Computador de Putin tem sistema operativo antigo fácil de piratear

(dr) Kremlin

O sistema operativo utilizado por Vladimir Putin deixa o presidente russo mais vulnerável a ataques informáticos. Fotografias divulgadas pelo Kremlin mostram que Putin ainda usa o Windows XP.

Fotografias recentemente divulgadas pelo Kremlin mostram que o presidente russo, Vladimir Putin, usa um sistema operativo obsoleto no seu computador. A versão descontinuada do Windows XP, de acordo com o The Moscow Times, deixa-o mais vulnerável a ataques informáticos.

Tecnicamente, os membros do Governo russo estão proibidos de usar software estrangeiro nos seus computadores. Isto acontece devido ao receio de Moscovo de espionagem estrangeira. Além disso, é uma forma de impulsionar a indústria tecnológica no país.

O Ministério da Defesa russo informa que o Windows XP, lançado em 2001, foi o último sistema operativo da Microsoft a ser permitido para uso. O Windows 10, a versão mais recente da empresa norte-americana, apenas é permitido em dispositivos que não contenham segredos de Estado.

O Business Insider reitera o perigo de ataque informático a que Putin está sujeito, relembrando o ransomware feito ao Serviço Nacional de Saúde britânico que, na altura, obrigou ao fecho de alguns hospitais.

Ainda em abril deste ano, os deputados russos aprovaram uma controversa lei que prevê a criação de “uma Internet soberana” da Rússia isolada dos grandes servidores mundiais e que a oposição considera uma forma de controlo. A lei foi posteriormente promulgada por Putin.

A nova legislação foi elaborada no contexto da “segurança informática” e prevê que os sites russos passem a funcionar fora do sistema de Internet que até agora está ligado a servidores estrangeiros.

Moscovo está gradualmente a desativar a Microsoft e o Google em computadores do Governo. O Kremlin quer substituí-los pelo sistema operativo russo Astra Linux e pelo motor de busca russo Yandex.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um artigo de nada…e se o PC do senhor estiver apenas ligado a uma rede Interna? e sem nem estiver ligado a rede nenhuma?

    Como se apenas o SO determina-se a segurança

RESPONDER

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …