Coleção de arte privada de David Bowie vendida por 36,5 milhões de euros

Wolfram Kastl / EPA

Aspecto do hall da Sotheby’s durante o leilão “Bowie / Collector”

A coleção privada de pinturas e esculturas do músico britânico David Bowie, que morreu em janeiro, foi vendida por um total de 31,5 milhões de libras (36,5 milhões de euros) num leilão da Sotheby’s de Londres.

O leilão, realizado durante dois dias e concluído na tarde de sexta-feira, incluía 356 obras de arte que pertenceram a David Bowie.

A obra mais cara – “Air Power” – quadro do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat, foi vendida por 7,1 milhões de libras (8,1 milhões de euros), na quinta-feira.

Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme “Basquiat” (1996), no qual interpretou o rei da ‘pop art’, Andy Warhol.

O quadro de Basquiat – que morreu de ‘overdose’ em 1988, aos 27 anos – foi um dos 47 objetos de arte da coleção de David Bowie leiloados na quinta-feira pela leiloeira internacional Sotheby’s.

A maioria das peças leiloadas na quinta-feira eram obras de arte moderna de autores britânicos, vendidas por um total de 24,3 milhões de libras (27,9 milhões de euros).

No leilão de dois dias, outra pintura de Basquiat – “Untitled” – atingiu o dobro do valor estimado, sendo vendida por 2,3 milhões de libras (2,7 milhões de euros).

(dr) Sotheby’s London

“Untitled”, Jean-Michel Basquiat (1984)

Outra obra destacada foi “Head of Gerda Boehm”, um retrato do britânico Frank Auerbach, vendido por 3,7 milhões de libras (4,3 milhões de euros).

Também foram arrematadas “Witmess” e “Trevalgan” de Peter Lanyon, por 797.000 libras (907.863 euros) e 305.000 libras (347.426 euros), respetivamente.

Entre as esculturas da coleção leiloadas destaca-se “Family Group”, um trabalho de Henry Moore, que foi leiloado por 581.000 libras (661.817 euros) e “Large Idol”, do artista escocês William Turnbull, vendido por 317.000 libras (361.095 euros).

Antes da licitação, as obras estiveram expostas durante dez dias na Sotheby’s em Londres, sob o nome “Bowie Collector”.

Como parte dessa exposição, a 04 de novembro, a galeria esteve aberta durante toda a noite para conferências, visitas guiadas à coleção e exibição de um documentário.

Uma pequena parte da coleção do músico – cerca de 30 peças – já tinha sido exibida em julho e agosto em Londres, em Los Angeles e Nova Iorque em setembro, e em Hong Kong em outubro.

Durante a sua longa carreira, David Bowie mostrou um grande interesse pela arte, o qual transmitiu ao público através da música, vídeos, maquilhagem, entre outros, e também através da pintura e desenhos, que chegou a exibir em várias galerias durante os anos 90.

David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, “Blackstar”, gravado quando já se encontrava doente.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …