Colaboradores do advogado de Trump detidos por financiamento ilegal de campanha

Michael Reynolds / EPA

Duas das principais testemunhas dos democratas no processo de destituição de Donald Trump foram detidos esta quinta-feira por suspeita de fraude relacionada com financiamento de campanhas eleitorais.

Dois colaboradores do advogado pessoal de Donald Trump foram detidos esta quinta-feira e vão ser presentes num tribunal da Virgínia, nos Estados Unidos.

Segundo o Público, os dois detidos, Lev Parnas e Igor Fruman, ajudaram Rudolph Giuliani (advogado de Trump) a pressionar a Ucrânia a investigar o candidato Joe Biden, que está a concorrer contra Trump para as eleições do próximo ano.

Ambos estão a ser acusados de conspiração por “contornar as leis federais contra a influência estrangeira”, referindo-se às eleições de 2016, quando Trump se tornou Presidente dos Estados Unidos da América.

O The Washington Post adianta que os dois colaboradores são suspeitos de participação num esquema “para canalizar dinheiro estrangeiro para candidatos a cargos federais e estaduais, com o objetivo de exercerem uma potencial influência sobre os candidatos, as campanhas e os gabinetes dos candidatos”.

Parnas é natural da Ucrânia e doou 50 mil dólares para a primeira campanha política de Donald Trump. No ano passado, surgiu associado ao advogado do Presidente por facilitar uma ligação entre Giuliani e o procurador-geral ucraniano, Victor Shokin. Este ano, o nome de Parnas e Fruman voltaram a estar em destaque por organizarem uma reunião entre Giuliani e o sucessor do procurador-geral da Ucrânia.

De acordo com o Expresso, além de Parnas e Fruman, estão também acusados de fraude eleitoral David Correia e Andrey Kukushkin – o primeiro é cidadão norte-americano e o segundo ucraniano. Os quatro acusados têm todos nacionalidade norte-americana mas só três estão sob custódia das autoridades, porque Kukushkin está em fuga.

Em julho, Trump falou ao telefone com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, e pediu-lhe uma investigação criminal contra Joe Biden e o seu filho, Hunter. A conversa esteve na origem das investigações contra o ex-empresário e podem levar a um processo de impugnação do Presidente norte-americano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …