Coleção de arte privada de David Bowie vendida por 36,5 milhões de euros

Wolfram Kastl / EPA

Aspecto do hall da Sotheby’s durante o leilão “Bowie / Collector”

A coleção privada de pinturas e esculturas do músico britânico David Bowie, que morreu em janeiro, foi vendida por um total de 31,5 milhões de libras (36,5 milhões de euros) num leilão da Sotheby’s de Londres.

O leilão, realizado durante dois dias e concluído na tarde de sexta-feira, incluía 356 obras de arte que pertenceram a David Bowie.

A obra mais cara – “Air Power” – quadro do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat, foi vendida por 7,1 milhões de libras (8,1 milhões de euros), na quinta-feira.

Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme “Basquiat” (1996), no qual interpretou o rei da ‘pop art’, Andy Warhol.

O quadro de Basquiat – que morreu de ‘overdose’ em 1988, aos 27 anos – foi um dos 47 objetos de arte da coleção de David Bowie leiloados na quinta-feira pela leiloeira internacional Sotheby’s.

A maioria das peças leiloadas na quinta-feira eram obras de arte moderna de autores britânicos, vendidas por um total de 24,3 milhões de libras (27,9 milhões de euros).

No leilão de dois dias, outra pintura de Basquiat – “Untitled” – atingiu o dobro do valor estimado, sendo vendida por 2,3 milhões de libras (2,7 milhões de euros).

(dr) Sotheby’s London

“Untitled”, Jean-Michel Basquiat (1984)

Outra obra destacada foi “Head of Gerda Boehm”, um retrato do britânico Frank Auerbach, vendido por 3,7 milhões de libras (4,3 milhões de euros).

Também foram arrematadas “Witmess” e “Trevalgan” de Peter Lanyon, por 797.000 libras (907.863 euros) e 305.000 libras (347.426 euros), respetivamente.

Entre as esculturas da coleção leiloadas destaca-se “Family Group”, um trabalho de Henry Moore, que foi leiloado por 581.000 libras (661.817 euros) e “Large Idol”, do artista escocês William Turnbull, vendido por 317.000 libras (361.095 euros).

Antes da licitação, as obras estiveram expostas durante dez dias na Sotheby’s em Londres, sob o nome “Bowie Collector”.

Como parte dessa exposição, a 04 de novembro, a galeria esteve aberta durante toda a noite para conferências, visitas guiadas à coleção e exibição de um documentário.

Uma pequena parte da coleção do músico – cerca de 30 peças – já tinha sido exibida em julho e agosto em Londres, em Los Angeles e Nova Iorque em setembro, e em Hong Kong em outubro.

Durante a sua longa carreira, David Bowie mostrou um grande interesse pela arte, o qual transmitiu ao público através da música, vídeos, maquilhagem, entre outros, e também através da pintura e desenhos, que chegou a exibir em várias galerias durante os anos 90.

David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, “Blackstar”, gravado quando já se encontrava doente.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …