Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

(dr) Sotheby's

Fotografia da Abadia de Westminster, em Londres, em 1843

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês.

A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão “50 obras-primas para comemorar os 50 anos das fotografias da Sotheby’s“, que reúne alguns dos nomes mais importantes do meio. A coleção de 200 imagens é, “indiscutivelmente, o lote mais importante de fotografias do século XIX já lançado no mercado”.

De acordo com a CNN, as fotografias de Talbot retratam cenas do início da Grã-Bretanha vitoriana, incluindo arquitetura, botânica e vida quotidiana na década de 1840. Há, também, alguns retratos de familiares e amigos na coleção.

O acervo é composto por mais de 70 fotografias avulsas e três álbuns de imagens impressas. Também inclui versões raras da publicação de Talbot: Sun Pictures in Scotland (Fotogafias de Sol na Escócia), que documenta as suas viagens pela Escócia, bem como várias partes da sua célebre obra The Pencil of Nature (O Lápis da Natureza).

A cadeia televisiva salienta que algumas das imagens mais conhecidas do fotógrafo estão entre as 191 que vão a leilão, incluindo uma que mostra a Coluna de Nelson, um monumento, agora famoso, em construção em 1844.

Segundo a responsável do Departamento de Fotografia da Sotheby’s, Emily Bierman, o valor da coleção não reside apenas na sua idade e condição, mas na sua variedade e integridade.

“Com o passar dos anos, estas fotografias tornaram-se cada vez mais difíceis de encontrar, porque estão em coleções privadas ou institucionais“, disse. “Ter uma coleção completa, um arquivo (…) é algo que nem poderíamos imaginar.”

“As fotografias incluem uma grande mistura de estudos pessoais, assim como imagens das suas viagens e de monumentos importantes (…) embora algumas das maiores surpresas sejam definitivamente os retratos”, acrescentou, referindo-se a imagens raras da mãe de Talbot e do famoso escritor Thomas Moore.

A Sotheby’s estima que o leilão deverá render entre 250 mil e 420 mil euros. Se tal acontecer, a venda vai ultrapassar o recorde anterior de uma coleção de fotografias de Talbot, estabelecido na Sotheby’s em 2018, quando uma cópia de The Pencil of Nature foi comprada por 230 mil euros.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, …