Confinamento ajuda a descontaminar águas da icónica baía do Rio de Janeiro

O confinamento no estado brasileiro do Rio de Janeiro devido à pandemia ajudou a descontaminar as águas da icónica baía de Guanabara que durante anos permaneceram poluídas e onde agora as tartarugas voltaram a marcar presença.

Desde que o confinamento social começou a ser implementado na denominada “cidade maravilhosa”, lugares que antes eram foco de grande poluição marinha, como a baía de Guanabara, que banha as praias da zona norte do Rio de Janeiro, ou as praias de Botafogo e Flamengo, têm hoje as suas águas mais cristalinas.

Na baía de Guanabara já são visíveis peixes e tartarugas a nadar nas suas águas, agora cristalinas devido à diminuição do número de barcos, por causa da pandemia de covid-19, segundo a agência espanhola Efe.

Segundo a capitania dos portos do Rio de Janeiro, Guanabara recebia mensalmente cerca de 250 embarcações de médio ou grande porte.

A baía de Guanabara, uma das mais importantes do Brasil e um dos primeiros locais onde o navegador português Fernão de Magalhães aportou na América, há anos que sofre com a questão da poluição que, além de ser proveniente de navios, é causada por águas residuais domésticas e industriais, e pela falta de compromisso das autoridades governamentais, que há anos prometem limpar as águas, mas sem resultados visíveis até agora.

As águas límpidas que Fernão de Magalhães encontrou quando aportou na baía de Guanabara, em 13 de dezembro de 1519, aquando da sua viagem de circum-navegação ao serviço da coroa espanhola, deram lugar a águas atualmente poluídas, vítimas de más políticas praticadas ao longo dos últimos anos, explicou à agência Lusa Lise Sedrez, especialista em história ambiental, em setembro passado.

“Esta é uma baía frágil neste momento. Anos de ocupação, mais concretamente no século XX, foram muito cruéis com a baía. Em termos de aterro, ela perdeu um terço do seu espelho de água. Ao longo do século XX ocorreram uma série de descargas de efluentes químicos que tiveram impacto na sua biodiversidade”, afirmou Lise Sedrez, cuja tese de doutoramento teve como objeto precisamente a própria baía de Guanabara.

“Além disso, uma falta de planeamento habitacional na baía, no século XX, fez com que a população em seu redor não tenha tido, e não tenha hoje, sistemas de tratamento de esgoto. Então, uma boa parte do esgoto ‘in natura’ é ainda despejado diretamente na baía”, acrescentou a brasileira à Lusa, meses antes da pandemia, e de a bía voltar a ter águas mais limpas.

O mesmo acontece agora com a praia de Botafogo, sede do clube de iates do Rio de Janeiro e uma das mais contaminadas da cidade, que registou hoje um panorama completamente diferente.

Embora o lixo ainda possa ser visto a flutuar nas águas, a poluição deixada pelo combustível dos barcos – e os seus contínuos derrames – diminuíram substancialmente com a descida do tráfego marítimo, tanto na baía, como na praia de Botafogo.

Até domingo, o Brasil totalizou 16.118 óbitos e 241.080 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia no país.

O Rio de Janeiro, terceiro estado com maior número de casos confirmados, registava no domingo 22.238 casos de infeção e 2.715 vítimas mortais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …