Portugal tem “combinação explosiva” que nega direito à habitação

Pedro Nunes / Lusa

Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda

Catarina Martins afirmou esta segunda-feira que “em Portugal há uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação”, referindo-se ao “alojamento local sem regras” e à lei das rendas.

Referindo-se ao “alojamento local sem regras” e à lei das rendas, a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse que, “em Portugal, há uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação”.

“Desde o alojamento local sem regras, a uma lei das rendas que permite a perseguição e expulsão de inquilinos que pagam rendas aceitáveis, até aos vistos gold ou ao regime de não residentes, há em Portugal uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação”, afirmou Catarina Martins no Porto, depois de entregar no tribunal a lista de candidatos às legislativas pelo distrito em que é cabeça-de-lista.

A bloquista alertou ainda que se tem assistido “a cada vez mais gente sem casa porque o mercado do arrendamento se transformou num verdadeiro inferno” e está a expulsar das grandes cidades “inquilinos que pagam rendas aceitáveis”.

Catarina Martins respondeu desta forma quando foi questionada sobre uma notícia divulgada esta segunda-feira pelo Público, relativa a uma família de sete pessoas que “não tem para onde ir a partir de 14 de agosto”, prazo do fim do prolongamento do contrato dado pelo senhorio e que está na lista de espera de atribuição da Câmara do Porto.

A dirigente e deputada do Bloco de Esquerda destacou que “faz parte do programa eleitoral do BE garantir que a habitação é um direito” e defendeu que a Lei de Bases da Habitação, aprovada no fim da legislatura, “dá algum passo para consagrar esse direito” e “tem agora de ser concretizada”.

A cabeça-de-lista do Porto pelo BE às legislativas de outubro entregou esta segunda-feira a lista de candidatos a deputados do Bloco pelo distrito no tribunal, destacando que a mesma “mantêm quem tem estado no parlamento“, junta-lhe “uma enorme renovação” e tem como mandatário o ator Pedro Lamares.

O número dois da lista entregue no tribunal é José Soeiro, de 34 anos, seguindo-se Luís Monteiro, de 26, Maria Manuel Rola, de 35, Bruno Maia, de 37, Fernando Barbosa, de 47, Conceição Sereno, de 55, Adriano Campos, de 34, Cláudia Braga, de 39 e, entre outros, Teresa Summavielle, de 49.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Catarina Martins, à falta de melhor estratégia, ataca tudo e qualquer coisa para obter um qualquer voto nas eleições.
    Deveria ter vergonha de atacar uma tão importante área da economia que, diga-se em boa verdade, foi a ’tábua de salvação’ aquando da última crise económica, tanto mais que, ela própria e outros membros do BE bem conhecidos, mantêm negócios na mesma área que agora ataca…
    ‘Bem prega Frei Tomás, olha pró que ele diz e não pró que ele faz’

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …