/

Colégios com contratos de associação vão perder mais 268 turmas

3

Tiago A. Pereira / Flickr

-

Os colégios com contrato de associação vão perder apoios em mais 268 turmas no ano letivo 2018/2019, afirma o Ministério da Educação.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias, que adianta ainda que o aviso de abertura dos respetivos concursos será conhecido esta terça-feira. As escolas encontrarão apenas apoios para 88 turmas de início de ciclo para o 7.º ano de escolaridade e outras 126 para o 12.º ano, num total de 214 vagas.

No entanto, as turmas do 5.º ano serão reforçadas, o que significa que o total de turmas de início de ciclo aprovadas para 2017/18 chega às 366, mais 111 do que no último ano.

A redução de apoios traduz-se numa poupança de cerca de 21,5 milhões de euros para os cofres do Estado. Somados os números do ano passado, em dois anos letivos o número de turmas apoiadas é reduzido em 478, para um total de 1006 em 2017/18.

As verbas investidas nestes contratos baixam aproximadamente 54,5 milhões de euros, passando o investimento do Estado a totalizar cerca de 81 milhões de euros.

ZAP //

3 Comments

  1. A História está mal contada!
    Sim é verdade que as verbas investidas nestes contratos vão baixar mas é o que ninguém diz é o que o estado está a investir a mais ao arrecadar estes estudantes para o ensino público, ou seja mais professores mais funcionários para balançar o aumento dos estudantes nas escola públicas, mais despesas nas próprias instalações das escola públicas, materiais escolares, alimentação, etc ….
    P.F. contêm as duas versões e vão ver que provavelmente um aluno fica mais caro no público do que manter estes contratos . . . . .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.