/

Concursos sem candidatos deixam hospitais sem médicos especialistas

USN

Os hospitais públicos do centro interior do país, do Alentejo e do Algarve debatem-se com a falta de médicos em determinadas especialidades porque os últimos concursos de contratação abertos não têm tido quaisquer candidatos.

O Diário de Notícias reporta que nos últimos dois anos “houve dezenas de concursos sem candidatos”, apesar dos incentivos de remuneração que chegavam até aos mil euros por mês.

A publicação dá o exemplo do Alentejo e nota que nenhuma das vagas existentes ficou preenchida em 30 concursos abertos nos últimos dois anos, seja porque não houve candidatos, seja porque os mesmos desistiram no decorrer do processo.

Em causa estão especialidades como a anestesiologia, a otorrinolaringologia, a neurologia, a cardiologia e a oftalmologia.

O DN nota que os incentivos oferecidos não são suficientes para atraírem candidatos para áreas onde se verifica a inexistência ou a escassez de serviços, nomeadamente de escolas próximas, e de meios de transporte públicos.

Este desinteresse dos profissionais médicos em concorrerem para regiões mais remotas provoca “atrasos e dificuldades de resposta” nos hospitais locais, atesta o jornal.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.