Condutores pagam mais 578 milhões em impostos este ano

MR.MOBE / Flickr

O Governo prevê encaixar 3.675 milhões de euros com a receita global dos impostos que incidem sobre o setor automóvel, mais 578 milhões de euros do que em 2015.

De acordo com as contas  do Público, esta subida de 19% na cobrança face ao ano passado é resultado do agravamento do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), o imposto sobre veículos (ISV) e o imposto único de circulação (IUC), no total de 578 milhões de euros.

Deste total de 3.675 milhões de euros, 74,5% dizem respeito ao ISP (2.703 milhões) – que vai levar ao aumento de seis cêntimos no preço da gasolina e do gasóleo -, 18% do ISV (661 milhões), pago na altura de matriculação do automóvel, e os restantes 8,5% do IUC.

O IUC é pago todos os anos pelos proprietários dos veículos e terá um aumento de 0,5% para todos os automóveis, segundo uma simulação da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA).

Uma outra parte da receita, de acordo com o Público, deverá surgir através do “reforço do crescimento da atividade económica e do agravamento da tributação”, com o aumento de vendas de carros e do abastecimento de combustível e a evolução dos preços.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É assim tão díficil perceber que o petróleo e os carros (dentro daquilo que se chama os bens duradouros) são coisas cuja aquisição/consumo aumenta o desequilíbrio da nossa balança comercial…. logo é bastante racional tentar travar o seu usufruto, ou pelo menos fazê-lo pagar por quem o quer efetivamente usar…
    Claro que se espera que o governo por outra via “desligue” este fator de inflação das empresas de transportes.
    A raiva à medida só se percebe pelo tamanho do “lobby” do “pópó” ( e não é por acaso que o ACP é o maior “clube” do país) e pelo mediático RP das importadoras de carros em Portugal… a gasolina ficará neste momento a preços de Dezembro de 2015 após o aumento proposto em OE e não nos podemos esquecer das taxas de carbono que paulatinamente beneficiarão de uma redução se efectivamente o aumento do preço se traduzir num corte do seu consumo no que ao transporte se refere…

    • Por causa das taxas de carbono é que os apoios para carros plug-in e hibridos desceu bem como os incentivos ao abate… tem lógica sim senhor!

  2. Meus Amigos ZÉS, classe de que faço parte.
    Sem dúvida que estes Senhores “mentirosos”, estão a colocar os Portugueses em duas classes, a minoria dos bem de vida “classe politica e seus lambe botas” e os restantes que são os que trabalham ou já trabalharam a fazer contas à vida que são os ZÉS.
    Até quando?
    E se a bolha rebenta?
    Cambada, que só tem destruído o PAÍS e levado o seu POVO à pobreza.

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …