Coleção de cérebros de vítimas do nazismo descoberta na Alemanha

H. L. Clyn Hughes / Wikimedia

Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.

Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.

Uma coleção de cérebros de vítimas do nazismo foi descoberta durante a reconstrução do Instituto de Psiquiatria Max Planck em Munique, na Alemanha.

A descoberta foi feita em 2015, mas foi divulgada recentemente por uma estação de rádio do exército israelita.

De acordo com uma publicação do Instituto, os cerca de 100 cérebros humanos encontrados pertenciam ao neuro-cientista alemão Julius Hallervorden, que terá sido chefe do departamento de neuropatologia, em 1938, antes de iniciar experiências macabras durante a Segunda Guerra Mundial.

Os investigadores sugerem que Hallervorden recebia amostras cerebrais de Josef Mengele – um médico alemão conhecido pelas experiências com prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz – logo, os cérebros deverão pertencer a prisioneiros executados e doentes mentais.

Josef Mengele, conhecido como “o Anjo da Morte“, realizou experiências terríveis durante o período nazista – que incluíam tentativas de mudar a cor dos olhos através de injeções de substâncias químicas em crianças e diversas amputações.

O diretor do Centro Internacional de Pesquisa do Holocausto, Dan Macham, afirmou que a descoberta divulgada não é completamente surpreendente.

“Sabemos que as experiências foram realizadas e que nem tudo foi apagado e enterrado. Quem pensa que este capítulo está completamente terminado está enganado”, adiantou.

O Instituto está a examinar as amostras recolhidas e os restos mortais identificados irão ser enterrados numa vala comum com os nomes na lápide.

“Devemos reconhecer a nossa responsabilidade, e o nosso dever é dar uma identidade aos mortos”, explicou o presidente do Instituto, Martin Stratmann.

Entre 1940 e 1945, o Instituto Kaiser Wilhelm – que é atualmente o Instituto de Psiquiatria Max Planck – recebeu e examinou várias centenas de cérebros das vítimas dos assassinatos em massa que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, o maior genocídio do século XX.

BZR, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se forem bons e ainda estiverem em sofrível estado,mandem-nos para Portugal,porque,creio,farão muito arranjo em situações de emergência e não só-.Penso eu.

RESPONDER

Juan Carlos I comunicou ao Rei que vai viver para fora de Espanha

O rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. Numa …

Jesus no Benfica por dois anos. "Não vim para me reformar"

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Jorge Jesus foi …

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …