Com um pedaço de drone iraniano na mão, Netanyahu diz que “é tempo de os parar”

PREISS / Handout / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, com um pedaço daquilo que diz ser um drone iraniano

Na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, Benjamin Netanyahu garantiu que Israel agirá contra o Irão se necessário, afirmando que aquele país é a maior ameaça mundial.

Uma semana depois dos ataques aéreos de Israel contra os postos iranianos na Síria e contra o sistema de defesa antiaéreo sírio, Benjamin Netanyahu apelou aos diplomatas e responsáveis de vários países europeus e dos EUA que enfrentem o Irão imediatamente. “Israel não vai permitir que o regime dê um laço de terror em redor do nosso pescoço”.

É tempo de os parar. Eles são agressivos, eles estão a desenvolver mísseis balísticos, eles não estão a inspecionar, eles têm uma auto-estrada para enriquecimento de urânio massivo”, disse Netanyahu, colocando-se lado a lado com Donald Trump no que diz respeito ao fim do acordo nuclear que Washington assinou com Teerão.

Mostrando um fragmento daquilo que diz ser um drone iraniano que entrou no espaço aéreo israelita no mês passado, Netanyahu pediu, segundo o Jornal de Negócios, para não testarem a determinação de Israel.

“Aqui está um pedaço do drone iraniano. Zarif, reconhece isto? Deveria, porque é seu”, acrescentou, dirigindo-se ao ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif.

Zarif considerou as declarações do primeiro-ministro israelita um “circo cartoonista, que nem sequer merece resposta”. No entanto, o governante afirmou mais tarde que o abate de um caça F-16 israelita na Síria destruiu a “chamada invencibilidade” de Israel.

Os ataques aconteceram depois de ter sido intercetado um drone do Irão que se infiltrou no seu espaço aéreo e um F-16 ter sido derrubado quando voltava a Israel, vindo da Síria.

Israel usa a agressão como política contra os seus vizinhos”, frisou Zarif, acusando ainda o Governo de Netanyahu de “represálias em massa contra os seus vizinhos e incursões diárias na Síria e no Líbano”, avança o Público.

“Agiremos, se necessário, não só contra os aliados do Irão, mas também contra o próprio Irão”, sublinhou o líder israelita.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …