Concerto sem máscaras ou distanciamento na Altice Arena aconteceu sem aprovação da DGS

(cv)

Concerto BC Best, na Altice Arena.

Um concerto juntou 2.500 pessoas na Altice Arena, sem máscara e sem distanciamento social. A DGS diz que não teria autorizado a realização do evento.

A edição de 2021 do concerto BC Best, na Altice Arena, teve início às 19h30 do final da tarde de domingo e prolongou-se até às 2h00 da manhã de segunda-feira. No site prometia-se o cumprimento de “todas as medidas de segurança exigidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)”.

Segundo o Observador, seguiu-se uma after party na Venda do Pinheiro, em Mafra, das 3h00 da manhã até ao meio-dia, organizada pelo mesmo promotor: a Bad Company. O cartaz contou com artistas como Shimza, Carlos Manaça, l’Raphael e DJ Pausas.



Pelos vídeos divulgados nas redes sociais, o ambiente vivida fazia lembrar aquele dos tempos pré-pandemia. Sem máscaras e sem o cumprimento do distanciamento físico de dois metros num concerto que reuniu 2.500 pessoas num recinto fechado.

Se mesmo com o cumprimento das medidas exigidas pela DGS o espetáculo foi polémico, esta quarta-feira, o Observador dá conta de que a DGS não teria autorizado a realização do evento. Ao que o jornal apurou, não foi elaborado qualquer plano de contingência nem foi emitido qualquer parecer para o concerto.

A informação foi confirmada pela própria DGS e pela a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A DGS garante que nunca autorizaria um espetáculo com 2.500 pessoas num recinto fechado sem a utilização de máscara. O organismo liderado por Graça Freitas argumenta que tal vai contra a Lei 36-A/2021 atualmente em vigor, que determina a obrigatoriedade, pelo menos até 12 de setembro, do uso de máscara em espaços fechados.

Até mesmo na Festa do Avante!, a realizar-se numa numa quinta ao ar livre, o uso de máscara será obrigatório em espaços assinalados.

Embora o concerto tenha tido — como é habitual — a presença de elementos da PSP, estes não terão atuado perante o incumprimento das regras.

Tanto no cartaz do concerto como no da after party, sublinha o Observador, foi usado um pequeno selo com a inscrição “Entidade Autorizada DGS”. No entanto, a DGS garante que não só não passou qualquer credencial de “entidade autorizada” à Bad Company, como também não reconhece a nenhuma empresa esse título.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by @badcompany_oficial

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …

Princesa Amalia, sucessora ao trono holandês, poderá ser rainha se casar com uma mulher

Nos Países Baixos, os casamentos reais precisam da aprovação do Parlamento, mas Mark Rutte já deixou claro que a união homossexual não é um entrave no acesso ao trono. Longe vão os tempos em que os …

Homem armado com arco e flecha mata e fere várias pessoas na Noruega

O homem foi detido pelas autoridades norueguesas. O incidente aconteceu na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega. Um homem armado de arco e flecha matou hoje várias pessoas e feriu outras na cidade de Kongsberg, …

EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já …

Governo prevê que em 2022 todas as pensões deverão aumentar

As pensões vão aumentar entre 0,15% e 0,9% no próximo ano, por via da atualização regular, abrangendo 2,6 milhões de pensionistas disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Esta atualização …

Médicos marcam greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNM) marcaram greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro. A greve tem “como objetivo fundamental exigir o financiamento do Serviço Nacional …