Mesa a abarrotar na Concertação Social (e Siza Vieira abafou a estreante ministra do Trabalho)

António Cotrim / Lusa

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Há muito que uma reunião da Concertação Social não tinha tantos elementos do Governo. Mas, apesar disso, só o ministro do Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, falou, liderando o encontro e abafando a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, que devia liderar a reunião, mas que nem abriu a boca.

O titular do Ministério do Trabalho tem, habitualmente, o privilégio de liderar as reuniões da Concertação Social, cabendo-lhe tutelar essa área do Governo. Mas, no último encontro entre o Executivo, os elementos sindicais e os patrões, foi o ministro da Economia quem deu as cartas.

O Expresso repara que na mais recente reunião da Concertação Social, estiveram mais elementos do Governo do que é habitual, com a presença da ministra da Agricultura e dos secretários de Estado do Fisco, do Emprego e da Economia, além de Siza Vieira e de Ana Mendes Godinho.

Foram tantos os elementos do Executivo que nem havia lugar para todos no topo da mesa, como é habitual, segundo repara o Expresso.

Mas apesar dessa presença massiva, “Siza Vieira assumiu-se como protagonista único da reunião”, assumindo “o comando”, como reforça o semanário, vincando que “a ministra do Trabalho não tomou a palavra uma única vez“.

O encontro visou alcançar um acordo de médio prazo para os salários, com o Governo a propor que, nos próximos quatro anos, estes cresçam acima da produtividade e da inflação, com aumentos superiores a 2,7% em 2020, a 2,9% em 2021 e 2022 e a 3,2% em 2023.

O Governo pretende também que haja uma majoração para trabalhadores mais qualificados e que estes indicadores mínimos para os aumentos salariais constem dos contratos colectivos de trabalho.

Em contrapartida, o Governo promete benefícios fiscais às empresas e mais dinheiro para a formação.

Após a reunião da Concertação Social, foi também Siza Vieira quem falou aos jornalistas para vincar que o modelo da proposta final “ainda está a ser afinado”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …