Com um pedaço de drone iraniano na mão, Netanyahu diz que “é tempo de os parar”

PREISS / Handout / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, com um pedaço daquilo que diz ser um drone iraniano

Na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, Benjamin Netanyahu garantiu que Israel agirá contra o Irão se necessário, afirmando que aquele país é a maior ameaça mundial.

Uma semana depois dos ataques aéreos de Israel contra os postos iranianos na Síria e contra o sistema de defesa antiaéreo sírio, Benjamin Netanyahu apelou aos diplomatas e responsáveis de vários países europeus e dos EUA que enfrentem o Irão imediatamente. “Israel não vai permitir que o regime dê um laço de terror em redor do nosso pescoço”.

É tempo de os parar. Eles são agressivos, eles estão a desenvolver mísseis balísticos, eles não estão a inspecionar, eles têm uma auto-estrada para enriquecimento de urânio massivo”, disse Netanyahu, colocando-se lado a lado com Donald Trump no que diz respeito ao fim do acordo nuclear que Washington assinou com Teerão.

Mostrando um fragmento daquilo que diz ser um drone iraniano que entrou no espaço aéreo israelita no mês passado, Netanyahu pediu, segundo o Jornal de Negócios, para não testarem a determinação de Israel.

“Aqui está um pedaço do drone iraniano. Zarif, reconhece isto? Deveria, porque é seu”, acrescentou, dirigindo-se ao ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif.

Zarif considerou as declarações do primeiro-ministro israelita um “circo cartoonista, que nem sequer merece resposta”. No entanto, o governante afirmou mais tarde que o abate de um caça F-16 israelita na Síria destruiu a “chamada invencibilidade” de Israel.

Os ataques aconteceram depois de ter sido intercetado um drone do Irão que se infiltrou no seu espaço aéreo e um F-16 ter sido derrubado quando voltava a Israel, vindo da Síria.

Israel usa a agressão como política contra os seus vizinhos”, frisou Zarif, acusando ainda o Governo de Netanyahu de “represálias em massa contra os seus vizinhos e incursões diárias na Síria e no Líbano”, avança o Público.

“Agiremos, se necessário, não só contra os aliados do Irão, mas também contra o próprio Irão”, sublinhou o líder israelita.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …