Concelhia do PSD/Matosinhos demite-se em rutura com a distrital

Virgílio Macedo / Facebook

José António Barbosa (dir), líder da concelhia de Matosinhos do PSD

O presidente da comissão política concelhia de Matosinhos do PSD informou ter-se demitido hoje dos cargos que ocupa no partido por discordar da estratégia da distrital para as autárquicas, dando conta de outras demissões na estrutura partidária.

Além da liderança da concelhia, José António Barbosa renunciou ao cargo de líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal.

Na concelhia, também o vice-presidente e coordenador autárquico, Joaquim Pinto Lobão, o secretário-geral, Duarte Nuno Laranjeira, o presidente da Mesa da Assembleia, Carlos Sousa Fernandes, cinco vogais e outros cinco membros abandonaram os cargos.

“Chegados a este momento de ingerência permanente da comissão política distrital nos assuntos internos da vida da concelhia do PSD de Matosinhos – e que não é de agora, com o epílogo na decisão de avocar o processo de decisão do candidato à Câmara Municipal de Matosinhos, do qual tive conhecimento em primeira mão pelos jornais -, obriga-me a enfrentar esta situação com responsabilidade e com total desprendimento”, disse o presidente demissionário, num comunicado enviado à Lusa.

O PSD/Matosinhos escolheu para candidato, em cinco reuniões diferentes, o biólogo Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, programa de debates com convidados de diferentes áreas, que se realiza em Vila Nova de Gaia, também no distrito do Porto.

No entanto, a distrital decidiu avocar o processo elegendo o médico Jorge Magalhães.

Foi com profunda crença num resultado histórico no concelho que indiquei o nome do Joaquim Jorge, uma figura pública, independente e totalmente fora da caixa partidária, um profundo conhecedor da realidade matosinhense e um renomado ativista cívico”, explicou.

José António Barbosa revelou que a 20 de fevereiro apresentou o nome de Joaquim Jorge à distrital do PSD, que, apesar de lhe dizer que lhe daria uma resposta no prazo de dois dias, se manteve em silêncio.

“A 05 de junho de 2017, passados cerca de quatro meses, sem qualquer resposta da distrital, e apesar das minhas diversas missivas, recebi pelos jornais a resposta da distrital, referindo que tinham avocado o processo e escolhido um candidato”, acrescentou.

“Tudo em silêncio, como sempre foi apanágio desta direção distrital, que nunca teve a hombridade e a frontalidade de, olhos nos olhos, falar verdade e de articular posições com a concelhia a bem do partido e a bem do concelho”, disse ainda.

O agora ex-presidente sustentou que, apesar de a candidatura “cumprir todos os formalismos legais”, alguns dirigentes sociais-democratas “com visão sectária da política habituada a servir-se dos partidos tudo fizeram” para a impedir.

Nestas condições, e com este pântano político, entendo que é meu dever, perante os matosinhenses e os sociais-democratas, apresentar o meu pedido de demissão enquanto presidente da concelhia do PSD de Matosinhos e a renúncia do cargo de líder de bancada do grupo do PSD de Matosinhos na Assembleia Municipal, pois não me revejo nesta forma interesseira, sectária e hipócrita de servir a causa pública”, salientou.

José António Barbosa vincou que “os argumentos de capela, a ausência de um projeto e de uma estratégia que não a do número e do cacique em proveito próprio” falaram mais alto.

As eleições autárquicas decorrem a 01 de outubro.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …