Comissão Europeia e Bill Gates lançam parceria de 100 milhões para inovação em energia limpa

Michael Buholzer / World Economic Forum

Bill Gates

A Comissão Europeia e a Breakthrough Energy, empresa de Bill Gates, criaram hoje o fundo de investimento comum Breakthrough Energy Europe (BEE) no valor de 100 milhões de euros para financiar o investimento em novas tecnologias em energias limpas.

Dispondo de uma capitalização de 100 milhões de euros, o fundo irá centrar-se na redução das emissões de gases com efeito de estufa e na promoção da eficiência energética nos setores da eletricidade, dos transportes, da agricultura, da indústria transformadora e dos imóveis na União Europeia (UE), segundo um comunicado do executivo comunitário.

O BEE – que deverá estar operacional no próximo ano e associa financiamento público e capital de risco a longo prazo – irá apoiar empresas europeias inovadoras no desenvolvimento “de tecnologias radicalmente novas no domínio das energias limpas e a assegurar a sua introdução no mercado”, refere um comunicado.

Metade do capital do fundo será assegurada pela Breakthrough Energy e a outra metade pelos instrumentos financeiros com partilha de riscos InnovFin, financiados pelo programa europeu Horizonte 2020.

O Horizonte 2020 é um programa do Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020 e é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação

Temos que reduzir as emissões, até chegarmos às emissões zero, e a resposta para isso é a inovação”, disse Bill Gates, após a assinatura do memorando de entendimento que lançou hoje o BEE.

“Aqui na Europa há muitos cientistas com boas ideias e queremos encontrá-los”, sublinhando que o novo tipo de financiamento é “uma parceria público-privada”.

Por seu lado, Carlos Moedas, o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, salientou que “a parceria entre a UE e Bill Gates é o caminho para o futuro”.

O BEE é um projeto-piloto que poderá ser alargado a outras áreas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas arrasa modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …