Compostagem humana pode vir a ser autorizada nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, pode vir a ser autorizada uma alternativa ecológica e barata para funerais – transformar os restos humanos em fertilizante orgânico composto.

A compostagem é o processo pelo qual materiais orgânicos são decompostos e transformados em fertilizante para o solo. Nada impede a utilização de cadáveres humanos neste processo, contudo, enterrar restos humanos num jardim, por exemplo, é um princípio ilegal, uma vez que só pode ser lugar de sepultura aquilo que é oficialmente designado como tal.

Agora, segundo o Expresso, está uma lei em discussão no estado norte-americano de Washington que autoriza a “recomposição”, isto é, a recompostagem de cadáveres humanos. A lei, apoiada pelo senador Jamie Pedersen, parece ter boas probabilidades de ser aprovada.

Além dos argumentos ecológicos, esta lei tem também a seu favor argumentos económicos, dado que o processo de “recomposição” ficará substancialmente mais barato do que um funeral normal.

A lei tem por base um estudo realizado pela Universidade de Washington que desenvolveu uma forma de aplicar o processo. Na prática, a técnica baseia-se em misturar os corpos com material vegetal num compartimento a temperatura controlada, fornecendo oxigénio de vez em quando para acelerar a atividade microbial. Ao fim de algumas semanas, o composto está pronto a ser usado.

Esta ideia nasceu quando uma designer norte-americana tomou conhecimento de que o gado podia ser usado em compostagem. A partir daí, imaginar o mesmo processo com seres humanos foi apenas um passo, explica o Expresso.

“A vantagem que vejo como cientista do solo e cientista ambiental é que o processo faz uma utilização relativamente baixo de recursos e também cria este produto parecido com o solo que ajuda a armazenar carbono“, explicou Lynne Carpenter Boogs, uma das investigadoras que participou neste estudo pioneiro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foda-se. Há k ter um pouco mais de respeito pelos restos mortais dos humanos.Claro k há por aqui muitas mentes brilhantes e avançadas em termos do descartavel, k vem já “ferrarem-me nas canelas”, chamando-me retrógrado.Estou para guerras, venham elas.

  2. Julgo que é algo que só deveria acontecer se for desejo da pessoa, tendo de ficar devidamente registado. Concordo que fosse apenas aproveitado o pó após a cremação e não o corpo em si…julgo que é algo macabro e estranho demais para ser considerada uma opção viável….é como se estivéssemos a comer uns aos outros.
    Sinto-me indignada com este estudo e possibilidade…há que existir limites à humanidade…está a haver muita desumanização…a contaminação de uns para os outros…é inconcebível que algum humano esteja a considerar isto como algo a colocar em prática….enfim……

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …