/

É um comediante. E está perto de vencer a primeira ronda das presidenciais ucranianas

Yaroslav Burdovitsyn / Wikimedia

Volodymyr Zelenskiy, candidato à presidência ucraniana

Nas eleições presidenciais da Ucrânia, há uma surpresa entre os candidatos. Surpreendentemente, o comediante Volodymyr Zelenskiy é o favorito a vencer a primeira ronda de votações.

Novato no mundo da política, Volodymyr Zelenskiy, é um comediante ucraniano que interpreta um presidente fictício num popular programa televisivo do país. Agora, na vida real, está prestes a liderar a primeira ronda da votação para assumir a presidência, segundo avança a agência Reuters.

As sondagens indicam que os ucranianos, exaustos de cinco anos de guerra e corrupção, colocam o atual presidente, Petro Poroshenko, no segundo lugar. Se os resultados da votação se assemelharem às sondagens, uma segundo ronda de votações colocaria Poroshenko e Zelenskiy frente-a-frente.

Trinta e nove candidatos estão na lista para as eleições. Se nenhum candidato atingir 50% dos votos, os dois primeiros se enfrentarão numa segunda ronda a 21 de abril.

“Zelenskiy provavelmente avançará para a segunda ronda, contra Poroshenko ou Tymoshenko [antiga primeira-ministra ucraniana]. Isto significa que será uma disputa entre o novo e o antigo”, disse Robert Brinkley, presidente do Think Thank ucraniano Chatham House.

Resta agora saber se os ucranianos estão tão fartos dos políticos atuais “que vão votar num completo novato, ou se os seus instintos cautelosos virão ao de cima e dirão que é melhor irem com o diabo que conhecem, em vez de alguém completamente desconhecido”, acrescentou Brinkley.

Uma sondagem elaborado pela KIIS dá como favorito Zelenskiy, com 20,9% dos votos. No segundo posto surge Poroshenko com 13,7% e, a completar o pódio, Tymoshenko com 9,7%. Outra sondagem feita pela SOCIS, atribui ainda mais o favoritismo ao comediante ucraniano — com 24,6% dos votos.

Apenas 9% dos ucranianos tem confiança no seu Governo nacional, o valor mais baixo de qualquer eleitorado do mundo, comprovou uma sondagem da Gallup, publicada em março. Apenas 12% dos adultos ucranianos tem confiança na fidedignidade das eleições, enquanto 91% acredita que a corrupção do Governo é generalizada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.