Condutores pagam mais 578 milhões em impostos este ano

MR.MOBE / Flickr

O Governo prevê encaixar 3.675 milhões de euros com a receita global dos impostos que incidem sobre o setor automóvel, mais 578 milhões de euros do que em 2015.

De acordo com as contas  do Público, esta subida de 19% na cobrança face ao ano passado é resultado do agravamento do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), o imposto sobre veículos (ISV) e o imposto único de circulação (IUC), no total de 578 milhões de euros.

Deste total de 3.675 milhões de euros, 74,5% dizem respeito ao ISP (2.703 milhões) – que vai levar ao aumento de seis cêntimos no preço da gasolina e do gasóleo -, 18% do ISV (661 milhões), pago na altura de matriculação do automóvel, e os restantes 8,5% do IUC.

O IUC é pago todos os anos pelos proprietários dos veículos e terá um aumento de 0,5% para todos os automóveis, segundo uma simulação da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA).

Uma outra parte da receita, de acordo com o Público, deverá surgir através do “reforço do crescimento da atividade económica e do agravamento da tributação”, com o aumento de vendas de carros e do abastecimento de combustível e a evolução dos preços.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É assim tão díficil perceber que o petróleo e os carros (dentro daquilo que se chama os bens duradouros) são coisas cuja aquisição/consumo aumenta o desequilíbrio da nossa balança comercial…. logo é bastante racional tentar travar o seu usufruto, ou pelo menos fazê-lo pagar por quem o quer efetivamente usar…
    Claro que se espera que o governo por outra via “desligue” este fator de inflação das empresas de transportes.
    A raiva à medida só se percebe pelo tamanho do “lobby” do “pópó” ( e não é por acaso que o ACP é o maior “clube” do país) e pelo mediático RP das importadoras de carros em Portugal… a gasolina ficará neste momento a preços de Dezembro de 2015 após o aumento proposto em OE e não nos podemos esquecer das taxas de carbono que paulatinamente beneficiarão de uma redução se efectivamente o aumento do preço se traduzir num corte do seu consumo no que ao transporte se refere…

    • Por causa das taxas de carbono é que os apoios para carros plug-in e hibridos desceu bem como os incentivos ao abate… tem lógica sim senhor!

  2. Meus Amigos ZÉS, classe de que faço parte.
    Sem dúvida que estes Senhores “mentirosos”, estão a colocar os Portugueses em duas classes, a minoria dos bem de vida “classe politica e seus lambe botas” e os restantes que são os que trabalham ou já trabalharam a fazer contas à vida que são os ZÉS.
    Até quando?
    E se a bolha rebenta?
    Cambada, que só tem destruído o PAÍS e levado o seu POVO à pobreza.

RESPONDER

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …