“Voos fantasma”. Companhias aéreas “queimam” combustível para assegurar lugar nos aeroportos

Várias companhias aéreas europeias continuam a operar vários voos quase vazios, queimando assim grandes de quantidades de combustíveis em “voos fantasma” para assegurar os seus lugares nos aeroportos.

Para não perderem as suas slots – autorização para levantar e aterrar e usar a estrutura do aeroporto num determinado período de tempo -, várias companhias de aviação veem-se obrigadas a gastar combustível para garantir os seus lugares.

Isto porque existe uma diretiva europeia que dita que os operadores aéreos podem perder as suas faixas horárias se mantiverem os aviões no solo. As companhias têm de fazer pelo menos 80% dos voos nas suas slots para não perderem o espaço.

“A procura por voos comerciais caiu drasticamente devido ao Covid-19. E, às vezes, precisamos de enviar aviões quase vazios para evitar a perda das nossas preciosas slots“, disse à emissora norte-americana CNBC Shai Weiss, diretor executivo da Virgin Atlantic.

Um investigação levada a cabo pelo jornal Times e publicada na semana passada dava já conta que estas normas europeias, que custam milhões às companhias aéreas, está a impulsionar os “voos fantasmas” para dentro e fora de países europeus.

Weiss recordou ainda que noutros momentos de crise – após o 11 de setembro e o surto de SARS, por exemplo – estas regras tornaram-se, durante algum tempo, mais ligeiras, coisa que não está a acontecer atualmente. “Hoje, quando o impacto sobre a procura é maior, há apenas benefícios a curto prazo para slots utilizadas em voos para a China e Hong Kong”.

Nesta segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes britânico, Grant Shapps, enviou uma carta à Comissão Europeia, na qual pede uma suspensão temporária desta regra para pôr fim aos “voos fantasma”, invocando razões “ambientais e financeiras”.

Esta prática já motivou críticas por parte de vários grupos ambientais.

O setor da aviação, a par com o do turismo, é um dos mais afetados pelo novo coronavírus oriundo da China. Neste país, onde nasceu o surto, há companhias que vendem bilhetes por 13 dólares devido à fraca procura.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A loucura instalada na ditadura da UE, claro que os voos fantasma são para baixar a poluição, eis a verdadeira situação na alienada UE

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …