Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato.

O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma sossegada área residencial no Dubai, acrescenta 50 dirhams – equivalente 4,59 euros – à conta de qualquer cliente que deixe sobras no final da refeição, informa o portal Time Out Dubai.

A taxa, que foi apresentada assim que o restaurante abriu portas em setembro do ano passado, aplica-se apenas ao pedido do negócio de “hot pot”: um caldo quente que é cozido no centro da mesa, ao qual carne, peixe, tofu, legumes e outros alimentos que são adicionados de acordo com o gosto do consumidor.

Esta oferta custa 49 dirhams (4,50 euros) e inclui duas horas de ingredientes o caldo e bebidas ilimitados. Mas, se o cliente perder o apetite, terá de pagar uma multa que é ainda maior que o preço do prato.

A medida tem como objetivo que os proprietários das instalações reduzam a quantidade de resíduos produzidos pelo restaurante e também ensinam os clientes a pensar antes de encomendar as suas porções.

Há muito tempo que o Dubai tem uma imagem de excesso quando se trata de eventos culinários, como brunches, onde quantidades excessivas de comida preparadas apenas em grandes quantidades são desperdiçadas.

O residente dos Emirados Árabes Unidos produz 2,7 quilos de resíduos por dia, segundo a Dubai Carbon, em termos de alimentos e embalagens. Estima-se também que cerca de 11 mil milhões de euros em alimentos sejam desperdiçados por empresas e consumidores no país.

Para muitos hotéis e restaurantes, especialmente no Dubai, os brunches luxuosos são um grande ponto de venda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …