Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne do animal esteja a aumentar.

O pénis de tigre já era comumente considerado afrodisíaco em vários países asiáticos, mas agora alguns indianos acreditam que também a carne de burro pode aumentar o desejo sexual, atuando ainda na cura de problemas respiratórios como a asma.

Os especialistas em vida selvagem acreditam que estas superstições recentes em torno da carne de burro têm levado a um rápido declínio das populações.

Os ativistas pelos direitos dos animais garantem que os burros estão a ser vítimas de contrabando e são enviados ilegalmente para Andhra Pradesh. Os animais são provenientes de estados como Maharashtra, Karnataka e Tamil Nadu, e posteriormente vendidos às escondidas nos distritos de Krishna, West Godavari, Guntur e Prakasam.

Gopal R. Surabathula, ativista pelos direitos dos animais, contou aos meios de comunicação, que os mercados acontecem todas as quintas e domingos, com pelo menos 100 animais a serem abatidos a cada um dos dias da semana.

Na Índia, a carne de burro não está incluída na categoria “comida animal”, tendo em conta as indicações da Autoridade de Segurança Alimentar e Padrões de Segurança Alimentar, o que torna o seu abate e consumo ilegais.

A carne de burro também é regularmente disfarçada de carne de vaca e vendida a visitantes exteriores do mercado. Por outro lado, a pele de burro é enviada para os mercados chineses, onde há uma grande procura.

Esta não é a primeira vez que surge o problema da venda de carne de burro depois de serem espalhadas falsas crenças. As autoridades de estados como Andhra Pradesh, Telangana e Karnataka levantaram preocupações semelhantes sobre o comércio ilegal de carne de burro em 2017 e 2018.

Existem várias superstições associadas ao consumo de carne de burro, uma delas, e de acordo com a antiga medicina chinesa, é que consumi-la pode aumentar a virilidade e o desejo sexual.

Segundo vários ativistas dos direitos dos animais, a tradição de comer carne de burro na Índia originou-se na região de Stuartpuram, no distrito de Prakasam, uma zona historicamente conhecida por albergar gangues.

Como refere o VICE, a crença não verificada pode ter surgido do mito de que beber sangue de burro melhora a capacidade de corrida de uma pessoa – uma teoria na qual os ladrões em fuga começaram a acreditar.

Atualmente, alguns pescadores também bebem sangue de burro antes de lançarem as suas redes ao mar na Baía de Bengala, na costa do distrito de Prakasam.

No filme de Tollywood Krack, os atores Ravi Teja e Shruti Haasan também geraram polémica quando beberem sangue de burro antes de iniciarem uma corrida.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …