Concelhia do PSD/Matosinhos demite-se em rutura com a distrital

Virgílio Macedo / Facebook

José António Barbosa (dir), líder da concelhia de Matosinhos do PSD

O presidente da comissão política concelhia de Matosinhos do PSD informou ter-se demitido hoje dos cargos que ocupa no partido por discordar da estratégia da distrital para as autárquicas, dando conta de outras demissões na estrutura partidária.

Além da liderança da concelhia, José António Barbosa renunciou ao cargo de líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal.

Na concelhia, também o vice-presidente e coordenador autárquico, Joaquim Pinto Lobão, o secretário-geral, Duarte Nuno Laranjeira, o presidente da Mesa da Assembleia, Carlos Sousa Fernandes, cinco vogais e outros cinco membros abandonaram os cargos.

“Chegados a este momento de ingerência permanente da comissão política distrital nos assuntos internos da vida da concelhia do PSD de Matosinhos – e que não é de agora, com o epílogo na decisão de avocar o processo de decisão do candidato à Câmara Municipal de Matosinhos, do qual tive conhecimento em primeira mão pelos jornais -, obriga-me a enfrentar esta situação com responsabilidade e com total desprendimento”, disse o presidente demissionário, num comunicado enviado à Lusa.

O PSD/Matosinhos escolheu para candidato, em cinco reuniões diferentes, o biólogo Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, programa de debates com convidados de diferentes áreas, que se realiza em Vila Nova de Gaia, também no distrito do Porto.

No entanto, a distrital decidiu avocar o processo elegendo o médico Jorge Magalhães.

Foi com profunda crença num resultado histórico no concelho que indiquei o nome do Joaquim Jorge, uma figura pública, independente e totalmente fora da caixa partidária, um profundo conhecedor da realidade matosinhense e um renomado ativista cívico”, explicou.

José António Barbosa revelou que a 20 de fevereiro apresentou o nome de Joaquim Jorge à distrital do PSD, que, apesar de lhe dizer que lhe daria uma resposta no prazo de dois dias, se manteve em silêncio.

“A 05 de junho de 2017, passados cerca de quatro meses, sem qualquer resposta da distrital, e apesar das minhas diversas missivas, recebi pelos jornais a resposta da distrital, referindo que tinham avocado o processo e escolhido um candidato”, acrescentou.

“Tudo em silêncio, como sempre foi apanágio desta direção distrital, que nunca teve a hombridade e a frontalidade de, olhos nos olhos, falar verdade e de articular posições com a concelhia a bem do partido e a bem do concelho”, disse ainda.

O agora ex-presidente sustentou que, apesar de a candidatura “cumprir todos os formalismos legais”, alguns dirigentes sociais-democratas “com visão sectária da política habituada a servir-se dos partidos tudo fizeram” para a impedir.

Nestas condições, e com este pântano político, entendo que é meu dever, perante os matosinhenses e os sociais-democratas, apresentar o meu pedido de demissão enquanto presidente da concelhia do PSD de Matosinhos e a renúncia do cargo de líder de bancada do grupo do PSD de Matosinhos na Assembleia Municipal, pois não me revejo nesta forma interesseira, sectária e hipócrita de servir a causa pública”, salientou.

José António Barbosa vincou que “os argumentos de capela, a ausência de um projeto e de uma estratégia que não a do número e do cacique em proveito próprio” falaram mais alto.

As eleições autárquicas decorrem a 01 de outubro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …