Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

(dr) Sotheby's

Fotografia da Abadia de Westminster, em Londres, em 1843

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês.

A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão “50 obras-primas para comemorar os 50 anos das fotografias da Sotheby’s“, que reúne alguns dos nomes mais importantes do meio. A coleção de 200 imagens é, “indiscutivelmente, o lote mais importante de fotografias do século XIX já lançado no mercado”.

De acordo com a CNN, as fotografias de Talbot retratam cenas do início da Grã-Bretanha vitoriana, incluindo arquitetura, botânica e vida quotidiana na década de 1840. Há, também, alguns retratos de familiares e amigos na coleção.

O acervo é composto por mais de 70 fotografias avulsas e três álbuns de imagens impressas. Também inclui versões raras da publicação de Talbot: Sun Pictures in Scotland (Fotogafias de Sol na Escócia), que documenta as suas viagens pela Escócia, bem como várias partes da sua célebre obra The Pencil of Nature (O Lápis da Natureza).

A cadeia televisiva salienta que algumas das imagens mais conhecidas do fotógrafo estão entre as 191 que vão a leilão, incluindo uma que mostra a Coluna de Nelson, um monumento, agora famoso, em construção em 1844.

Segundo a responsável do Departamento de Fotografia da Sotheby’s, Emily Bierman, o valor da coleção não reside apenas na sua idade e condição, mas na sua variedade e integridade.

“Com o passar dos anos, estas fotografias tornaram-se cada vez mais difíceis de encontrar, porque estão em coleções privadas ou institucionais“, disse. “Ter uma coleção completa, um arquivo (…) é algo que nem poderíamos imaginar.”

“As fotografias incluem uma grande mistura de estudos pessoais, assim como imagens das suas viagens e de monumentos importantes (…) embora algumas das maiores surpresas sejam definitivamente os retratos”, acrescentou, referindo-se a imagens raras da mãe de Talbot e do famoso escritor Thomas Moore.

A Sotheby’s estima que o leilão deverá render entre 250 mil e 420 mil euros. Se tal acontecer, a venda vai ultrapassar o recorde anterior de uma coleção de fotografias de Talbot, estabelecido na Sotheby’s em 2018, quando uma cópia de The Pencil of Nature foi comprada por 230 mil euros.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica na iminência)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …