Uma competição de ciclismo estático está a pôr os idosos de todo o mundo a pedalar

Depois de uma vida repleta de trabalho, estar hospedado num lar de idosos pode ser muito divertido. Através do uso de bicicletas estáticas e imagens em tempo real, os idosos podem competir entre si, viajando por lugares em todo o mundo.

Estas autênticas maratonas, premeiam os vencedores com medalhas, e nem é preciso sair do lugar. Joy Small e Cathrine Myhr não se conhecem, e vivem em casas de repouso a cerca de 1600 quilómetros de distância, mas isso não é impedimento para entrarem na competição, conta o The Guardian.

Small, já conta com 92 anos, mas garante que através do local onde está – o seu lar que se situa em Newbury (em Inglaterra) – vai ganhar “a medalha de campeã mundial feminina”. Myhr, de 56 anos, está a competir pela medalha num lar de idosos em Oslo para idosos, e explica que todos os dias “das 8h às 15h30″ luta pela vitória, muitas das vezes a norueguesa nem sai do lugar para comer fazendo as refeições a pedalar.

As desportistas estão a participar numa competição de ciclismo estático global que inspirou milhares de idosos a pedalar o equivalente a centenas de milhares de quilómetros sem sair das suas casas de repouso. A competição Road Worlds for Seniors, que já está no seu terceiro ano consecutivo tem como objetivo reduzir a imobilidade das pessoas idosas que se encontram em lares.

A imobilidade é um problema grave que afeta muitos residentes de lares. Em apenas uma semana, idosos que se encontram imóveis podem perder entre 10% e 12% da sua massa muscular, e reduzir o seu volume circulatório – o que pode fazer com que os órgãos internos reduzam a sua atividade até cerca de 25%.

Jon Ingar Kjenes, fundador da Motitech – uma startup norueguesa criada em 2013 – abandonou o seu emprego como produtor comercial de televisão, e colocou bicicletas em lares de idosos de todo o mundo. A Motitech está agora estabelecida nos países nórdicos, Austrália, Canadá, Malásia, Hong Kong, Reino Unido, e em países da Europa.

Kjenes começou a competição em 2017, e assumiu que “muitas vezes considera-se que os idosos precisam de cuidados a longo prazo, mas as pessoas com limitações também têm capacidades”.

O fundador da Motitech garante que “a competição do Road Worlds já era um grande sucesso na Noruega, por isso pensamos que poderia ser eficaz tornar os idosos atletas, sendo que os funcionários deveriam ser a equipa que os trata como atletas, com muita atenção à dieta, saúde e medicamentos”.

Georgina Cliff, instrutora de fitness no lar de idosos Belong em Newcastle, mostra-se entusiasmada com o projeto: “Adoro interagir com os idosos quando estão nas bicicletas”, acrescentando que “os idosos com problemas neurológicos ficam mesmo a achar que tiveram um passeio. Isso desbloqueia o cérebro, e ajuda a recuperar memórias antigas”.

Na casa de repouso Västängsgården, na Suécia, a diretora de atividades Ida Nilsson realiza eventos inteiros nas viagens da idosa Mai Grundel, o que faz com que a idosa se sinta mais ativa. “Na semana passada a Mai percorreu a Noruega a pedalar. Durante o percurso paramos para comer waffles e queijo”, conta de forma divertida.

Apesar das bicicletas estáticas normalmente presentes em ginásios apresentarem uma tecnologia muito semelhante a estas, David Cochrane, CEO da casa de saúde Harbison na Austrália, explica que as duas bicicletas são muito diferentes, pois as pessoas mais velhas nunca estiveram habituadas a ginásios. Agora estas bicicletas permitem que viajem, e consegue tornar os seus dias mais preenchidos com os passeios.

Cochrane diz ainda que “há muitos anos que os idosos não praticavam exercício porque se recusavam a frequentar o ginásio das instalações”. Contrariamente, agora as novas bicicletas “estão sempre ocupadas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …

Investigação a Juan Carlos vai ser arquivada pela Justiça espanhola

A justiça espanhola vai arquivar a investigação ao rei emérito, Juan Carlos, aberta devido a alegados crimes fiscais e branqueamento de capitais, informaram fontes judiciais citadas pelo Confidencial. De acordo com o jornal, Juan Carlos ainda …

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …