Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

(dr) Sotheby's

Fotografia da Abadia de Westminster, em Londres, em 1843

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês.

A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão “50 obras-primas para comemorar os 50 anos das fotografias da Sotheby’s“, que reúne alguns dos nomes mais importantes do meio. A coleção de 200 imagens é, “indiscutivelmente, o lote mais importante de fotografias do século XIX já lançado no mercado”.

De acordo com a CNN, as fotografias de Talbot retratam cenas do início da Grã-Bretanha vitoriana, incluindo arquitetura, botânica e vida quotidiana na década de 1840. Há, também, alguns retratos de familiares e amigos na coleção.

O acervo é composto por mais de 70 fotografias avulsas e três álbuns de imagens impressas. Também inclui versões raras da publicação de Talbot: Sun Pictures in Scotland (Fotogafias de Sol na Escócia), que documenta as suas viagens pela Escócia, bem como várias partes da sua célebre obra The Pencil of Nature (O Lápis da Natureza).

A cadeia televisiva salienta que algumas das imagens mais conhecidas do fotógrafo estão entre as 191 que vão a leilão, incluindo uma que mostra a Coluna de Nelson, um monumento, agora famoso, em construção em 1844.

Segundo a responsável do Departamento de Fotografia da Sotheby’s, Emily Bierman, o valor da coleção não reside apenas na sua idade e condição, mas na sua variedade e integridade.

“Com o passar dos anos, estas fotografias tornaram-se cada vez mais difíceis de encontrar, porque estão em coleções privadas ou institucionais“, disse. “Ter uma coleção completa, um arquivo (…) é algo que nem poderíamos imaginar.”

“As fotografias incluem uma grande mistura de estudos pessoais, assim como imagens das suas viagens e de monumentos importantes (…) embora algumas das maiores surpresas sejam definitivamente os retratos”, acrescentou, referindo-se a imagens raras da mãe de Talbot e do famoso escritor Thomas Moore.

A Sotheby’s estima que o leilão deverá render entre 250 mil e 420 mil euros. Se tal acontecer, a venda vai ultrapassar o recorde anterior de uma coleção de fotografias de Talbot, estabelecido na Sotheby’s em 2018, quando uma cópia de The Pencil of Nature foi comprada por 230 mil euros.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …