É um comediante. E está perto de vencer a primeira ronda das presidenciais ucranianas

Yaroslav Burdovitsyn / Wikimedia

Volodymyr Zelenskiy, candidato à presidência ucraniana

Nas eleições presidenciais da Ucrânia, há uma surpresa entre os candidatos. Surpreendentemente, o comediante Volodymyr Zelenskiy é o favorito a vencer a primeira ronda de votações.

Novato no mundo da política, Volodymyr Zelenskiy, é um comediante ucraniano que interpreta um presidente fictício num popular programa televisivo do país. Agora, na vida real, está prestes a liderar a primeira ronda da votação para assumir a presidência, segundo avança a agência Reuters.

As sondagens indicam que os ucranianos, exaustos de cinco anos de guerra e corrupção, colocam o atual presidente, Petro Poroshenko, no segundo lugar. Se os resultados da votação se assemelharem às sondagens, uma segundo ronda de votações colocaria Poroshenko e Zelenskiy frente-a-frente.

Trinta e nove candidatos estão na lista para as eleições. Se nenhum candidato atingir 50% dos votos, os dois primeiros se enfrentarão numa segunda ronda a 21 de abril.

“Zelenskiy provavelmente avançará para a segunda ronda, contra Poroshenko ou Tymoshenko [antiga primeira-ministra ucraniana]. Isto significa que será uma disputa entre o novo e o antigo”, disse Robert Brinkley, presidente do Think Thank ucraniano Chatham House.

Resta agora saber se os ucranianos estão tão fartos dos políticos atuais “que vão votar num completo novato, ou se os seus instintos cautelosos virão ao de cima e dirão que é melhor irem com o diabo que conhecem, em vez de alguém completamente desconhecido”, acrescentou Brinkley.

Uma sondagem elaborado pela KIIS dá como favorito Zelenskiy, com 20,9% dos votos. No segundo posto surge Poroshenko com 13,7% e, a completar o pódio, Tymoshenko com 9,7%. Outra sondagem feita pela SOCIS, atribui ainda mais o favoritismo ao comediante ucraniano — com 24,6% dos votos.

Apenas 9% dos ucranianos tem confiança no seu Governo nacional, o valor mais baixo de qualquer eleitorado do mundo, comprovou uma sondagem da Gallup, publicada em março. Apenas 12% dos adultos ucranianos tem confiança na fidedignidade das eleições, enquanto 91% acredita que a corrupção do Governo é generalizada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …