que colocam a sua vida em risco

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

A congressista democrata muçulmana Ilhan Omar acusou na quarta-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, de colocar a sua vida em risco, após ter partilhado um vídeo falso relacionado com o aniversário do 11 de setembro.

Em causa está um vídeo que foi publicado inicialmente pelo comediante Terrence K. Williams – e que foi partilhado posteriormente por Donald Trump no Twitter – que mostra a congressista democrata a dançar ao som da canção “A verdade dói”, da cantora Lizzo, alegadamente no dia do aniversário dos ataques de 11 de setembro, noticiou o Expresso.

Contudo, Ilhan Omar já veio negar que essas imagens foram filmadas no fim de semana durante um evento com outros membros afro-americanos do Congresso.

“Estas imagens são de um evento que aconteceu este fim de semana para homenagear as mulheres do Congresso. O Presidente dos Estados Unidos continua a espalhar mentiras que colocam a minha vida em risco”, explicou a congressista, citada pelo Washington Post.

Ilhan Omar apontou ainda o dedo ao Twitter, a rede social favorita de Donald Trump, acusando a empresa de não fazer o suficiente para combater as ‘fake news’ e os comentários racistas e xenófobos. “E o que é que o Twitter está a fazer para combater esta desinformação?”, questionou a democrata.

Em abril, a congressista muçulmana eleita pelo estado do Minnesota denunciou que estava a ser alvo de várias ameaças de morte, depois de um vídeo com imagens do 11 de setembro que foi partilhado pelo Presidente norte-americano no Twitter com excertos de um discurso que fez em março.

Na altura, acusou ainda Donald Trump de incitar ao ódio e à violência da extrema direita, defendendo que não se podem ignorar as consequências destas visões extremistas que se podem repercutir nos Estados Unidos e no mundo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Basta fazer uma breve pesquisa no Google e ver os comentários anti-semitas de Omar; aliado a este facto as suspeitas que existe presentemente em relação à mesma.

    Tentatíva dos Dems de preservação ou ocultação?

  2. Curioso porque não noticiaram quando a Sr.ª Congressista Omar fez notícias por se referir ao 11 de Setembro como apenas ‘umas pessoas fizeram alguma coisa’ (‘some people did something’). Notícias? só o que interessa. Esta Sr.ª está envolta em polémicas. Mas o que nos chega é que o racista, sexista, e não-sei-mais-ista Trump está a ‘colocar a sua vida em perigo’ por partilhar um twitter de um comediante. Francamente. Sim, o povinho já sabe que ele é muito mauzinho, vai assassinar os oponentes políticos e instituir uma ditadura, pôr os gays na cadeia, assediar todas as mulheres e causar o genocídio das minorias étnicas (que têm um mínimo histórico de desemprego…). Sim, nós já sabemos tudo. Obrigado

  3. Parece-me que esta senhora está a aproveitar bem a liberdade americana para descarregar o ódio que tem por exemplo contra os israelitas, coisa que já li em qualquer parte, incapaz de reconhecer os erros do seu país de origem e vizinhos vem pregar democracia, coisa que não teria ousadia de fazer nos ditos países.

  4. Mulher somali cujas opiniões merecem crédito é Ayaan Hirsi Ali.
    Não esta tontinha que nem sabe verdadeiramente agradecer o que o Ocidente (e, em particular, os EUA) lhe proporcionaram.

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …