CEO condenado à morte por envenenar fundador da produtora da nova série da Netflix

Yicai/Facebook

Lin Qi, fundador da produtora de “O Problema de 3 Corpos”, foi envenenado por Xu Yao

Fundador da produtora da trilogia “O Problema dos 3 Corpos” foi envenenado pelo ex-colega, que também intoxicou outras quatro pessoas. Tinham desentendimentos sobre questões de gestão empresarial.

“O Problema dos 3 corpos” estreou esta quinta-feira e conta com muito drama — dentro e fora dos ecrãs.

Um dia depois da chegada do novo irmão de A Guerra dos Tronos à Netflix, um tribunal chinês condenou Xu Yao à pena de morte pelo assassinato de Lin Qi, presidente da empresa de videojogos Yoozoo Games e fundador da produtora da trilogia que chegou esta semana à Netflix.

Xu Yao, antigo executivo da Yoozoo, foi considerado culpado de envenenar Lin Qi entre 14 e 15 de dezembro de 2020, provocando a sua morte.

O Tribunal Popular Intermédio de Xangai condenou-o também a seis anos de prisão por ter posto em perigo a segurança pública ao tentar envenenar outros colegas de trabalho, referiu o portal de notícias Yicai.

De acordo com a investigação, Xu Yao envenenou a comida de Lin no seu escritório e tentou também envenenar outros colegas, entre setembro e dezembro de 2020, tendo conseguido envenenar quatro pessoas.

O tribunal considerou que o crime de Xu é particularmente grave devido à premeditação, à utilização de veneno, ao motivo desprezível — desacordos relacionados com o trabalho — e às consequências — morte e várias pessoas intoxicadas.

De acordo com a sentença, Xu e Lin tinham desentendimentos sobre questões de gestão empresarial, sobre o salário do agressor e a sua posição na empresa.

O empresário ocupava o 870.º lugar na lista da revista Hurun das pessoas mais ricas da China, com uma fortuna estimada em 6,8 mil milhões de yuan (850 milhões de euros).

Lin fundou a Yoozoo em 2009 e, em 2014, adquiriu os direitos cinematográficos do popular romance de ficção científica “O Problema dos Três Corpos”, elogiado por figuras públicas como Barack Obama e Mark Zuckerberg.

Em fevereiro de 2020, a Yoozoo anunciou um acordo com a Netflix para produzir uma série baseada na obra da autora chinesa Liu Cixin. A nova série assinala o regresso dos criadores da aclamada série da HBO Game of Thrones (A Guerra dos Tronos) ao comando de outro potencial “megasucesso”.

A série estreou esta quinta-feira na Netflix.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.