Confinamento diminuiu crimes urbanos em todo o mundo

 

francediplomatie

Paris em quarentena

Os crimes urbanos, que geralmente passam por roubos e assaltos, caíram substancialmente durante o confinamento. Contudo, à medida que as restrições foram diminuindo em vários países, a violência também começou a surgir novamente.

Uma análise de relatórios de crimes de 27 cidades na Europa, Ásia e Américas revelou que o crime urbano caiu mais de um terço durante o confinamento, mas subiu continuamente quando as restrições foram suspensas.

Os dados indicam que os assaltos caíram em média 46% e os roubos de veículos cerca de 39%. Os crimes menores, como furtos em lojas, desceram perto de 47% nos países analisados.

Manuel Eisner, professor de criminologia da Universidade de Cambridge, refere que as quedas foram acentuadas, mas de curta duração, com as taxas de crimes mais baixas relatadas duas a cinco semanas depois dos confinamentos entraram em vigor. “Depois disso, os números começam a subir novamente”, revelou.

De acordo com o The Guardian, o confinamento em Espanha, conhecido por ser um dos mais rígidos da Europa, transformou o crime urbano em Barcelona, com os assaltos a cair cerca de 84% e os roubos em 80%.

A análise, publicada na Nature Human Behavior, mostra de que forma as restrições repentinas e substanciais à mobilidade das pessoas mudaram dramaticamente a imagem do crime urbano, e como os níveis aumentaram rapidamente quando as restrições diminuíram.

De acordo com o estudo, os confinamentos tiveram menos impacto sobre os homicídios, que caíram apenas 14%. Isto pode dever-se ao facto de muitos destes crimes ocorrerem na esfera privada, realçou Eisner.

Os homicídios em Lima, no Peru, em Cali, na Colômbia, e no Rio de Janeiro, no Brasil – todas cidades onde uma grande proporção dos assassinatos se deve à violência de gangues – caíram 76%, 29% e 24%, respetivamente, durante o confinamento.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …