Colecção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou três novos exemplares em Bragança

Maria Cavaco Silva (foto: presidencia.pt)

Maria Cavaco Silva (foto: presidencia.pt)

A coleção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou hoje três novos exemplares oferecidos em Bragança na inauguração de uma exposição com a presença do presidente da República na qualidade de convidado.

Cavaco Silva foi hoje acompanhante da mulher na inauguração da exposição com cerca de 200 presépios da coleção pessoal da primeira-dama que podem ser visitados até 26 de janeiro, no Museu Abade de Baçal, em Bragança.

Maria Cavaco Silva não sabe ao certo o número dos que compõem a sua coleção pessoal. “São talvez três vezes mais” do que os expostos em Bragança, e hoje cresceu com mais três exemplares.

Um deles é “particularmente caro” à primeira-dama portuguesa por ter sido elaborado em xisto e doado pelas meninas do Lar de São Francisco de Bragança, para quem vão reverter as receitas da exposição.

Os outros dois presépios foram oferecidos, um pela Câmara Municipal de Bragança, com representações da ruralidade e das tradições locais, também presentes no terceiro construído com o barro de Pinela, das famosas Cantarinhas de Bragança, em forma de pombal e onde a sagrada família foi substituído pelos típicos Caretos, os mascarados das festas de inverno.

Maria Cavaco Silva realçou “o caráter solidário” que as exposições da sua coleção têm sempre inerente e ela própria comprou o bilhete e o catálogo da que inaugurou hoje, em Bragança.

A inauguração de hoje foi acompanhada por parte da família, nomeadamente alguns dos netos que já são autores de presépios desta coleção que vai aumentando há décadas, como a própria contou.

“A vida que eu tenho tido tem-me permitido alargar muito o leque, tenho um gosto muito especial pelo presépio português, o presépio de artesão, mas também erudito”, partilhou com os jornalistas.

Nas viagens que faz aumenta também a coleção com ofertas e compras pessoais.

“Não compro mais nada, mas quando regresso trago sempre presépios”, contou.

Não consegue eleger um em particular e considera que a sua coleção já é de todos os portugueses, tantas foram as vezes que já foi mostrada, também lá fora, nomeadamente em Espanha.

Faz questão de estar sempre presente na inauguração destas exposições e hoje foi uma das poucas vezes em que o marido, o presidente da República, foi acompanhante, papel que habitualmente lhe pertence.

Também na coleção de presépios há “uma parceria”, como partilhou a primeira-dama, mencionado alguns exemplares oferecidos pelo marido.

“Ele também gosta imenso de presépios”, garantiu, falando em nome de Cavaco Silva que hoje não fez declarações públicas, em Bragança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …

Nova espécie de planta fóssil descoberta em Gondomar

Annularia noronhai foi encontrada no meio da cidade de Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época. Uma nova espécie de planta já …