Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte precoce.
Um estudo publicado dia 15 de março, no Journal of the American Medical Association, e realizado por investigadores da Universidade de Northwestern, sugere que um consumo excessivo e contínuo de ovos pode trazer problemas de saúde a médio-longo prazo.
A conclusão da investigação vem contrariar outro estudo realizado, que concluía que comer até 12 ovos por semana não aumentava os riscos cardiovasculares em pessoas com pré-diabetes ou diabetes tipo 2. No entanto, esta nova teoria vem desiludir os amantes de ovos.
As conclusões retiradas da investigação mostram que comer 300 miligramas de colesterol dietético por dia foi associado a um risco 17% maior de doença cardiovascular e a um risco 18% maior de mortes por outras causas.
A outra principal conclusão foi que comer entre três e quatro ovos por semana foi associado a um risco 6% maior de doença cardiovascular e a um risco 8% maior de qualquer causa de morte.
“O importante a reter é em relação ao colesterol, que se mostra elevado em ovos, especialmente nas gemas”, disse a autora do estudo, Norrina Allen. “Como parte de uma dieta saudável, as pessoas precisam de consumir quantidades menores de colesterol. Pessoas que consomem menos colesterol têm menor risco de doenças cardíacas”, acrescentou.
Um ovo grande tem 186 miligramas de colesterol dietético na gema, segundo refere o estudo. Outros alimentos como carne vermelha, carne processada e manteiga têm também um alto teor de colesterol.
Antes de 2015, comer menos de 300 miligramas de colesterol dietético por dia era a recomendação das diretrizes americanas. No entanto, estas omitiam um limite diário para o colesterol dietético. As diretrizes também incluem o consumo semanal de ovos como parte de uma dieta saudável.
Os autores do estudo sugerem que as diretrizes em relação à dieta nos EUA sejam revistas, uma vez que os resultados da investigação contrariam as recomendações feitas.
Devo parar de comer ovos?
Com base no estudo, as pessoas não devem deixar de consumir ovos, mas sim diminuir a ingestão de alimentos ricos em colesterol. De acordo com Zhong, os ovos e a carne vermelha são boas fontes de nutrientes importantes, como aminoácidos essenciais, ferro e colina.
Os investigadores sugerem o consumo de claras, em vez de ovos inteiros — ou então que se consuma com moderação, de forma a manter uma dieta saudável. “Queremos lembrar as pessoas que há colesterol nos ovos, especificamente nas gemas, e isso tem um efeito prejudicial”, disse Allen.
“O nosso estudo mostra que se duas pessoas têm exatamente a mesma dieta e a única diferença na dieta eram os ovos, então era possível medir diretamente o efeito do consumo de ovos nas doenças cardíacas”, disse Allen.
“Descobrimos que o colesterol, independentemente da fonte de ingestão, estava associado a um risco aumentado de doença cardíaca“, rematou o investigador.
Calma, é só às 4as e 6as…..
Uma coisa parece-me certa. Até agora sempre ouvi dizer que um copo de vinho por dia só faz bem à saúde. O problema é que agora os copos são enormes e levam quase uma garrafa inteira.
Não é mau “outra vez” =] Sempre foi mau, os estudos é que são imperfeitos, involuntaria ou deliberadamente.
coma ovos… nao coma, sardinhas fazem ma ou bem ou assim assim ? e o atum? em lata? banha de porco? oleo de coco…. e bom e mal? ….
todo o mundo anda confuso por causa do excesso de informaçao
em muitas areas o sistema opressor da sociedade decidiu uniformizar a informaçao e nao deixar que as noticias alternativas possam chegar ao grande publico…assim temos que andar ao sabor dos interesses da grande inteligencia mundial….. e de preferencia coma o que comer coma tudo mastigado e digerido. de preferencia … assim sera eterno e nao havera doença que chegue basta fazer um pacto com o demo…. veja as mumias que ainda andam e andaram por ai……mesmo mortas e enterradas ainda conseguem ser guias e idolos de muitas avantesmas.
Os ovos são do melhor alimento que existe a questão é que os chamados ovos do supermercado não são ovos mas óvulos e aí é que está o problema. Os ovos para serem ovos tem de ser galados pelo galo, ou seja terem o feminino e o masculino na mesma unidade que é o ovo. Ora os ovos de aviário não são galados por isso são óvulos por isso não fazem bem ao contrário do ovo. Deve-se comer uns 4 a 6 ovos por dia é um excelente regenerador celular.
Independentemente se são galados ou não, se são regeneradores celulares ou não, se são de supermercado ou do galinheiro do vizinho, o que é certo é que todos têm colesterol e gordura saturada portanto causam aterosclerose e doenças cardiacas, o maior assassino humano a nível mundial. Portanto não interessa muito serem bons para uma coisa se causarem a doença actualmente mais mortífera. Serem nutritivos não quer dizer que sejam saudáveis, apenas quer dizer que têm nutrientes. Visto que há muitas outras fontes de nutrientes que não contêm os mesmos problemas que os ovos, continuar a come-los passa a ser só uma má aposta.
Estude lá bem a história das gorduras saturadas E DO AÇÚCAR, ao longo da historia da indústria farmacêutica.
o lobby do açúcar corrompeu os estudos para que se saísse favorável nos seus estudos encomendados e fizeram das gorduras saturadas o bicho papão.
E fique sabendo que interessa sim se são ovos de aviário, de galinhas criadas em gaiolas minúsculas, alimentadas a rações geneticamente modificadas ou ovos de galinhas criadas ao ar livre, com alimentação biológica, como sempre foram alimentadas há milénios. A diferença, meu caro, é ABISMAL.
“E fique sabendo que interessa sim se são ovos de aviário, de galinhas criadas em gaiolas minúsculas, alimentadas a rações geneticamente modificadas ou ovos de galinhas criadas ao ar livre, com alimentação biológica, como sempre foram alimentadas há milénios. A diferença, meu caro, é ABISMAL.”
Bem… na verdade a diferença é: praticamente NENHUMA!!
.
Um artigo muito bem feito que demente completamente esse mito:
“Ovos de solo, ar livre ou biológicos são mais saudáveis e nutritivos?”
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2019-02-20-Ovos-de-solo-ar-livre-ou-biologicos-sao-mais-saudaveis-e-nutritivos-
Ninguém está a tentar glorificar o açucar, ambos têm problemas, mas os estudos mais recentes controlam centenas de critérios e conntinuam a comprovar que especificamente colesterol e gordura saturada causam aterosclerose.
E já agora, está a argumentar que as galinhas ao ar livre não têm gordura saturada nem colesterol? Ou que a gordura saturada não faz mal à saúde? Ou ambos? Independentemente da resposta a realidade não se rebaixa perante opiniões:
1. Galinhas, seja de que condições forem (aviário, ar livre, com antibioticos, organicas, etc) todas têm gordura saturada e colesterol visto que são animais e todos os animais têm gordura saturada e colesterol.
2. Gordura saturada e colesterol criar placa aterosclerotida aumentando assim o risco de doenças cardiacas.
Normalmente morre-se de 2 coisas cancro ou coração ninguém escapa de morrer por isso mais vale os ovos que a coisa é mais fulminante! O que lhe posso dizer é o seguinte como 6 ovos por dia e perdi peso e baixei o colesterol, tenho 60 anos e agora nesta idade vejo-me na contingencia de ter de arranjar uma amiga colorida que a minha velha já corre comigo. Por isso vivam os ovos!
Exacto! Vivam os ovos! E as galinhas! E os pintos machos que não têm utilidade para a industria e são triturados conscientes no primeiro dia de vida! Viva!
