Companhias aéreas e aeroportos rejeitam exigência de vacina

Stina Stjernkvist / EPA

A oposição da indústria da aviação em tornar a vacinação à covid-19 obrigatória está a intensificar, à medida que as aprovações iminentes de vacinas desencadeiam um debate sobre o seu papel nas viagens aéreas.

O Airport Council International (ACI), que representa aeroportos em todo o mundo, juntou-se à maioria das companhias aéreas, que pedem a possibilidade de os passageiros escolherem entre o teste ou a vacina, temendo que uma regra geral impondo a vacinação seja tão prejudicial quanto a quarentena, noticiou na quinta-feria a Reuters.

A australiana Qantas Airways iniciou o debate na semana passada, afirmando que a vacinação seria necessária para os passageiros em voos internacionais.

Mas outras companhias aéreas, e agora aeroportos globais, temem que a espera pelas vacinas impeça as pessoas de viajar até que aquelas sejam amplamente disponibilizadas, prejudicando os negócios na Europa, que tem mercados de aviação domésticos relativamente pequenos.

“Assim como a quarentena paralisou a indústria, uma exigência universal de vacina poderia fazer o mesmo”, disse à Reuters o diretor-geral mundial da ACI, Luis Felipe de Oliveira. “Embora saudemos o rápido desenvolvimento de vacinas, haverá um período considerável antes que estejam amplamente disponíveis”, acrescentou.

“A indústria não pode esperar até que a vacinação esteja disponível em todo o mundo. Durante o período de transição, os testes e vacinas juntos desempenharão um papel fundamental na recuperação da indústria”, sublinhou.

A Austrália indicou que as pessoas que chegam do exterior precisarão ser vacinadas ou optar pelo isolamento, num número limitado de hotéis. O presidente-executivo da Qantas, Alan Joyce, referiu que a política pode se espalhar para outros países, notando que a prova de vacinação já é necessária para a febre amarela em alguns destinos.

O diretor do International Air Transport Association (IATA), Alexandre de Juniac, acredita que tornar as vacinas obrigatórias não funcionaria a nível global.

Shukor Yusof, chefe da consultoria de aviação Endau Analytics, com sede na Malásia, indicou que os países do sudeste asiático adotariam abordagens diferentes sobre os requisitos de vacinas.

O Ministro da Saúde de Taiwan, Chen Shih-chung, declarou na quarta-feira que os “passaportes” covid-19 são uma boa ideia, mas difíceis de colocar em prática. Já o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, pediu na quinta-feira um conjunto comum de reconhecimentos globais para as vacinas covid-19.

David Freedman, especialista em doenças infeciosas dos Estados Unidos (EUA), acredita que mais países seguirão o exemplo da Grã-Bretanha e usarão testes para reduzir o tempo de quarentena. “Para a maioria da população mundial, especialmente no mundo em desenvolvimento, vai demorar anos até que todos que desejam viajar tenham a possibilidade de receber a vacina”, frisou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …