Comandos terão ignorado ordem para suspender o curso

(dr) Exército Português

-

O comandante das Forças Terrestres ordenou a paragem da instrução depois de ter sido informado da primeira morte mas os instrutores ignoraram a decisão e continuaram a chamada “Prova Zero”.

Depois da morte de Hugo Abreu, o militar que faleceu, em setembro passado, durante o 127.º curso de Comandos, o comandante das Forças Terrestres ordenou a paragem dos exercícios da chamada “Prova Zero”, decisão que os instrutores terão ignorado.

Segundo apurou o jornal Público, o general Faria Menezes dirigiu-se ao Campo de Tiro de Alcochete mal soube da notícia da morte do jovem de 20 anos e decidiu cancelar toda a formação prevista para o dia seguinte.

A confirmar-se esta informação, os instrutores que decidiram continuar a prova incorrem no crime de insubordinação por desobediência do Código de Justiça Militar, que prevê uma pena entre um a quatro anos de prisão, nas circunstâncias relatadas, isto é, “em tempo de paz e em presença de militares reunidos”.

Cinco oficiais e dois sargentos estão já indiciados pelo Ministério Público por crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física.

A “Prova Zero” dura geralmente três dias seguidos, durante os quais os militares têm poucas horas de descanso. Além disso, a água e a alimentação também são sujeitas a racionamento, escreve o jornal.

Depois da morte de Hugo Abreu, vários instruendos deram também entrada no hospital, nomeadamente o soldado Dylan da Silva, que viria a falecer no hospital enquanto esperava por um transplante de rim.

O curso esteve suspenso depois destes incidentes mas voltou a ser reaberto para os militares terminarem a formação, algo que aconteceu em novembro do ano passado. Apenas 23 de um total de 67 candidatos chegaram ao fim.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …