Comandos terão ignorado ordem para suspender o curso

(dr) Exército Português

-

O comandante das Forças Terrestres ordenou a paragem da instrução depois de ter sido informado da primeira morte mas os instrutores ignoraram a decisão e continuaram a chamada “Prova Zero”.

Depois da morte de Hugo Abreu, o militar que faleceu, em setembro passado, durante o 127.º curso de Comandos, o comandante das Forças Terrestres ordenou a paragem dos exercícios da chamada “Prova Zero”, decisão que os instrutores terão ignorado.

Segundo apurou o jornal Público, o general Faria Menezes dirigiu-se ao Campo de Tiro de Alcochete mal soube da notícia da morte do jovem de 20 anos e decidiu cancelar toda a formação prevista para o dia seguinte.

A confirmar-se esta informação, os instrutores que decidiram continuar a prova incorrem no crime de insubordinação por desobediência do Código de Justiça Militar, que prevê uma pena entre um a quatro anos de prisão, nas circunstâncias relatadas, isto é, “em tempo de paz e em presença de militares reunidos”.

Cinco oficiais e dois sargentos estão já indiciados pelo Ministério Público por crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física.

A “Prova Zero” dura geralmente três dias seguidos, durante os quais os militares têm poucas horas de descanso. Além disso, a água e a alimentação também são sujeitas a racionamento, escreve o jornal.

Depois da morte de Hugo Abreu, vários instruendos deram também entrada no hospital, nomeadamente o soldado Dylan da Silva, que viria a falecer no hospital enquanto esperava por um transplante de rim.

O curso esteve suspenso depois destes incidentes mas voltou a ser reaberto para os militares terminarem a formação, algo que aconteceu em novembro do ano passado. Apenas 23 de um total de 67 candidatos chegaram ao fim.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …