/

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

(dr) Sotheby's

Fotografia da Abadia de Westminster, em Londres, em 1843

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês.

A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão “50 obras-primas para comemorar os 50 anos das fotografias da Sotheby’s“, que reúne alguns dos nomes mais importantes do meio. A coleção de 200 imagens é, “indiscutivelmente, o lote mais importante de fotografias do século XIX já lançado no mercado”.

De acordo com a CNN, as fotografias de Talbot retratam cenas do início da Grã-Bretanha vitoriana, incluindo arquitetura, botânica e vida quotidiana na década de 1840. Há, também, alguns retratos de familiares e amigos na coleção.

O acervo é composto por mais de 70 fotografias avulsas e três álbuns de imagens impressas. Também inclui versões raras da publicação de Talbot: Sun Pictures in Scotland (Fotogafias de Sol na Escócia), que documenta as suas viagens pela Escócia, bem como várias partes da sua célebre obra The Pencil of Nature (O Lápis da Natureza).

A cadeia televisiva salienta que algumas das imagens mais conhecidas do fotógrafo estão entre as 191 que vão a leilão, incluindo uma que mostra a Coluna de Nelson, um monumento, agora famoso, em construção em 1844.

Segundo a responsável do Departamento de Fotografia da Sotheby’s, Emily Bierman, o valor da coleção não reside apenas na sua idade e condição, mas na sua variedade e integridade.

“Com o passar dos anos, estas fotografias tornaram-se cada vez mais difíceis de encontrar, porque estão em coleções privadas ou institucionais“, disse. “Ter uma coleção completa, um arquivo (…) é algo que nem poderíamos imaginar.”

“As fotografias incluem uma grande mistura de estudos pessoais, assim como imagens das suas viagens e de monumentos importantes (…) embora algumas das maiores surpresas sejam definitivamente os retratos”, acrescentou, referindo-se a imagens raras da mãe de Talbot e do famoso escritor Thomas Moore.

A Sotheby’s estima que o leilão deverá render entre 250 mil e 420 mil euros. Se tal acontecer, a venda vai ultrapassar o recorde anterior de uma coleção de fotografias de Talbot, estabelecido na Sotheby’s em 2018, quando uma cópia de The Pencil of Nature foi comprada por 230 mil euros.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.