Consumo de ovos e de alimentos ricos em colesterol não aumenta risco de AVC

Um estudo revela que o consumo de alimentos ricos em colesterol dietético e o consumo de um ovo por dia não contribui para aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

A saga relativa ao consumo de ovos não é nova e tem agora um novo capítulo. Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Finlândia Oriental e publicado este mês no The American Journal of Clinical Nutrition mostra que o consumo de ovos e de alimentos ricos em colesterol dietético não está associado a um maior risco de AVC.

Alguns estudos deram conta de uma associação entre a alta ingestão de colesterol dietético e o aumento do risco de acidente vascular cerebral. Outros estudos indicavam que o consumo de ovos, ricos em colesterol, reduziam o risco de AVC.

No entanto, o Tech Explorist destaca que na maioria das pessoas, o colesterol dietético desempenha um papel mínimo nos níveis de colesterol sérico. Porém, há exceções em que portadores do fenótipo da apolipoproteína E tem o metabolismo do colesterol altamente afetado. Nesses casos, o efeito do colesterol dietético consegue ser maior.

Os cientistas finlandeses focaram-se também nesse aspeto, para verem até que ponto é que o consumo de alimentos ricos em colesterol dietético podem aumentar o risco de AVC em pessoas portadores deste fenótipo. Só na Finlândia, cerca de um terço das pessoas são portadoras.

No seu estudo, os cientistas não encontraram nenhuma associação entre os portadores deste fenótipo. O consumo de um ovo por dia ou o consumo de alimentos ricos em colesterol não influenciaram a probabilidade de acidente vascular cerebral.

Entre 1984 e 1989 foram recolhidos dados de 1950 finlandeses com idades compreendidas entre os 42 e os 60 anos. Vinte e um anos depois, 217 desses homens tiveram acidentes vasculares cerebrais. Contudo, o estudo mostrou que nem o consumo de ovos, nem os alimentos ricos em colesterol foram associados ao AVC.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …

Variante inglesa em 29 países europeus. Estirpe do Brasil mais transmissível (e ilude sistema imunitário)

A variante britânica do SARS-CoV-2, presente em 29 países da União Europeia, é responsável por mais de metade das infeções totais. A estirpe detetada no Brasil, apesar de pouco prevalecente na Europa, pode ter uma …

EUA extraditam pai e filho acusados de ajudar Ghosn a fugir do Japão

Dois norte-americanos, pai e filho, procurados por ajudar o ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, a escapar do Japão numa caixa, foram entregues à custódia japonesa esta segunda-feira. De acordo com o jornal britânico The Guardian, Michael …

Até à Páscoa "as coisas devem ficar como estão", diz António Lacerda Sales

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu, em entrevista ao SAPO24, que foram cometidos erros desde o início da pandemia e defendeu que até à Páscoa "as coisas devem ficar como estão". Um …

Trabalhar no Interior. Benefícios fiscais tiveram impacto de 27 milhões (e programa deve ser prorrogado)

Os benefícios fiscais previstos no Programa de Valorização do Interior (PVI) tiveram um impacto de cerca de 27 milhões de euros em 2020, revelou o Ministério da Coesão Territorial, destacando a aprovação de projetos …

Regulador da aviação trava construção do aeroporto do Montijo

O parecer negativo das câmaras do Seixal e da Moita e a não emissão por Alcochete levaram a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) a recusar emitir um parecer prévio de viabilidade do aeroporto do …

França aprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Única dose das vacinas reduz hospitalização nos mais idosos

O Governo francês alargou a idade de toma da vacina da AstraZeneca, que estava reservada para pessoas entre os 50 e os 64 anos. A partir de agora, pessoas com até 75 anos também vão …

OMS diz que é prematuro e "não realista" pensar-se que a pandemia acaba este ano

O diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS diz que é prematuro pensar-se que a pandemia termina até ao fim do ano, mas que é possível é reduzir as hospitalizações e as transmissões …

A escolha de Moedas para Lisboa (ou de como Marcelo puxou os cordelinhos no PSD)

Rui Rio foi forçado a confirmar o nome de Carlos Moedas como candidato do PSD à Câmara de Lisboa depois de ter havido uma fuga de informação para a imprensa. E há quem especule que …