Na Colômbia, a “rebelião dos grisalhos” lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Mário Cruz / Lusa

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da “rebelião dos grisalhos”, na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial.

Na Colômbia, a “rebelião dos grisalhos” lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua e igualdade em relação ao resto da população. Agora, ganhou uma importante batalha: a juíza deu-lhes razão, considerando que o rígido isolamento que o Governo impôs aos idosos é exagerado.

O Governo de Iván Duque decretou que os idosos ficassem em casa até setembro, num conjunto de medidas restritivas que previam um confinamento rigoroso para a população mais idosa. No entanto, segundo o El País, um “grupo de ilustres septuagenários” decidiu não se conformar com as medidas.

O grupo queixou-se de que essa decisão do Governo violava os seus direitos à igualdade, liberdade e ao livre desenvolvimento da personalidade e uma juíza acabou por lhes dar razão, tendo ficado decidido que algumas dessas medidas deixariam de ser aplicadas até que o Tribunal Constitucional defina novas orientações ou a legalidade das mesmas.

A “rebelião dos grisalhos”, liderada pelo ex-ministro Rudolf Hommes, conquistou ainda outros direitos, nomeadamente no que diz respeito ao exercício ao ar livre, às condições de isolamento e algumas garantias sobre as formas de combate aos riscos físicos e mentais.

“Os maiores de 70 anos estavam a ser submetidos a um tratamento discriminatório e exagerado“, disse a juíza, aquando da decisão judicial, na sexta-feira.

O ministro da Saúde da Colômbia discorda, argumentando que as medidas eram razoáveis e assentes em análises científicas que visavam a proteção daquele segmento da população. Segundo valores do início da semana passada, quase 48,9% dos óbitos diziam respeito a maiores de 70 anos.

A Colômbia, com cerca de 50 milhões de habitantes, é o sexto país da América Latina com mais vítimas mortais por covid-19 e o quinto relativamente a casos confirmados. Aquele território já superou as 4.000 vítimas mortais pelo novo coronavírus e regista mais de 120 mil casos confirmados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …