/

Com Goucha e sem Rio, Suzana Garcia avança na Amadora (e chovem críticas ao apresentador da TVI)

42

Facebook DR

Suzana Garcia, ex-comentadora da TVI

A advogada Suzana Garcia apresenta, nesta quarta-feira, a sua candidatura à Câmara Municipal da Amadora. A candidata do PSD, com o apoio do CDS, não vai contar com a presença de Rui Rio, mas apresenta Manuel Luís Goucha como trunfo a presidir à sua Comissão de Honra.

Suzana Garcia apresenta a sua candidatura às 19 horas desta quarta-feira, no anfiteatro ao ar livre do Parque Central da Amadora. Nessa altura, vai divulgar as linhas mestras que a vão orientar para as eleições autárquicas que se avizinham.

A candidata do PSD lidera uma coligação com o CDS-PP, o Aliança, o Movimento Partido da Terra (MPT) e o Partido Democrata Republicano (PDR).

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, vai estar no anúncio de candidatura e até vai discursar.

Rui Rio, presidente do PSD, será o grande ausente. Em sua substituição, vai estar presente o vice-presidente do PSD, David Justino.

A candidatura de Suzana Garcia pelo PSD não foi consensual, mas a Comissão Política Nacional acabou por aprovar o seu nome.

Goucha acusado de “branqueamento da extrema-direita”

No anúncio de Suzana Garcia, deve estar presente também Manuel Luís Goucha, o apresentador da TVI, que preside à Comissão de Honra da sua candidatura.

A escolha de Goucha para esse lugar está a gerar algumas críticas, nomeadamente do deputado do PS, Eduardo Barroco de Melo, que considera que Goucha tem contribuído para o “branqueamento da extrema-direita”.

“Os últimos anos têm sido de aproximação a estas ideias e de promoção delas sempre com uma falsa capa de neutralidade“, salienta Eduardo Barroco de Melo, em declarações ao Jornal Económico, a propósito do apresentador de televisão.

Numa publicação no Twitter, o deputado socialista reforça ainda que o facto de presidir à Comissão de Honra da candidatura de Suzana Garcia “vem apenas confirmar aquilo que já se sabia sobre o seu papel no branqueamento da extrema-direita”.

Goucha foi muito criticado, nos últimos anos, por ter entrevistado o líder nacionalista e antigo skinhead Mário Machado, que cumpriu pena de prisão pelo envolvimento na morte do imigrante cabo-verdiano Alcindo Monteiro.

Além disso, também entrevistou o presidente do Chega, André Ventura, aquando da sua candidatura à Presidência da República, tal como fez com todos os outros candidatos.

Nas redes sociais, há várias pessoas a apontarem o dedo a Goucha, como é o caso do jornalista Bruno Carvalho.

“Lembram-se da quantidade de nazis e fascistas que foram reabilitados pelo Goucha na televisão? Lembram-se do Mário Machado a dizer ao Goucha “acha mesmo que eu estaria aqui se fosse homofóbico”?”, questiona Bruno Carvalho no Twitter.

E Manuel Barbosa, membro do Partido Livre, salienta na mesma rede social que a situação lhe deixa “duas certezas”, uma de que “Goucha não é social democrata”, e outra de que “as manhãs da TVI foram objectivamente um palco dissimulado para propaganda extrema direita”.

Também no Twitter, uma conta atribuída ao activista anti-racista Mamadou Ba, ex-deputado do Bloco de Esquerda, critica duramente o apresentador da TVI, salientando que “sai agora definitivamente do armário racista e apoia a candidata racista do PSD na Amadora”.

“Isto vai para lá do sinistro homonacionalismo”, destaca ainda, acusando Goucha de ter tentado “reabilitar Mário Machado, um criminoso nazi homófobo assumido”.

“Podem vir aqui grunhir todos os nazi-fascistas, mas o Goucha é mesmo a expressão do homonacionalismo, isto é, pessoas LGBTQI+ a andarem de braço dado com homófobos, como a vossa criminosa celebridade de cabeça rapada”, atira ainda Mamadou Ba.

Goucha e Suzana Garcia cruzaram-se na televisão quando ela foi comentadora e ele apresentador no programa da TVI “Você na TV”. Por diversas vezes, trocaram elogios e confessaram a admiração mútua.

A advogada tornou-se conhecida com as suas intervenções polémicas nesse programa e chegou até a ser sondada pelo Chega, para se candidatar por este partido, mas recusou.

Susana Valente, ZAP //

42 Comments

  1. Essa abóbora podre que é a Advogada Susana Garcia ter o apoio do vira-casacas que é o Goucha é simplesmente perverso e inaceitável. O Goucha há mt q manifesta uma postura um tanto questionável. Não sei quais as intenções reais dele e nem quero imaginar…

    • Ouça lá, numa democracia as pessoas têm a obrigação de seguir o que o resto da a manda? O que garante que está certa? O que vejo é uma data de gentinha cheia de fel e a engolir mal as divergências de opiniões! Não passam de hipócritas vista que estão sempre a vir com a “conversa” da diversidade e democracia! Mas que raio de democracia defendem então? A que que vai nessas cabeças doentes? Era só o que faltava!

  2. “O gay que tentou reabilitar Mário Machado”. Esta frase do sr. Mamadou Ba não tem nada de homofobia, claro!? Este senhor é mais contra a raça branca. Portanto, homossexual sim, mas que não seja branco!
    Valham-lhe os adiantados mentais deste país.

      • Para acabar esta conversa, que este senhor não merece, diria que só mesmo em Portugal é que esse senhor conseguia ser acolhido, como foi,naturalizado, ter-lhe sido dado o protagonismo que tem e continua a dizer mal do país que lhe dá tudo isto. Haja Deus!!!?

  3. Mamadou Ba, o racista que diz que é preciso matar o homem branco, deixa aqui cair outra máscara.
    Ao referir-se ao Manuel Luís Goucha como ‘Goucha, o gay’, está a dizer mais acerca dele do que acerca do Goucha. Pelos vistos, se não discriminares a Direita, a tua orientação sexual JÁ TE define.
    Gostaria de ver o que têm a dizer os defensores dos direitos das pessoas LGBT acerca deste tweet. Mas é claro que não vão dizer nada

  4. SUSANA GARCIA – De ouvidos tapados deixes as críticas rolarem, pois, quando estiveres eleita, esses mesmos críticos de agora, quando passares em frente deles, verás bocas fechadas e olhos arregalados. Mostres esse teu riso irônico avalizado por tua riqueza intelectual / corporal . É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@@gmail.com

  5. Os nazis esquerdinos saíram em protesto contra o Goucha, e não é que de um momento para o outro pisam as suas próprias bandeiras de luta contra a homofobia e racismo, por aqui se vê a podridão politica e a sua conversa de embalar que não passa de propaganda de caça ao voto para assim assegurarem o lugar na grande manjedoura do parlamento.

  6. Não estão em causa minudências. O sr. Goucha pretende elevar a sua notoriedade, aliando-se a pessoas muito pouco recomendáveis em termos democrático.

  7. O sr.goucha , a mostrar o que sempre
    defendeu , mas tinha medo de mostrar .
    Saiu do armário e agora , que perdeu a vergonha é sempre em frente , esperemos ,se já tiver carta ,que não se esqueca que as retas , tem curvas escondidas , .. para bom entendedor .
    Desse sr. nunca tive surpresas !!
    Cuidem-se , quando vier a reforma , tem de ter um tacho , é boa altura para começar à procura .

  8. Manuel Luis Goucha tem toda a liberdade de integrar a comissão de honra da candidatura de Suzana Garcia à Presidência da Câmara Municipal da Amadora. Suzana Garcia lidera uma lista suportada politicamente por uma coligação que integra dois dos partidos mais tradicionais da Democracia Portuguesa – PSD e CDS. Não encabeça um projeto independente, nem o projeto de uma força política assumidamente de extrema Direita. Do ponto de vista da História e do projeto político daqueles dois partidos, talvez não fosse a candidata mais apta a defender aquelas causas, mas foi o que as bases locais escolheram.
    Depois, o Povo se encarregará de separar as águas, na contagem dos votos. E também, num período mais longo, se encarregará de decidir se continua a ver os programas apresentados por Goucha, ou não…
    Não tenho nada contra o facto de Goucha ter entrevistado André Ventura, uma vez que entrevistou os restantes candidatos à eleição presidencial. E quanto à entrevista a Mário Machado, é uma questão de opção editorial. Num passado ainda relativamente próximo da revolução de 25 de Abril, elementos-chave do Estado Novo foram entrevistados em programas televisivos de grande audiência, como, por exemplo o Embaixador Franco Nogueira ou o empresário António Champalimaud… E, na entrevista a Franco Nogueira, o entrevistador era o insuspeito Miguel Sousa Tavares…
    Finalmente, concordo com o comentador Mardi. Mamadu Ba é um racista negro, que incorpora todos os defeitos daqueles que costuma atacar. E defende as causas que convêm à manutenção da sua visibilidade e do seu projeto contra-cultural.

  9. Que três: a advogada “indignada”, o apresentador “engana velhos com Calcitrin” e o “padreco” do CDS!!
    Realmente é melhor o Rio não aparecer…

  10. Isto só mostra a normalização da extrema esquerda que por aí anda. O Goucha saí em apoio a alguém com quem se identifica e fica tudo escandalizado. Centenas de artistas, todos os anos fazem o frete de apoiar o PCP e o BE e ninguém diz nada… Fica para refletirem.

  11. Sejamos Positivos……Talvez ao contacto desta atraente Mulher, Talvez e digo “talvez” o Sr. M.L.Goucha tenda a mudar de género !,,,,,sabe-se lá ?

    • Até parece que isso significaria que ele seria melhor pessoa ou mais válido. Até parece que os heterosexuais são melhores pesoas ou profissionais. Em geral é bem o contrário, já para não falar no nível de inteligência dos heteros, que em média é muitíssimo inferior.

      • Hahahaaaaa… aqui está mais um “estudo” tirado do “butt”…
        .
        Pessoa pior do que o Goucha também é não é fácil de encontrar… não é qualquer um que tem “estomago” para estar constantemente a vender banha da cobra nos seus programas (onde tem um ordenado principesco, sabendo que está enganar os mais pobres

      • Podia tentar, mas como não tenho jeito para a vigarice nem para o teatro – como aquele que ele faz ao Calcitrin (etc) – não iria longe…
        Também não iria conseguir vender aquelas “banhas da cobra” sabendo que a maioria das vítimas são pessoas com baixos rendimentos e até a passar dificuldades.
        Mas é assim que ele é milionário, a fazer esses programas de inspiração brasileira, onde ele é tipo um pastor da IURD!…

      • Simplesmente “hilariante” !….A (medição) de inteligência, mede-se por o comentário do Sr. ou talvez Sra. Melo tudo isto sem querer de forma nenhuma ofender o Comentador Melo !

      • Ganhe juízo, porque inteligência estamos a ver que não possui. Agora essa, para si, mede-se pela forma de como se vive a sexualidade? Essa é nova! O que mais irão inventar!

  12. Pouco resta da democracia em Portugal! Esse Mamadou deveria ser expulso de todos os cargos que ocupa, protegido pelo bloco e pago com os nossos impostos! Os restantes comentadores de bancada precisam ler a definição de democracia no dicionário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.