Comissário do euro diz que Portugal pode reduzir austeridade, mas só se reduzir o défice

Giampaolo Squarcina / Flickr

-

O comissário europeu para o euro avisa que Portugal tem de continuar a reduzir o défice nos próximos anos, independentemente das medidas que o Governo que sair das eleições decidir tomar para aliviar a austeridade.

“Cabe às autoridades portuguesas decidir exatamente como podem assegurar o caminho de ajustamento orçamental. Mas a nossa recomendação é acabar com o excesso de défice este ano e continuar com ajustamento nos próximos anos”, afirmou Vladis Dombrovskis, em entrevista à Lusa.

O vice-presidente da Comissão europeia e responsável pela pasta do euro, Valdis Dombrovskis, visita Portugal esta sexta-feira para se reunir com vários membros do Governo e debater as reformas que o país está a levar a cabo e o cumprimento das recomendações da Comissão Europeia.

Na conversa em vésperas de partir para Lisboa, o ex-Primeiro-ministro da Letónia disse que um dos principais temas da visita será “discutir a maneira como as autoridades portuguesas” irão atingir um défice orçamental este ano abaixo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). A Comissão Europeia prevê que este valor fique nos 3,1% que cumprirá a meta de sair de défice excessivo sem novas medidas.

Dombrovskis recusou avançar se a Comissão vai mesmo pedir novas medidas de consolidação orçamental para garantir o cumprimento da meta de défice orçamental, justificando que precisa de “ver os planos do Governo antes de fazer quaisquer comentários”.

Além disso, acrescentou, não é só as perspectivas de cumprimento da meta de défice deste ano que serão avaliadas, mas também dos próximos anos.

No entanto, recusou comentar eventuais impactos orçamentais de medidas que os dois principais partidos anunciaram que vão levar a cabo caso vençam as legislativas, como a reversão dos cortes salariais dos funcionários públicos e o fim da sobretaxa, que o PSD propõe fazer em quatro anos e o PS em dois.

Dombrovskis, que reafirmou que a Comissão não comenta nem intervém em eleições, lembrou apenas que Portugal tem metas de défice para este ano e os próximos cabendo, então, às autoridades portuguesas o caminho escolhido para as atingir.

Quanto à reforma do sistema de pensões, disse que esta não é uma medida imediata, mas para ser feita a médio e longo prazo, considerando que se deve avançar logo que possível e de preferência com um “suporte alargado” entre os partidos e os parceiros sociais.

“Fizemos essa recomendação [de reformar os sistemas de pensões] a vários Estados-membros. A Europa está a envelhecer e temos de tornar os sistemas de pensões sustentáveis. Quanto mais demorarmos a fazer ajustes mais dramático será”, considerou.

Ainda na entrevista à Lusa, o comissário para o euro e diálogo social – que é sempre muito cauteloso com as palavras – reiterou que Portugal fez “muitos esforços” nos últimos anos, “completou com sucesso o programa de resgate e voltou ao crescimento económico”, mas acrescentou que a recuperação ainda é lenta, pelo que tem de ser feito mais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …