Portugal tem “combinação explosiva” que nega direito à habitação

Pedro Nunes / Lusa

Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda

Catarina Martins afirmou esta segunda-feira que “em Portugal há uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação”, referindo-se ao “alojamento local sem regras” e à lei das rendas.

Referindo-se ao “alojamento local sem regras” e à lei das rendas, a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse que, “em Portugal, há uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação”.

“Desde o alojamento local sem regras, a uma lei das rendas que permite a perseguição e expulsão de inquilinos que pagam rendas aceitáveis, até aos vistos gold ou ao regime de não residentes, há em Portugal uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação”, afirmou Catarina Martins no Porto, depois de entregar no tribunal a lista de candidatos às legislativas pelo distrito em que é cabeça-de-lista.

A bloquista alertou ainda que se tem assistido “a cada vez mais gente sem casa porque o mercado do arrendamento se transformou num verdadeiro inferno” e está a expulsar das grandes cidades “inquilinos que pagam rendas aceitáveis”.

Catarina Martins respondeu desta forma quando foi questionada sobre uma notícia divulgada esta segunda-feira pelo Público, relativa a uma família de sete pessoas que “não tem para onde ir a partir de 14 de agosto”, prazo do fim do prolongamento do contrato dado pelo senhorio e que está na lista de espera de atribuição da Câmara do Porto.

A dirigente e deputada do Bloco de Esquerda destacou que “faz parte do programa eleitoral do BE garantir que a habitação é um direito” e defendeu que a Lei de Bases da Habitação, aprovada no fim da legislatura, “dá algum passo para consagrar esse direito” e “tem agora de ser concretizada”.

A cabeça-de-lista do Porto pelo BE às legislativas de outubro entregou esta segunda-feira a lista de candidatos a deputados do Bloco pelo distrito no tribunal, destacando que a mesma “mantêm quem tem estado no parlamento“, junta-lhe “uma enorme renovação” e tem como mandatário o ator Pedro Lamares.

O número dois da lista entregue no tribunal é José Soeiro, de 34 anos, seguindo-se Luís Monteiro, de 26, Maria Manuel Rola, de 35, Bruno Maia, de 37, Fernando Barbosa, de 47, Conceição Sereno, de 55, Adriano Campos, de 34, Cláudia Braga, de 39 e, entre outros, Teresa Summavielle, de 49.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Catarina Martins, à falta de melhor estratégia, ataca tudo e qualquer coisa para obter um qualquer voto nas eleições.
    Deveria ter vergonha de atacar uma tão importante área da economia que, diga-se em boa verdade, foi a ’tábua de salvação’ aquando da última crise económica, tanto mais que, ela própria e outros membros do BE bem conhecidos, mantêm negócios na mesma área que agora ataca…
    ‘Bem prega Frei Tomás, olha pró que ele diz e não pró que ele faz’

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …