Coimbra será a primeira cidade no mundo com iluminação pública totalmente LED

Alesa Dam / Flickr

-

Coimbra tornar-se-á a “primeira cidade do mundo 100% LED” na iluminação pública, no âmbito do projeto europeu Transparense, anunciou hoje a Universidade de Coimbra.

A cidade alcançará esse marco até 2015, conseguindo “uma poupança energética da ordem dos 70%” com a “instalação de cerca de 35 mil luminárias” com tecnologia de díodo emissor de luz (LED, na sigla em inglês para “light-emitting diode”).

A instalação das luminárias na rede de iluminação pública de Coimbra integra-se num dos projetos-piloto de contratos de desempenho energético (CDE), que vai ser desenvolvido no âmbito do Transparense e “deverá estar concluído em 2015”.

O projeto-piloto relacionado com “iluminação pública eficiente no município de Coimbra” será acompanhado por uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC).

O processo de instalação das cerca de 35 mil luminárias estará a cargo das empresas de Coimbra ISA (Intelligent Sensing Anywhere) e MRG (Manuel Rodrigues Gouveia), adianta uma nota divulgada pela universidade.

O projeto europeu Transparense visa “aumentar a transparência e honestidade do mercado dos serviços energéticos em toda a Europa e, principalmente, facilitar a elaboração e implementação de contratos de desempenho energético (CDE)”, sublinha a mesma nota.

Com um orçamento de 2,1 milhões de euros, a investigação é financiada pelo Programa Energia Inteligente Europa e reúne 20 parceiros europeus.

Uma das principais atividades do Transparense é o “desenvolvimento de um código europeu de boas práticas, que permita a qualificação dos CDE”, explicam Carlos Patrão e Paula Fonseca, dois dos investigadores do ISR da UC envolvidos no projeto.

Esse código, que “servirá não só as empresas de serviços de energia, mas também os seus clientes”, é “constituído por um conjunto de regras que se encontram já em discussão nos diversos países, por forma a adaptar as condições generalizadas às circunstâncias específicas de cada país participante”, referem aqueles especialistas.

“Ajudar a melhorar a transparência dos mercados de contratos de desempenho energético, assegurando, ao mesmo tempo, a qualidade e confiança no fornecimento de serviços energéticos” é “o grande objetivo do projeto”, sintetizam Carlos Patrão e Paula Fonseca.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …