Coleção de cérebros de vítimas do nazismo descoberta na Alemanha

H. L. Clyn Hughes / Wikimedia

Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.

Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.

Uma coleção de cérebros de vítimas do nazismo foi descoberta durante a reconstrução do Instituto de Psiquiatria Max Planck em Munique, na Alemanha.

A descoberta foi feita em 2015, mas foi divulgada recentemente por uma estação de rádio do exército israelita.

De acordo com uma publicação do Instituto, os cerca de 100 cérebros humanos encontrados pertenciam ao neuro-cientista alemão Julius Hallervorden, que terá sido chefe do departamento de neuropatologia, em 1938, antes de iniciar experiências macabras durante a Segunda Guerra Mundial.

Os investigadores sugerem que Hallervorden recebia amostras cerebrais de Josef Mengele – um médico alemão conhecido pelas experiências com prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz – logo, os cérebros deverão pertencer a prisioneiros executados e doentes mentais.

Josef Mengele, conhecido como “o Anjo da Morte“, realizou experiências terríveis durante o período nazista – que incluíam tentativas de mudar a cor dos olhos através de injeções de substâncias químicas em crianças e diversas amputações.

O diretor do Centro Internacional de Pesquisa do Holocausto, Dan Macham, afirmou que a descoberta divulgada não é completamente surpreendente.

“Sabemos que as experiências foram realizadas e que nem tudo foi apagado e enterrado. Quem pensa que este capítulo está completamente terminado está enganado”, adiantou.

O Instituto está a examinar as amostras recolhidas e os restos mortais identificados irão ser enterrados numa vala comum com os nomes na lápide.

“Devemos reconhecer a nossa responsabilidade, e o nosso dever é dar uma identidade aos mortos”, explicou o presidente do Instituto, Martin Stratmann.

Entre 1940 e 1945, o Instituto Kaiser Wilhelm – que é atualmente o Instituto de Psiquiatria Max Planck – recebeu e examinou várias centenas de cérebros das vítimas dos assassinatos em massa que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, o maior genocídio do século XX.

BZR, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se forem bons e ainda estiverem em sofrível estado,mandem-nos para Portugal,porque,creio,farão muito arranjo em situações de emergência e não só-.Penso eu.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …