Computador com dados da investigação à Celtejo roubado

Paulo Cunha / Lusa

O ambientalista Arlindo Marques afirma que o foco da poluição terá origem em empresas de Vila Velha de Rodão.

O processo de averiguações em torno do crime de poluição no Tejo foi alvo de mais um percalço. Desta vez, o computador com a base de dados recolhida pela Inspeção-Geral do Ambiente (Igamaot) da Celtejo foi roubado.

O computador com a base de dados recolhida pela Inspeção-Geral do Ambiente (Igamaot) da Celtejo foi roubado. O assalto ocorreu no dia 3 de fevereiro na Mealhada, enquanto um dos inspetores do ambiente jantava num restaurante.

As autoridades descartam a hipótese de tentativa de boicote à investigação e consideram ainda tratar-se de “mais um assalto, como muitos outros que acontecem naquele local”, avança o Expresso.

As câmaras de vigilância do restaurante captaram o momento do assalto, no qual os assaltantes abriram a viatura do inspetor e retiraram a mochila que continha o computador.

No entanto, a informação contida no dispositivo não foi perdida, já que foi descarregada dois dias antes do assalto na sede da Igamaot, em Lisboa. O material informático em questão é um dos elementos que se encontra sob investigação e salvaguardado pelo segredo de justiça.

Como destaca o jornal, a análise deste material é crucial na investigação ainda em curso, dado que permitirá verificar se houve ou não uma descarga excessiva ou um incidente na ETAR industrial da Celtejo. Além disso, revelará também se a Celtejo estava, de facto, a cumprir a ordem de reduzir as descargas para metade, imposta a 27 de janeiro.

Nuno Banza, inspetor-geral do Ambiente, sublinhou há cerca de três semanas que “o enfoque está na investigação policial“, que passa, também, pela análise pericial da base de dados em questão.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Faz lembrar o assalto a um carro há uns anos convenientemente aberto e com os dados de um processo qualquer com o Portas…. posso estar a confundir, mas já são tantas destas que é dificil acompanhar.

  2. Um roubo muito conveniente. <<só acredita em coincidencia quem quer ou é parvo. <por outro lado este roubo só prova que a celtejo tem culpas no cartorio e este roubo é para evitar que se saiba.

    • Não é conveniente, é mesmo alguém que andava à caça do material.
      Esperemos que trenha sido tudo verdadeiramente descarrwegado e não falte o “documento crucial”….

  3. Certamente foi o diabo que veio poluir as àguas do nosso Tejo… Ainda querem mais provas?!! Só falta dizer que foi alguém que urinou para o Tejo com o nível de água muito baixo!! E não o devia ter feito!! Vergonha….
    Neste País ainda Reina o poder económico, somos tão cobardes….
    E de quem é a responsabilidade da posse do referido computador?….

  4. Claro que é muito oportuno o roubo do computador.
    Já havia sido efectuada a descarga da informação mas…, faltará depois algo que estava no original que impedirá a análise completa

  5. De qualquer das formas, è imprudente deixar estas coisas no carro… toda a gente sabe…

    Os larápios, primeiro levam e depois vêem o conteúdo…

RESPONDER

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …

Governo vai criar uma agência de emprego para pessoas com deficiência

O Governo vai criar uma agência de emprego para deficientes, um programa de investimento de apoio ao trabalho, mas também às empresas que contratem, que será de âmbito nacional e que deverá arrancar no primeiro …