Concorde pode voltar a voar em 2019

Um grupo de fãs britânicos do Concorde, o avião civil supersónico que marcou a história do setor, diz ter reunido recursos para fazer o modelo voar novamente em 2019.

O Clube Concorde, criado por ex-pilotos, ex-comissários e entusiastas do avião, diz ter 120 milhões de libras (cerca de 160 milhões de euros) reservadas para o plano de “regresso do voo”. O grupo também planeia colocar outro modelo do avião supersónico em exposição permanente no centro de Londres.

O ultimo voo do Concorde, que pode atingir até duas vezes a velocidade do som – ou seja, 2.146 km/h -, foi em 2003.

As negociações em curso procuram adquirir ou arrendar as duas aeronaves. Paul James, presidente do Clube Concorde, diz que pretendem obter os aviões na França, mas que o acordo ainda não foi fechado.

“Ficamos impressionados pelo entusiasmo e pela quantidade de pessoas que querem investir. O apoio mostra quantas pessoas ainda admiram o Concorde e querem vê-lo a voar novamente”, afirmou James.

“A aeronave que gostaríamos de pôr no ar está no aeroporto Le Bourget, em Paris. Também queríamos arrendar e restaurar um Concorde da British Airways para exposição em Londres, perto do London Eye, mas não foi possível, então estamos de olhos postos em França e num concorde perto do aeroporto de Orly”, completou.

Após a restauração, a aeronave seria usada para espetáculos de aviação, eventos especiais e voos privados.

Ícone global

James diz estar confiante de que o avião possa ser preparado para voos em 2019, para coincidir com o aniversário de 50 anos do primeiro voo do Concorde.

O plano começou depois do grupo reunir 40 milhões de libras (cerca de 55 milhões de euros) para expor o jato no rio Tamisa, em Londres, nas imediações da roda-gigante London Eye.

“É um ícone global”, disse James. “Todas as autoridades mostraram-se recetivas à nossa ideia de trazer um Corcorde para o rio como uma atração turística, e o London Eye concordou em partilhar a plataforma onde se localizam.”

O grupo de entusiastas precisa ainda garantir a permissão de planeamento da empreitada, mas James diz que o objetivo é construir a atração em 2017, antes de abrir uma exposição semelhante em Paris.

O Concorde “reformou-se” em 2003, três anos depois de um acidente nos arredores de Paris que deixou 113 mortos. Na altura, o avião supersónico pegou fogo pouco após descolar do aeroporto Charles de Gaulle.

Após o desastre, os Concordes foram retirados de operação durante um ano e, após um breve regresso, definitivamente estacionados em 2003.

Um juiz francês apontou, ao fim de quatro anos de investigações, que um pedaço de metal que tinha caído antes de um avião da Continental Airlines desempenhou um papel direto no acidente.

Posteriormente, a Justiça francesa retirou as acusações criminais contra a empresa aérea norte-americana, que sempre negou responsabilidade no desastre.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …