/

De dragões a aliens: A Guerra dos Tronos tem um novo irmão

Três sóis, extraterrestres e brincadeiras com o espaço-tempo são “o mais longe que se pode chegar” de Westeros. “Problema dos 3 corpos” estreia esta quinta-feira e já se fala em segunda temporada.

É o regresso dos criadores da aclamada série da HBO Game of Thrones (A Guerra dos Tronos) ao comando de outro potencial “megasucesso”.

Depois de um final muito mal digerido em Westeros — e de uma luta acirrada com a Amazon, que terá oferecido cerca de mil milhões de euros pelos direitos da história — David Benioff e D.B. Weiss juntam-se a Alexander Woo para uma muito antecipada adaptação da famosa série de livros chineses Remembrance of Earth’s Past.

O novo “problema” não mora na HBO como a irmã mais velha, mas sim na Netflix, que só estreia “O Problema dos 3 corpos” esta quinta-feira — e já se fala em segunda temporada.

Aliens substituem dragões

“3 Body Problem” (título original) é todo um novo universo que vem desafiar a nossa compreensão do espaço-tempo com criaturas alienígenas à mistura.

Sem dar grandes spoilers: extraterrestres tecnologicamente avançados invadem a Terra, em fuga de um sistema solar instável que tem três sóis a orbitar-se entre si — o “problema” que dá título à série.

Tudo começa em 1967, quando a estudante de astrofísica Ye Wenjie perde toda a fé na humanidade e faz uma descoberta científica que leva à transmissão de um sinal de rádio de alta potência para o Espaço profundo: uma ação que teria consequências fatídicas.

O bestseller que inspira a série

“Durante 40 dias, só em Pequim, mais de 1700 vítimas de sessões de luta foram espancadas até à morte. Muitos outros escolheram um caminho mais fácil para evitar a loucura.”

É assim que arranca o original “Problema dos Três Corpos”, bestseller de ficção científica de Liu Cixin que, apesar da apertada censura do regime chinês, fez sucesso como clássico imaginário do contacto e ameaça alienígena.

Com os seus saltos temporais confusos e dilemas éticos, vendeu quase nove milhões de cópias em todo o mundo, recorda a BBC.

No livro, um cientista e um detetive lideram a tentativa de derrotar os alienígenas, mas os criadores da série foram da opinião de que duas personagens principais não eram suficiente.

O regresso (muito diferente) de um favorito

Netflix/Youtube

John Bradley, que interpretou o adorado Sam em A Guerra dos Tronos, é um milionário que usou o seu conhecimento científico para criar um império de petiscos na nova série O Problema dos 3 corpos

A nova série conta com cinco jovens cientistas de Oxford “anti-aliens”. Um deles é um favorito dos fãs.

John Bradley, que interpreta o adorado Sam em A Guerra dos Tronos, é um milionário que usou o seu conhecimento científico para criar um império de petiscos em O Problema dos 3 corpos: uma personagem extremamente diferente, dizem os autores.

“O verdadeiro John não é nada como o Samwell, então achámos que seria divertido escrever um papel que fosse mais próximo do seu ‘eu’ verdadeiro”, confessam os criadores à BBC.

Liam Cunningham, que interpretou o cavaleiro Sir Davos, e Sir Jonathan Pryce, dono do papel do fanático religioso Alto Pardal, também fazem parte do novo elenco.

“Um novo desafio, a todos os níveis”

O Problema dos Três Corpos é “o mais distante que se pode chegar” de A Guerra dos Tronos, confessa Weiss: estava na hora de seguir em frente.

A Guerra dos Tronos foi “a maior experiência das nossas vidas”, confessa, lembrando, no entanto, que a equipa queria “um novo desafio, a todos os níveis”.

A gigantesca base de fãs da série da HBO não ficou nada satisfeita com o grande final: quase dois milhões de fãs assinaram uma petição em 2019 a exigir a refilmagem da última temporada, com um guião totalmente diferente.

E se a série definiu um patamar muito alto para as suas expectativas, ainda mais para um projeto novo. “Espero que seja tão bem sucedida como Thrones,” diz Benioff.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.