Meios de comunicação russos acusam Ucrânia de usar “magia negra”

1

Atef Safadi / EPA

Os meios de comunicação russos alegam que a Ucrânia está a usar “magia negra” para impedir a invasão do Presidente Vladimir Putin.

O órgão de comunicação social estatal russo RIA Novosti cita Ekaterina Dycerelatou, investigadora de culto, para relatar que as forças armadas ucranianas na região oriental de Donbass praticam, alegadamente, magia negra.

O relatório explicava que teriam sido encontrados “sinais” de magia negra na sede da artilharia ucraniana, na periferia de uma aldeia chamada Trekhizbenka, em Luhansk.

O RIA Novosti publicou imagens daquilo a que chamou um “selo satânico” que foi alegadamente encontrado nas paredes do quartel-general de uma unidade militar.


Dyce contou ao jornal russo que o sinal era um símbolo mágico, “constituído por muitas linhas de interseção”, segundo a Newsweek.

“O que significa é difícil de dizer com certeza, mas nele pode-se ver tanto o sinal invertido de anarquia como parte do signo “CC”, runa zig, como também é claramente visível no setor extremo esquerdo do círculo  a letra hebraica “zayin”, escrita em alemão, que significa espada ou arma”, explica Dyce.

A especialista acredita que o símbolo é um “símbolo mágico de forças negras”, que combina as ideias de anarquia, armas e símbolos fascistas.

Dyce realçou ainda que o símbolo foi desenhado num movimento contínuo das mãos, e que aponta para a sua “natureza oculta”.

Sputnik, uma agência noticiosa apoiada pelo Kremlin, relatou igualmente que “vestígios de rituais de magia negra” tinham sido descobertos num quartel-general militar ucraniano abandonado em Donbass, afirmando que tinha sido encontrado um “símbolo mágico de forças negras” na parede.

A RIA Novosti noticiou também que foi encontrado um documento com informações sobre perdas em Donbass, coberto em sangue.

“Havia marcas de sangue no documento, apesar de não haver tais vestígios em mais lado nenhum”, relata. O relatório surge num momento em que o avanço russo continua a debater-se com a resistência ucraniana.

Segundo o jornal estatal Vedomosti, Sergey Kiriyenko, um alto funcionário russo, ordenou recentemente aos governadores regionais que não prometessem uma vitória rápida da Rússia ou que encorajassem falsas expectativas de que a ofensiva de Putin na Ucrânia acabaria em breve.

Mais de dois meses desde que Putin ordenou aquilo a que chama uma “operação militar especial” na vizinha Ucrânia, a Rússia parece estar cada vez mais a sofrer de escassez de oferta, com a moral das tropas em baixo, e várias perdas militares.

Numa atualização dos serviços secretos na segunda-feira, o Ministério da Defesa britânico disse ser provável que mais de um quarto dos grupos táticos do batalhão russo na guerra na Ucrânia tenham “tornado o combate ineficaz“.

“Algumas das unidades de maior elite da Rússia, incluindo as Forças Aéreas VDV, sofreram os mais altos níveis de atrito”, relata a atualização. “Levará provavelmente anos até que a Rússia reconstitua estas forças”.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.