E já agora, ser atropelado por um carro ainda é mais fulminante do que cancro ou doenças cardiacas, se calhar devia considerar esse plano de contingencia.
Foi a American Medical Association quem inventou o colesterol abominável e por conseguinte os medicamentos para o combater que são só os mais vendidos em todo o mundo e os que mais dinheiro distribuem por milhões de abomináveis parasitas que vivem à custa da saúde de quem amedrontado por eles toma estas porcarias todos os dias , como é que querem que eles digam bem dos ovos que lhe estragam o negócio da galinha dos ovos de ouro que são as vastatinas.
Ora alguém acordado para a realidade.
Esses são os mesmos que dizem que as estatinas fazem muito bem! LOL
Indústria farmacêutica lucra à custa da doença.
Charlatão, perdão, Dr. Manuel Pinto Coelho és tu?!
Tu é que deves ser aquele careca do norte que diz mal de toda a gente e só espalha desinformação!
É… e os teus argumentos = ZERO!!
Não sou careca – até tenho cabelo a mais, e se estás a falar do Scimed, esquece: aquilo é para quem sabe ler, tem sentido crítico e com alguma e inteligência!!
Para ti há religiões, astrólogos, a Maya, etc… e, quando estiveres mesmo doente não vás ao hospital nem uses medicamentos – come ovos e reza muito e, depois anda cá contar o resultado!…
Pois… O problema é que se deixam de tomar as estatinas morrem de ataque cardíaco, é chato. Agora, as estatinas fazem bem? Fazem bem a determinadas coisas e mal a outras, mas se não tivessem o colesterol alto não precisavam de estatinas nem de nada. Deixem os ovos para as galinhas e comam bróculos.
Se tiveres uma gaja boa eu como-a, isto dos ovos está a dar-me vida nova!
Não tens nenhuma em casa é? Não faz mal, gasta menos em ovos que poupas para outras coisas 😉
Então deixe de tomar medicamentos. Pode ser que esteja a fazer um favor a todos. Tenha mais respeito pelos trabalhadores que lutam para melhorar a sua vida ingrata.
Não sei não, eu tive um problema sério no coração depois dos exames que fiz o médico falou que meu coração estava por um fio de cabelo para estourar, passei a comer no mínimo dois ovos por dia no último exame que fiz, o médico falou que meu coração está cem por cento saudável e normal, devido ao problema que tive meu coração, ele inchou ou cresceu, meu triglicerídeos hoje está em 141 e meu colesterol está excelente, como disse o José Fontoura o ovo tem que ser galado ou caipira este só faz bem
100% mentira.
No Brasil há muitos milagres… o que interessa é acreditar!!
Até os corações funcionam ao contrário…
Dissonância cognitiva… é o que eu acho.
Os ovos são um bom regenerador celular, não deixam q a visão se degrade, têm todos os nutrientes essenciais a vida, em diversos estudos científicos quando ingerido 30 ovos por dia durante 90 dias fez BAIXAR o colesterol. Etc. Muito Importante: não pode fritar no óleo d supermercado pq esse é hidrogenado para conservar na prateleira do supermercado, esse sim causa doenças cardiovasculares. Aliás essas doenças surgiram a partir d 1910,
Meu deus, tanta treta junta. Apostava 200€ que não tem um único artigo científico a suportar qualquer dessas afirmações, quanto mais consenso científico.
Foi a American Medical Association quem inventou o colesterol abominável e por conseguinte os medicamentos para o combater que são só os mais vendidos em todo o mundo e os que mais dinheiro distribuem por milhões de abomináveis parasitas que vivem à custa da saúde de quem amedrontado por eles toma estas porcarias todos os dias , como é que querem que eles digam bem dos ovos que lhe estragam o negócio da galinha dos ovos de ouro que são as vastatinas.
Nem mais! Há aqui gente contra os ovos porque lhes estragam o negócio da vigarice das vastatinas!
E agora a ciência é tipo dogma religioso, eles aldrabam os estudos para favorecer as conclusões que querem e querem esmagar as pessoas com essa pseudo ciência. Que filhos da mãe!
Mas quais vastatinas?!
Chamam-se estatinas e salvam MILHÕES de pessoas por ano!
Os ovos estragam o negócio das estatinas?!
Só em cabeças com bastantes limitações, tipo as dos religiosos, dos terra-plana, etc, etc…
Eles? Eles quem?
A ciência não é nenhuma empresa nem vende NADA!…
A ciência faz estudos para quem paga, as universidades são financiadas por quem? Particularmente as médicas que se tornaram reféns dos laboratórios.
Quem é que compra os equipamentos caríssimos dos hospitais, particularmente os que tem consumíveis? A medicina está refém dos negócios, veja a denuncia agora feita na Madeira, só não vê quem não quer!
PS- errata onde se lê vastatinas no post anterior é estatinas como muito bem chamou a atenção, foi a única coisa certa que disse.
Ah?!…
Tu andas mesmo todo baralhado!…
A ciência “faz estudos”?!
Quem faz estudos são os cientistas, não é a ciência!…
A ciência é “apenas” o conhecimento adquirido através de estudo/pratica sistemática – não “faz estudos” de NADA!…
Universidades médicas?!
O que é isso?
As universidades portugueses (e europeias em geral) que formam médicos, são financiadas pelos Estados; não por “laboratórios” – isso é lá para as Américas!!
O que tem o tal caso da Madeira a ver com medicina (ou ciência)?!
Pois, ZERO!…
Com essas divagações (sem qualquer sentido!), curiosamente, não respondeste à minha única questão:
“Os ovos estragam o negócio das estatinas?!”
Quando/onde é que isso aconteceu?
Não estragam o negócio porque as pessoas no geral não os comem em quantidade, o pessoal está mais voltado para a carne e peixe, mas tem o potencial de estragar o negócio se es pessoas abrirem os olhos. Eu prefiro ovos a carne as minhas analises estão excelentes. Quanto aos financiamentos toda a medicina está refém dos laboratórios, isso toda a gente sabe, basta terem amigos ou familiares que sejam da propaganda médica!
Pelos vistos andam com os ovos como com o universo, todos os dias aparecem afirmações e no dia seguinte outras contrárias, ou há álcool a mais ou ciência a menos!
Cada vez que esse povo faz um estudo a respeito de algum alimento vem uma conclusão diferente, como confiar? Continuarei consumindo ovos diariamente sem nenhuma culpa…
Essa foi a técnica usada pela industria tabaqueira: “A dúvida é o nosso produto” diziam eles. E o pessoal continuou a enterrar-se. Essa táctica já é muito conhecida. Não se deixem enganar, nem se baseiem nas instituições. Olhem para os estudos e para quem os financiou. Os estudos imparciais (não financiados pela industria dos ovos) são mais que claros, não há dúvidas nenhumas: Ovos aumentam o colesterol. Colesterol causa aterosclerose. Aterosclerose causa doenças cardiacas. Isto está mais que estudado.
Não sei não, eu tive um problema sério no coração depois dos exames que fiz o médico falou que meu coração estava por um fio de cabelo para estourar, deixei de comer ovos por completo, foi a única alteração que fiz, no último exame que fiz, o médico falou que meu coração está cem por cento saudável e normal, devido ao problema que tive meu coração, ele inchou ou cresceu, meu triglicerídeos hoje está em 130 e meu colesterol está excelente, como disse o Luis não interessa se o ovo é galado ou de supermercado, é prejudicial na mesma
Compreendo que as estatinas estejam a perder terreno. Aliás, se repararem JAMA apoia as estatinas.
Bom em toda estas contradicoes ja agora alguem me sabe dizer o porque do aumento do cancro em portugal tem aumentado tanto eu acho que a resposta e simples” negocio e mais negocio” !!!