O sistema operativo utilizado por Vladimir Putin deixa o presidente russo mais vulnerável a ataques informáticos. Fotografias divulgadas pelo Kremlin mostram que Putin ainda usa o Windows XP.
Fotografias recentemente divulgadas pelo Kremlin mostram que o presidente russo, Vladimir Putin, usa um sistema operativo obsoleto no seu computador. A versão descontinuada do Windows XP, de acordo com o The Moscow Times, deixa-o mais vulnerável a ataques informáticos.
Tecnicamente, os membros do Governo russo estão proibidos de usar software estrangeiro nos seus computadores. Isto acontece devido ao receio de Moscovo de espionagem estrangeira. Além disso, é uma forma de impulsionar a indústria tecnológica no país.
O Ministério da Defesa russo informa que o Windows XP, lançado em 2001, foi o último sistema operativo da Microsoft a ser permitido para uso. O Windows 10, a versão mais recente da empresa norte-americana, apenas é permitido em dispositivos que não contenham segredos de Estado.
O Business Insider reitera o perigo de ataque informático a que Putin está sujeito, relembrando o ransomware feito ao Serviço Nacional de Saúde britânico que, na altura, obrigou ao fecho de alguns hospitais.
Ainda em abril deste ano, os deputados russos aprovaram uma controversa lei que prevê a criação de “uma Internet soberana” da Rússia isolada dos grandes servidores mundiais e que a oposição considera uma forma de controlo. A lei foi posteriormente promulgada por Putin.
A nova legislação foi elaborada no contexto da “segurança informática” e prevê que os sites russos passem a funcionar fora do sistema de Internet que até agora está ligado a servidores estrangeiros.
Moscovo está gradualmente a desativar a Microsoft e o Google em computadores do Governo. O Kremlin quer substituí-los pelo sistema operativo russo Astra Linux e pelo motor de busca russo Yandex.
Um artigo de nada…e se o PC do senhor estiver apenas ligado a uma rede Interna? e sem nem estiver ligado a rede nenhuma?
Como se apenas o SO determina-se a segurança
Windows XP porquê? E se for Windows Linux? … teria o mesmo aspecto mas uma segurança à medida …