Colecção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou três novos exemplares em Bragança

Maria Cavaco Silva (foto: presidencia.pt)

Maria Cavaco Silva (foto: presidencia.pt)

A coleção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou hoje três novos exemplares oferecidos em Bragança na inauguração de uma exposição com a presença do presidente da República na qualidade de convidado.

Cavaco Silva foi hoje acompanhante da mulher na inauguração da exposição com cerca de 200 presépios da coleção pessoal da primeira-dama que podem ser visitados até 26 de janeiro, no Museu Abade de Baçal, em Bragança.

Maria Cavaco Silva não sabe ao certo o número dos que compõem a sua coleção pessoal. “São talvez três vezes mais” do que os expostos em Bragança, e hoje cresceu com mais três exemplares.

Um deles é “particularmente caro” à primeira-dama portuguesa por ter sido elaborado em xisto e doado pelas meninas do Lar de São Francisco de Bragança, para quem vão reverter as receitas da exposição.

Os outros dois presépios foram oferecidos, um pela Câmara Municipal de Bragança, com representações da ruralidade e das tradições locais, também presentes no terceiro construído com o barro de Pinela, das famosas Cantarinhas de Bragança, em forma de pombal e onde a sagrada família foi substituído pelos típicos Caretos, os mascarados das festas de inverno.

Maria Cavaco Silva realçou “o caráter solidário” que as exposições da sua coleção têm sempre inerente e ela própria comprou o bilhete e o catálogo da que inaugurou hoje, em Bragança.

A inauguração de hoje foi acompanhada por parte da família, nomeadamente alguns dos netos que já são autores de presépios desta coleção que vai aumentando há décadas, como a própria contou.

“A vida que eu tenho tido tem-me permitido alargar muito o leque, tenho um gosto muito especial pelo presépio português, o presépio de artesão, mas também erudito”, partilhou com os jornalistas.

Nas viagens que faz aumenta também a coleção com ofertas e compras pessoais.

“Não compro mais nada, mas quando regresso trago sempre presépios”, contou.

Não consegue eleger um em particular e considera que a sua coleção já é de todos os portugueses, tantas foram as vezes que já foi mostrada, também lá fora, nomeadamente em Espanha.

Faz questão de estar sempre presente na inauguração destas exposições e hoje foi uma das poucas vezes em que o marido, o presidente da República, foi acompanhante, papel que habitualmente lhe pertence.

Também na coleção de presépios há “uma parceria”, como partilhou a primeira-dama, mencionado alguns exemplares oferecidos pelo marido.

“Ele também gosta imenso de presépios”, garantiu, falando em nome de Cavaco Silva que hoje não fez declarações públicas, em Bragança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …