Na Colômbia, a “rebelião dos grisalhos” lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Mário Cruz / Lusa

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da “rebelião dos grisalhos”, na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial.

Na Colômbia, a “rebelião dos grisalhos” lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua e igualdade em relação ao resto da população. Agora, ganhou uma importante batalha: a juíza deu-lhes razão, considerando que o rígido isolamento que o Governo impôs aos idosos é exagerado.

O Governo de Iván Duque decretou que os idosos ficassem em casa até setembro, num conjunto de medidas restritivas que previam um confinamento rigoroso para a população mais idosa. No entanto, segundo o El País, um “grupo de ilustres septuagenários” decidiu não se conformar com as medidas.

O grupo queixou-se de que essa decisão do Governo violava os seus direitos à igualdade, liberdade e ao livre desenvolvimento da personalidade e uma juíza acabou por lhes dar razão, tendo ficado decidido que algumas dessas medidas deixariam de ser aplicadas até que o Tribunal Constitucional defina novas orientações ou a legalidade das mesmas.

A “rebelião dos grisalhos”, liderada pelo ex-ministro Rudolf Hommes, conquistou ainda outros direitos, nomeadamente no que diz respeito ao exercício ao ar livre, às condições de isolamento e algumas garantias sobre as formas de combate aos riscos físicos e mentais.

“Os maiores de 70 anos estavam a ser submetidos a um tratamento discriminatório e exagerado“, disse a juíza, aquando da decisão judicial, na sexta-feira.

O ministro da Saúde da Colômbia discorda, argumentando que as medidas eram razoáveis e assentes em análises científicas que visavam a proteção daquele segmento da população. Segundo valores do início da semana passada, quase 48,9% dos óbitos diziam respeito a maiores de 70 anos.

A Colômbia, com cerca de 50 milhões de habitantes, é o sexto país da América Latina com mais vítimas mortais por covid-19 e o quinto relativamente a casos confirmados. Aquele território já superou as 4.000 vítimas mortais pelo novo coronavírus e regista mais de 120 mil casos confirmados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …