“Com cautela e sem pressa”. Depois das creches, Noruega reabre escolas para 250 mil alunos

Esta segunda-feira, a Noruega reabriu as escolas aos mais de 250 mil alunos do 1.º ciclo, depois de cinco semanas de aulas à distância. Neste país, o regresso à nova normalidade faz-se “com cautela e sem pressa”.

Na semana passada, as autoridades de saúde da Noruega permitiram que as creches e os jardins de infância reabrissem.

Esta segunda-feira, 250 mil alunos do 1º ciclo, com entre 6 e 10 anos, regressaram às escolas. Uma escola em Asker limitou as aulas a 15 crianças por professor.

O regresso à “normalidade” foi feito apertadas regras de higiene, como a lavagem das mãos, e promovendo o distanciamento social.

O ministro da Saúde, Bent Høie, assegurou, citado pelo Observador, que deixar as crianças voltar à escola não terá efeito sobre a propagação do vírus, mas não hesitará em “encerrar rapidamente” todos os estabelecimentos de ensino caso a curva epidemiológica se altere.

“Se não conseguirmos conter o vírus, vamos apertar as medidas novamente”, disse Høie. “Precisamos de fazer esse trabalho juntos, porque já vimos que é muito fácil perder o controlo da infeção”.

Os números mais recentes revelam um total de 7.533 pessoas infetadas pela covid-19. Apenas 122 necessitaram de hospitalização, mas os mortos ultrapassaram os 200 durante o fim de semana.

A Noruega tem conseguido manter a taxa de transmissão (R0) à volta dos 0,7. Com uma taxa de infeção (número de pessoas infetadas por cada infetado) sempre abaixo de 1, o país foi preparando a estratégia para o desconfinamento “com cautela e sem pressa”, como admitiu Høie.

Além das escolas e dos transportes públicos, o governo autorizou também a abertura de dentistas, cabeleireiros e institutos de beleza.

Segundo um estudo realizado pela empresa de seguros FM Global, a Noruega é o país mais bem preparado para dar a volta à crise económica provocada pelo novo coronavírus, seguido pela Dinamarca, Suíça, Alemanha e Finlândia.

1,4 milhões instalaram uma app que rastreia covid-19

Este sábado, de acordo com o Observador, o Instituto de Saúde Pública da Noruega (FHI) revelou que 1.427.000 pessoas – a Noruega tem 5,5 milhões de habitantes – instalaram a Smittestopp, uma app que avisa os utilizadores se estiveram em contacto com alguém com covid-19 em troca dos seus dados.

A app de instalação voluntária utiliza dados Bluetooth e de localização dos utilizadores para medir a eficácia das medidas de contenção da pandemia. Através de uma análise em massa de dados agregados, teoricamente anónima, quem tiver a app pode saber se esteve em contacto com alguém infetado com o novo coronavírus.

A primeira-ministra norueguesa chegou a referir que seria a solução para “recuperar a liberdade e a vida quotidiana antes da pandemia” e instou a população a instalá-la.

De acordo com a revista Forbes, o aparente sucesso desta app veio com críticas de proteção de dados e problemas de cibersegurança. Na descrição da app, os responsáveis assumem que nem sempre conseguem proteger a identidade dos cidadãos.

Também têm surgido outras críticas relacionadas com o procedimento utilizado para criar a app. A empresa pública que ficou responsável por a construir, a Simula, recebeu o projeto por ajuste direto. Inicialmente, ia utilizar 9 milhões de coroas norueguesas (781 mil euros) para a desenvolver. Contudo, ao longo de 2020, espera-se que gaste 45 milhões de coras norueguesas (3,9 milhões de euros).

Em Portugal, a app monitorCovid19.pt será de uso voluntário e permitirá aos utilizadores descobrir casos de contacto próximo com infetados pelo novo coronavírus. No entanto, para ser eficaz, a app tem de ser instalada por 60% dos utilizadores de smartphones.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …