Colégios privados queriam continuar aulas, mas vão acatar decisão do Governo

Rodrigo Antunes / Lusa

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) esteve esta sexta-feira reunida de forma a apurar se os colégios privados podiam ou não dar aulas apesar da interrupção decretada pelo Governo no âmbito do combate à pandemia.

O Conselho de Ministros desta quinta-feira decretou “a suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário”. No entanto, muitas instituições de ensino privado, mostraram intenções de continuar as atividades letivas.

Esta quinta feira, o presidente da AEEP, Rodrigo Queirós e Melo, tinha informado publicamente que havia colégios a manifestarem a sua intenção de dar os 15 dias de férias, mas que outros pretendiam continuar com atividades letivas, apesar da decisão governamental.

No entanto, o ministro Tiago Brandão Rodrigues afirmou à noite, em declarações aos jornalistas, que “esta é uma interrupção letiva para todos”, referindo-se às escolas públicas, privadas e cooperativas. A AEEP reuniu-se então para conferenciar sobre a legitimidade das escolas privadas continuarem as atividades letivas ou não.

Segundo a Sábado, no fim da reunião foi enviada uma indicação aos colégios a informar que os mesmos não devem ter aulas. Se na quinta-feira, na reunião com a Associação, foi transmitido aos diretores escolares que não havia impedimento legal ao acompanhamento dos alunos a distância promovido pelos colégios, a publicação do novo decreto alterou a perceção.

No Decreto n.º 3-C/2021, na alínea a), do 1.º ponto, do art. 31.º-A, o governo suspende “As atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário”.

Depois de analisar o decreto, a AEEP esclareceu que o mesmo é claro “quanto à suspensão de atividades educativas (pré-escolar) letivas (1.º ciclo ao ensino secundário) em estabelecimentos de ensino, incluindo os particulares e cooperativos”, dando assim orientações para que não se avancem com as aulas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É o que é.
    Quem não gosta, deve passar a gostar. É como os gays: ninguém os aceita, mas isso tem de acontecer, porque as coisas sucedem para melhorar a vida das pessoas. 🙂

  2. Em boa verdade, não se percebe por que do 10º ano para a frente não se tem aulas pelos meios informáticos utilizados em Março e Abril do ano passado, num momento em que a expansão da pandemia só será atalhado com dois meses ou dois meses e meios de confinamento… a menos que se esteja à espera de uma quarta vaga (sim, porque também há quem esteja ganhar muito dinheiro com os confinamentos), hipótese que não é descartar, pelo simples fato de ser evidente de que fechar escolas por 15 dias é o mesmo que tê-las abertas o ano inteiro. Num momento em que já nos morreram vizinhos, conhecidos e amigos e em que muitos outros estão internados sem que possamos minimamente escrutinar o estado em que se encontram, é momento de dizer basta, que se salvem as pessoas porque sem elas uma economia não serve para nada. Acorde Sr. 1º ministro e faça acordar aquele sr. ministro da educação, de quem agora não recordo o nome (sem prejuízo da sua honorabilidade).

RESPONDER

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …