As forças israelitas lançaram este sábado um ataque contra alvos iranianos na Síria e contra o sistema de defesa antiaéreo sírio, depois de um caça israelita ter sido abatido durante a manhã.
O exército israelita anunciou este sábado um “ataque em larga escala” na Síria. “Doze alvos, incluindo três baterias de defesa aérea e quatro alvos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irão na Síria, foram atacados”, declarou o exército em comunicado.
As baterias antimísseis dispararam contra a aviação israelita durante o ataque, levando à ativação dos alarme antiaéreos nos ocupados Montes Golan, a norte de Israel, pela segunda vez este sábado.
Um caça F-16 israelita foi derrubado pela Síria quando seguia para um raide para atingir um local onde teria saído um drone iraniano que entrou em Israel e que foi intercetado pelo exército israelita.
De acordo com o Público, este é um dos mais graves incidentes entre Israel, o Hezbollah (grupo xiita libanês que combate ao lado do regime de Bashar al-Assad em Damasco) e a Síria desde o início da guerra civil, há quase oito anos, e faz com que muitos temam que seja um sinal da possibilidade de um confronto direto entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irão.
O avião caiu em território israelita e os pilotos foram transportados para um centro de saúde, tendo um ficado gravemente ferido. “O Exército vê os ataques iranianos e a resposta síria como uma violação grave e irregular da soberania israelita“, advertiu um porta-voz militar pouco depois do incidente.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manifestou a sua preocupação com o aumento das forças pró-iranianas na Síria que combatem em conjunto com o Presidente sírio, Bashar Al Asad, assegurando que não irá permitir que se posicionem perto da linha divisória.
Israel afirmou, depois dos ataques deste sábado, que “está preparado para todos os cenários” e que “continuará a atacar quando for necessário”.
ZAP // Lusa
Até que enfim abateram um aviao israelita depois deste entrar em territorio sirio sem autorização. Espero que este acto se multiplique por 10 ou por 100, e que abatam todos os avioes israelitas que entrem ilegalmente na siria. Também está na hora da siria e seus aliados ripostarem de igual modo sobre israel. Por outro lado, gostaria de saber que a siria ou a as tropas iranianas estão na posse dos sistemas S300 e S400 para melhor poderem se defenderem das agressões israelitas. E se a noticia no titulo for verdadeira espero que a siria e os seus aliados consigam derrotar totalmente israel. E a russia anda na siria a fazer o quê??? Turismo??? Se nao ajudam os seus amigos sirios estão lá a fazer o quê??? Para mim a russia tem medo da reacção dos eua, mas nao devia, devia ripostar de imediato logo que um aviao americano ou israelita entre em territorio sirio. E para mim os sistemas anti aereos russos devem ser uma falacia. Como é possivel que os eua bombardeiem tropas do governo legitimo da sirio e nao tenha consequencias????
Você deve ser um terrorista do Hezbollah
Porque????por condenar agressoes dos EUA e de Israel??? Então sou mesmo terrorista. Não é terrorismo os EUA bombardearem o exército nacional de um país e assassinarem 100 soldados???? Agora você ao apoiar este crime, também é terrorista??? E a ocupação ilegal dos montes golan, não é também um acto criminoso é terrorista?? Também apoia, então também é terrorista. Mas eu sou terrorista bom porque apoio a legalidade e você apoia crimes contra nações independentes. Temos pena.
O pior é que os israelitas tem equipamento e treinamento militar suficiente para fazer da Síria e Irão terra queimada se for preciso e, no mínimo, fazer daquilo tudo uma cangalhada. Neste momento Síria e Irão já meteram o rabo entre as pernas porque aos judeus, naquela parte do mundo, nunca ninguém ganhou ou fez frente. Dizer isto, não significa que esteja a ilibar os judeus dos muitos crimes que têm cometido, nomeadamente contra os palestinianos. Mas o criminoso sírio, Bashar Al Asad, não é melhor que o seu homólogo israelita Benjamin Netanyahu. Teoricamente, a Rússia poderia resolver o problema, mas a questão é que ela só é uma potência em armas nucleares que não podem ser usadas em lado nenhum, porque de uma guerra desse tipo não há vencedores.
È por essas e por outras que o irão precisa urgentemente de desenvolver armas nucleares para servirem de factor dissuasivo.
Meterem-se com Israel tem-lhes saído sempre o tiro pela culatra no passado, melhor será mesmo perceberem de uma vez por todas de que Israel tem direito à sua soberania como qualquer outro.
Responder isso significa não conhecer a história da criação do estado de Israel. A mera existencia do estado de Israel resulta do atropelo de soberania.
O que serve de justificação à existencia do estado de Israel, naquele local, poderia servir para ‘devolver’ metade (ou mais) do território Português aos Marroquinos (por exemplo). Bastaria para tal, e à semelhança do que aconteceu com Israel, meia dúzia de paises decidirem.
Se a questão for o respeito pela soberania, os Israelitas têm que ser todos postos de lá para fora e os territórios devolvidos a quem de direito.
A questão Isralita é apenas mais uma ingerencia do Ocidente em áreas e assuntos que não lhe dizem respeito.
Não se esqueçam, ousar criticar a política externa de agressão do governo israelita é racismo.
Os comunas no seu melhor…