Computador com dados da investigação à Celtejo roubado

11

Paulo Cunha / Lusa

O ambientalista Arlindo Marques afirma que o foco da poluição terá origem em empresas de Vila Velha de Rodão.

O processo de averiguações em torno do crime de poluição no Tejo foi alvo de mais um percalço. Desta vez, o computador com a base de dados recolhida pela Inspeção-Geral do Ambiente (Igamaot) da Celtejo foi roubado.

O computador com a base de dados recolhida pela Inspeção-Geral do Ambiente (Igamaot) da Celtejo foi roubado. O assalto ocorreu no dia 3 de fevereiro na Mealhada, enquanto um dos inspetores do ambiente jantava num restaurante.

As autoridades descartam a hipótese de tentativa de boicote à investigação e consideram ainda tratar-se de “mais um assalto, como muitos outros que acontecem naquele local”, avança o Expresso.

As câmaras de vigilância do restaurante captaram o momento do assalto, no qual os assaltantes abriram a viatura do inspetor e retiraram a mochila que continha o computador.

No entanto, a informação contida no dispositivo não foi perdida, já que foi descarregada dois dias antes do assalto na sede da Igamaot, em Lisboa. O material informático em questão é um dos elementos que se encontra sob investigação e salvaguardado pelo segredo de justiça.

Como destaca o jornal, a análise deste material é crucial na investigação ainda em curso, dado que permitirá verificar se houve ou não uma descarga excessiva ou um incidente na ETAR industrial da Celtejo. Além disso, revelará também se a Celtejo estava, de facto, a cumprir a ordem de reduzir as descargas para metade, imposta a 27 de janeiro.

Nuno Banza, inspetor-geral do Ambiente, sublinhou há cerca de três semanas que “o enfoque está na investigação policial“, que passa, também, pela análise pericial da base de dados em questão.

ZAP //

11 Comments

  1. Faz lembrar o assalto a um carro há uns anos convenientemente aberto e com os dados de um processo qualquer com o Portas…. posso estar a confundir, mas já são tantas destas que é dificil acompanhar.

  2. Um roubo muito conveniente. <<só acredita em coincidencia quem quer ou é parvo. <por outro lado este roubo só prova que a celtejo tem culpas no cartorio e este roubo é para evitar que se saiba.

    • Não é conveniente, é mesmo alguém que andava à caça do material.
      Esperemos que trenha sido tudo verdadeiramente descarrwegado e não falte o “documento crucial”….

  3. Certamente foi o diabo que veio poluir as àguas do nosso Tejo… Ainda querem mais provas?!! Só falta dizer que foi alguém que urinou para o Tejo com o nível de água muito baixo!! E não o devia ter feito!! Vergonha….
    Neste País ainda Reina o poder económico, somos tão cobardes….
    E de quem é a responsabilidade da posse do referido computador?….

  4. Claro que é muito oportuno o roubo do computador.
    Já havia sido efectuada a descarga da informação mas…, faltará depois algo que estava no original que impedirá a análise completa

  5. De qualquer das formas, è imprudente deixar estas coisas no carro… toda a gente sabe…

    Os larápios, primeiro levam e depois vêem o conteúdo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.