O processo de averiguações em torno do crime de poluição no Tejo foi alvo de mais um percalço. Desta vez, o computador com a base de dados recolhida pela Inspeção-Geral do Ambiente (Igamaot) da Celtejo foi roubado.
O computador com a base de dados recolhida pela Inspeção-Geral do Ambiente (Igamaot) da Celtejo foi roubado. O assalto ocorreu no dia 3 de fevereiro na Mealhada, enquanto um dos inspetores do ambiente jantava num restaurante.
As autoridades descartam a hipótese de tentativa de boicote à investigação e consideram ainda tratar-se de “mais um assalto, como muitos outros que acontecem naquele local”, avança o Expresso.
As câmaras de vigilância do restaurante captaram o momento do assalto, no qual os assaltantes abriram a viatura do inspetor e retiraram a mochila que continha o computador.
No entanto, a informação contida no dispositivo não foi perdida, já que foi descarregada dois dias antes do assalto na sede da Igamaot, em Lisboa. O material informático em questão é um dos elementos que se encontra sob investigação e salvaguardado pelo segredo de justiça.
Como destaca o jornal, a análise deste material é crucial na investigação ainda em curso, dado que permitirá verificar se houve ou não uma descarga excessiva ou um incidente na ETAR industrial da Celtejo. Além disso, revelará também se a Celtejo estava, de facto, a cumprir a ordem de reduzir as descargas para metade, imposta a 27 de janeiro.
Nuno Banza, inspetor-geral do Ambiente, sublinhou há cerca de três semanas que “o enfoque está na investigação policial“, que passa, também, pela análise pericial da base de dados em questão.
Já são muitos casos, isto é uma MÁFIA !
Caso da Moderna, roubado folhas, Submarinos queimados vários dossier e outros roubados mas há mais sim é uma máfia com o epicentro em alguém graúdo.
Muito conveniente
Nem por isso!…
Afinal não foi perdida nenhuma informação!
Sim, eu sei que ler tudo dá muito trabalho…
Faz lembrar o assalto a um carro há uns anos convenientemente aberto e com os dados de um processo qualquer com o Portas…. posso estar a confundir, mas já são tantas destas que é dificil acompanhar.
Um roubo muito conveniente. <<só acredita em coincidencia quem quer ou é parvo. <por outro lado este roubo só prova que a celtejo tem culpas no cartorio e este roubo é para evitar que se saiba.
Não é conveniente, é mesmo alguém que andava à caça do material.
Esperemos que trenha sido tudo verdadeiramente descarrwegado e não falte o “documento crucial”….
Certamente foi o diabo que veio poluir as àguas do nosso Tejo… Ainda querem mais provas?!! Só falta dizer que foi alguém que urinou para o Tejo com o nível de água muito baixo!! E não o devia ter feito!! Vergonha….
Neste País ainda Reina o poder económico, somos tão cobardes….
E de quem é a responsabilidade da posse do referido computador?….
Claro que é muito oportuno o roubo do computador.
Já havia sido efectuada a descarga da informação mas…, faltará depois algo que estava no original que impedirá a análise completa
De qualquer das formas, è imprudente deixar estas coisas no carro… toda a gente sabe…
Os larápios, primeiro levam e depois vêem o conteúdo…
Sim. E os bebés vêm de paris… trazidos por uma cegonha.