Coleção de arte privada de David Bowie vendida por 36,5 milhões de euros

Wolfram Kastl / EPA

Aspecto do hall da Sotheby’s durante o leilão “Bowie / Collector”

A coleção privada de pinturas e esculturas do músico britânico David Bowie, que morreu em janeiro, foi vendida por um total de 31,5 milhões de libras (36,5 milhões de euros) num leilão da Sotheby’s de Londres.

O leilão, realizado durante dois dias e concluído na tarde de sexta-feira, incluía 356 obras de arte que pertenceram a David Bowie.

A obra mais cara – “Air Power” – quadro do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat, foi vendida por 7,1 milhões de libras (8,1 milhões de euros), na quinta-feira.

Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme “Basquiat” (1996), no qual interpretou o rei da ‘pop art’, Andy Warhol.

O quadro de Basquiat – que morreu de ‘overdose’ em 1988, aos 27 anos – foi um dos 47 objetos de arte da coleção de David Bowie leiloados na quinta-feira pela leiloeira internacional Sotheby’s.

A maioria das peças leiloadas na quinta-feira eram obras de arte moderna de autores britânicos, vendidas por um total de 24,3 milhões de libras (27,9 milhões de euros).

No leilão de dois dias, outra pintura de Basquiat – “Untitled” – atingiu o dobro do valor estimado, sendo vendida por 2,3 milhões de libras (2,7 milhões de euros).

(dr) Sotheby’s London

“Untitled”, Jean-Michel Basquiat (1984)

Outra obra destacada foi “Head of Gerda Boehm”, um retrato do britânico Frank Auerbach, vendido por 3,7 milhões de libras (4,3 milhões de euros).

Também foram arrematadas “Witmess” e “Trevalgan” de Peter Lanyon, por 797.000 libras (907.863 euros) e 305.000 libras (347.426 euros), respetivamente.

Entre as esculturas da coleção leiloadas destaca-se “Family Group”, um trabalho de Henry Moore, que foi leiloado por 581.000 libras (661.817 euros) e “Large Idol”, do artista escocês William Turnbull, vendido por 317.000 libras (361.095 euros).

Antes da licitação, as obras estiveram expostas durante dez dias na Sotheby’s em Londres, sob o nome “Bowie Collector”.

Como parte dessa exposição, a 04 de novembro, a galeria esteve aberta durante toda a noite para conferências, visitas guiadas à coleção e exibição de um documentário.

Uma pequena parte da coleção do músico – cerca de 30 peças – já tinha sido exibida em julho e agosto em Londres, em Los Angeles e Nova Iorque em setembro, e em Hong Kong em outubro.

Durante a sua longa carreira, David Bowie mostrou um grande interesse pela arte, o qual transmitiu ao público através da música, vídeos, maquilhagem, entre outros, e também através da pintura e desenhos, que chegou a exibir em várias galerias durante os anos 90.

David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, “Blackstar”, gravado quando já se encontrava doente.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …