Concorde pode voltar a voar em 2019

Um grupo de fãs britânicos do Concorde, o avião civil supersónico que marcou a história do setor, diz ter reunido recursos para fazer o modelo voar novamente em 2019.

O Clube Concorde, criado por ex-pilotos, ex-comissários e entusiastas do avião, diz ter 120 milhões de libras (cerca de 160 milhões de euros) reservadas para o plano de “regresso do voo”. O grupo também planeia colocar outro modelo do avião supersónico em exposição permanente no centro de Londres.

O ultimo voo do Concorde, que pode atingir até duas vezes a velocidade do som – ou seja, 2.146 km/h -, foi em 2003.

As negociações em curso procuram adquirir ou arrendar as duas aeronaves. Paul James, presidente do Clube Concorde, diz que pretendem obter os aviões na França, mas que o acordo ainda não foi fechado.

“Ficamos impressionados pelo entusiasmo e pela quantidade de pessoas que querem investir. O apoio mostra quantas pessoas ainda admiram o Concorde e querem vê-lo a voar novamente”, afirmou James.

“A aeronave que gostaríamos de pôr no ar está no aeroporto Le Bourget, em Paris. Também queríamos arrendar e restaurar um Concorde da British Airways para exposição em Londres, perto do London Eye, mas não foi possível, então estamos de olhos postos em França e num concorde perto do aeroporto de Orly”, completou.

Após a restauração, a aeronave seria usada para espetáculos de aviação, eventos especiais e voos privados.

Ícone global

James diz estar confiante de que o avião possa ser preparado para voos em 2019, para coincidir com o aniversário de 50 anos do primeiro voo do Concorde.

O plano começou depois do grupo reunir 40 milhões de libras (cerca de 55 milhões de euros) para expor o jato no rio Tamisa, em Londres, nas imediações da roda-gigante London Eye.

“É um ícone global”, disse James. “Todas as autoridades mostraram-se recetivas à nossa ideia de trazer um Corcorde para o rio como uma atração turística, e o London Eye concordou em partilhar a plataforma onde se localizam.”

O grupo de entusiastas precisa ainda garantir a permissão de planeamento da empreitada, mas James diz que o objetivo é construir a atração em 2017, antes de abrir uma exposição semelhante em Paris.

O Concorde “reformou-se” em 2003, três anos depois de um acidente nos arredores de Paris que deixou 113 mortos. Na altura, o avião supersónico pegou fogo pouco após descolar do aeroporto Charles de Gaulle.

Após o desastre, os Concordes foram retirados de operação durante um ano e, após um breve regresso, definitivamente estacionados em 2003.

Um juiz francês apontou, ao fim de quatro anos de investigações, que um pedaço de metal que tinha caído antes de um avião da Continental Airlines desempenhou um papel direto no acidente.

Posteriormente, a Justiça francesa retirou as acusações criminais contra a empresa aérea norte-americana, que sempre negou responsabilidade no desastre.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. 160 candidatos já ganharam

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …