É um comediante. E está perto de vencer a primeira ronda das presidenciais ucranianas

Yaroslav Burdovitsyn / Wikimedia

Volodymyr Zelenskiy, candidato à presidência ucraniana

Nas eleições presidenciais da Ucrânia, há uma surpresa entre os candidatos. Surpreendentemente, o comediante Volodymyr Zelenskiy é o favorito a vencer a primeira ronda de votações.

Novato no mundo da política, Volodymyr Zelenskiy, é um comediante ucraniano que interpreta um presidente fictício num popular programa televisivo do país. Agora, na vida real, está prestes a liderar a primeira ronda da votação para assumir a presidência, segundo avança a agência Reuters.

As sondagens indicam que os ucranianos, exaustos de cinco anos de guerra e corrupção, colocam o atual presidente, Petro Poroshenko, no segundo lugar. Se os resultados da votação se assemelharem às sondagens, uma segundo ronda de votações colocaria Poroshenko e Zelenskiy frente-a-frente.

Trinta e nove candidatos estão na lista para as eleições. Se nenhum candidato atingir 50% dos votos, os dois primeiros se enfrentarão numa segunda ronda a 21 de abril.

“Zelenskiy provavelmente avançará para a segunda ronda, contra Poroshenko ou Tymoshenko [antiga primeira-ministra ucraniana]. Isto significa que será uma disputa entre o novo e o antigo”, disse Robert Brinkley, presidente do Think Thank ucraniano Chatham House.

Resta agora saber se os ucranianos estão tão fartos dos políticos atuais “que vão votar num completo novato, ou se os seus instintos cautelosos virão ao de cima e dirão que é melhor irem com o diabo que conhecem, em vez de alguém completamente desconhecido”, acrescentou Brinkley.

Uma sondagem elaborado pela KIIS dá como favorito Zelenskiy, com 20,9% dos votos. No segundo posto surge Poroshenko com 13,7% e, a completar o pódio, Tymoshenko com 9,7%. Outra sondagem feita pela SOCIS, atribui ainda mais o favoritismo ao comediante ucraniano — com 24,6% dos votos.

Apenas 9% dos ucranianos tem confiança no seu Governo nacional, o valor mais baixo de qualquer eleitorado do mundo, comprovou uma sondagem da Gallup, publicada em março. Apenas 12% dos adultos ucranianos tem confiança na fidedignidade das eleições, enquanto 91% acredita que a corrupção do Governo é generalizada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …