Compostagem humana pode vir a ser autorizada nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, pode vir a ser autorizada uma alternativa ecológica e barata para funerais – transformar os restos humanos em fertilizante orgânico composto.

A compostagem é o processo pelo qual materiais orgânicos são decompostos e transformados em fertilizante para o solo. Nada impede a utilização de cadáveres humanos neste processo, contudo, enterrar restos humanos num jardim, por exemplo, é um princípio ilegal, uma vez que só pode ser lugar de sepultura aquilo que é oficialmente designado como tal.

Agora, segundo o Expresso, está uma lei em discussão no estado norte-americano de Washington que autoriza a “recomposição”, isto é, a recompostagem de cadáveres humanos. A lei, apoiada pelo senador Jamie Pedersen, parece ter boas probabilidades de ser aprovada.

Além dos argumentos ecológicos, esta lei tem também a seu favor argumentos económicos, dado que o processo de “recomposição” ficará substancialmente mais barato do que um funeral normal.

A lei tem por base um estudo realizado pela Universidade de Washington que desenvolveu uma forma de aplicar o processo. Na prática, a técnica baseia-se em misturar os corpos com material vegetal num compartimento a temperatura controlada, fornecendo oxigénio de vez em quando para acelerar a atividade microbial. Ao fim de algumas semanas, o composto está pronto a ser usado.

Esta ideia nasceu quando uma designer norte-americana tomou conhecimento de que o gado podia ser usado em compostagem. A partir daí, imaginar o mesmo processo com seres humanos foi apenas um passo, explica o Expresso.

“A vantagem que vejo como cientista do solo e cientista ambiental é que o processo faz uma utilização relativamente baixo de recursos e também cria este produto parecido com o solo que ajuda a armazenar carbono“, explicou Lynne Carpenter Boogs, uma das investigadoras que participou neste estudo pioneiro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foda-se. Há k ter um pouco mais de respeito pelos restos mortais dos humanos.Claro k há por aqui muitas mentes brilhantes e avançadas em termos do descartavel, k vem já “ferrarem-me nas canelas”, chamando-me retrógrado.Estou para guerras, venham elas.

  2. Julgo que é algo que só deveria acontecer se for desejo da pessoa, tendo de ficar devidamente registado. Concordo que fosse apenas aproveitado o pó após a cremação e não o corpo em si…julgo que é algo macabro e estranho demais para ser considerada uma opção viável….é como se estivéssemos a comer uns aos outros.
    Sinto-me indignada com este estudo e possibilidade…há que existir limites à humanidade…está a haver muita desumanização…a contaminação de uns para os outros…é inconcebível que algum humano esteja a considerar isto como algo a colocar em prática….enfim……

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …